ZTE V821: cinco dúvidas sobre o aparelho
Início » NOVOS PRODUTOS » Celulares » ZTE V821: cinco dúvidas sobre o aparelho

ZTE V821: cinco dúvidas sobre o aparelho

RESUMO

Outro dia falamos do ZTE V821, o primeiro Android à venda no Brasil com capacidade para aceitar dois SIM cards de operadoras distintas. A ZTE nos enviou um aparelho para testes, e compartilho algumas impressões de uso do smartphone.

Outro dia falamos do ZTE V821, o primeiro Android à venda no Brasil com capacidade para aceitar dois SIM cards de operadoras distintas. A ZTE nos enviou um aparelho para testes, e compartilho algumas primeiras impressões de uso do smartphone.

1) Como funciona o gerenciamento de SIM Cards?

Processo feito de maneira fácil e direta. Você define nas configurações do aparelho qual será a operadora principal (para voz, por exemplo), e deixa o segundo ‘chip’ para transmissão de dados ou receber ligações de outra operadora. Ambos ficam ligados simultaneamente.

Os dois SIM cards se encaixam um sobre o outro em compartimentos separados na parte traseira do aparelho. Na hora de ligar ou mandar um SMS, basta selecionar na própria tela a operadora desejada.

E, para dados, o V821 também tem conexão Wi-Fi, o que pode ajudar a economizar um pouco.

2) O V821 é um aparelho 3G? 

Não: ele usa conexões GPRS/EDGE (primordialmente EDGE) para acessar a internet pelo plano de dados. Trabalha em quatro frequências (850 / 900 / 1800 / 1900 MHz), o que o torna compatível com as principais operadoras do mercado brasileiro.

3) A tela é sensível ao toque? 

Sim, mas tem um grande porém no pedaço: ao contrário da tela do iPhone, o V821 tem uma tela com a tecnologia resistiva para receber o toque do dedo do usuário, o que causa lentidão e provável frustração com o aparelho já na tela de bloqueio (nem sempre dá para “arrastar”) o ponteiro para desbloquear a tela. Use com uma caneta stylus.

Além disso, a resolução da tela é baixa (pense no Motorola Flipout), tornando um pouco mais complicada a leitura de itens – e muitas vezes, ao digitar um e-mail ou texto, o teclado virtual surge sobre a tela diminuta, reduzindo ainda mais o espaço útil. Os Angry Birds, por exemplo, ficam “square birds” na tela do V821 (mas dá pra jogar, se a tela resistiva acompanhar seu dedo).

4) Tem Android Market e “experiência Google”?

Sim. O V821 usa o Android 2.2 “Froyo” e tem Android Market, Gmail, Google Maps (yay, GPS!), um cliente próprio de e-mail e redes sociais. Sei lá por qual razão, veio sem Google Talk e com um app do Google Voice (serviço indisponível no Brasil).

E tem rádio FM, pros fãs de rádio FM no celular.

5) Demais observações:

– Bateria: não consegui usar o aparelho por um dia completo. Nesse total período de uso (cinco horas no máximo), o V821 indicava que tinha ainda 52% de bateria.

– O teclado QWERTY é retroiluminado e, na unidade de testes, está com algumas teclas defeituosas na fileira direita (como a letra “p” e o botão de voltar, me forçando a usar o teclado virtual em tela).

– A câmera só funciona se tiver um cartão microSD instalado (não veio na caixa).

– Os botões acima do teclado me pareceram bastante confusos para usar, fugindo do padrão Android (tecla Home, voltar, menu). Tem botões coloridos (verde/vermelho) para ligar/desligar telefonemas, um dial central com quatro direções, mais quatro botões. No aparelho de testes, os dois botões esquerdos não funcionaram, o direito superior atua como “voltar”  e o inferior para acessar o menu de mensagens.

– O processador é lento, como já notaram alguns comentaristas no post original. O benchmark Quadrant Standard Edition comprova: não rodou… e travou o aparelho!

Sei bem que um aparelho com dois SIM cards e Android e preço barato (sugerido: R$ 499) é bastante atraente para o bolso e o desejo de ter uma tecnologia quente. Na hora de comprar, leve em consideração o uso da tela (que irrita) e a ausência de 3G (que pode deixar tudo mais lento).

 

 

Escrito por
Henrique Martin
47 comentários
  • Xing-Ling disfarçado… Por este preço compro Nokia com hardware e sistema muito superior ou um pouco mais e compro um SGS i9000 com Android pra muitos anos de uso. Celular sem 3G impossivel usar, com em algumas regiões é lento para usar redes sociais, internet em geral, imagina sem 3G….

    • artigo desatualizado comprei um por 270,00 reais e o preço nas lojas de rede grande está 299,00 reais

  • É, acom excessão da vantagem de serem dois chips, nenhuma outra característica chamou a atenção.

  • Jogar em uma tela resistiva temque ter muita força… de vontade.

  • Henrique, discordo em alguns pontos:

    3) embora a tela seja resistiva, não vi nenhum incoveniente em usá-la, basta pegar o “jeito”.
    4) Não veio sem o Google Talk, veja no app “Redes Sociais” da Myoma.
    5) minha bateria está indo para o segundo dia de uso contínuo, inclusive com funcionamento não contínuo do GPS e WI-FI; o meu teclado não está com nenhum defeito; realmente de vez em quanto o botão “vermelho” para de funcionar.

    Agora para os comentários dos amigos:

    Esse celular, embora fabricado na china não é um xing-ling, pois bate de 10 em um;
    Para jogar, use PS, xbox, wii, etc… celular é para outra coisa;
    E para finalizar, vai depender do bolso, mas para quem não tinha um dual chip com android está de bom tamanho esse celular, pois é prático e cumpre o que promete.

    • como faço para desconectar a internet??? baixei o apn brasil mas nao funciona

    • Realmente concordo com voce nao tenho queixas do celular ..
      O pessoal acha que celular é videogame kk –'

  • uso telas capacitivas desde 2003 com os palms e me entendo com elas, pois o sony ericsson satio, viliv s5 e palm clie tg50 ainda tem essas telas aqui em casa, mas quando comparo com iphone e palm pre e covardia…

    E, sair um lançamento em 2011 com essas telas é um atraso, a não ser que seja MUITO barato,e o comprador seja avisado desse "diferencial" arcaico

  • Desde quando saiu esse celular, ele já virou meu desejo. Android + Dual SIM + WiFi! O que mata para mim é o preço, meio alto ainda. Penso em entrar em um financiamento para compra-lo.

    Agora se ele tem defeitos irritantes, vou esperar mais um pouco. Talvez o preço abaixe e a ZTE, se ela for caridosa (ou existir alguma alma caridosa disposta a modificar a rom…), vem uma firmware atualizada. 🙂

  • >A câmera só funciona se tiver um cartão microSD instalado (não veio na caixa).
    haha! oops, esquecemos…

  • Vou comprar este mesmo, achei legal a aparencia dele, e tem uma interface amigavel : )

    Nao vou usar para jogos,
    mais para telefone , lista de contatos msn, e uma ou outra vez, alguma rede social.

    Acho que para quem não tem muito dinheiro disponivel ( meu caso ) é um celular bem legal : )

  • Alguem sabe onde comprar a bateria? Vou precisar de outra para andar carregada já que a bateria dura no máximo um dia.

    • O que descarrega a bateria é o cartão SIM, Troque o Cartão SIM e a bateria vai durar mais.

  • […] muito com operadoras: vai direto no varejo, com aparelhos mais baratos (como o ZTE X850 e o ZTE V821, também com Android) e preço bastante agressivo. O ZTE Skate pode até ter configurações mais […]

  • Pessoal, o celular é perfeito, faz tudo que promete, MENOS:

    bluetooth HFP/HSP, utilizado por carros, fones sem fio (aqueles de orelha) e outros acessórios, simplesmente não funciona direito.
    Ele conecta, no caso de rádios de carro mostra bateria, número de quem está ligando e sinal (do chip 1) porém o problema é o som, é horrível, com muito chiado e falha muito, imprestável e inútil, simplesmente não dá para usar, pois além do altíssimo ruído ele corta o sinal, 1 segundo com voz e um segundo sem voz, com ruído constante.

    Testei em quatro (é sério) unidades diferentes (aparelhos), comprei o "A", não funcionou, troquei pelo "B", não funcionou, troquei pelo "C" que também não funcionou, e nesta troca eu e o camarada do magazine luiza testamos novamente com o "D", aparelho que estava na vitrine, detalhe, o fone nokia BH-105 que estava usando nos testes na loja funcionou direitinho em outro ZTE, parecido com o meu, dois chips, porém sem android.
    Segunda (5/9/11) vou mandar pelo correio para a ZTE para "reparo", ao informar o atendimento ao cliente que "fone bluetooth não funcionava" fui questionado se o conector do fone era de 3,5mm…. Detalhe, era o “Suporte Avançado”, sem comentários, quando o celular voltar do reparo coloco novo post aqui, até por questão de justiça.

    Foi testado em:
    Fone Nokia
    Radio Pioneer
    GPS Airis (dois)
    GPS Genérico
    Computador (3)

    Agora, se você não sua Bluetooth ele é um excelente celular, muito legal, os “defeitos” (tela resistiva, processador lento e falta de 3G) são para mim e para muitos totalmente toleráveis, pois o teclado é completo e de primeira qualidade, aliás, como um todo a construção do celular é extremamente boa, não deve nada neste quesito aos Nokia/Motorolla/Samsung

    Uma última curiosidade, so som bluetooth não oriundo da função telefone (perfil A2DP) é perfeito, muito bom mesmo, em meu rádio pioneer seria totalmente possível usar o celular como um Ipod sem fio para tocar musica no rádio, o som é melhor que de rádio FM, o problema (sério) é só com Hands Free…

    • Pois no meu carro funcionou perfeitamente, não só o BT como todos os outros comandos do celular, estou muito satisfeito com o mesmo.

  • Comprei.. dois chips.. um para uso e outro para mulhezada. Tem GPS para achar onde é a casa das quenga depois. Tem androide para instalar um programa que conheço que bloqueia mensagem e ligações das mulheres que nao quero atender… esse é bao.. só esperando chegar que dou meu Iphone para a namorada. Esse é o foen para quem meche com a muiezada..rs.

  • Ocelular é perfeito, cumpre tudo o q promete, alem disso não emcontrei outro android com 2 chips no mercado, pois esse é android mesmo!!! eu teno um e nunk tive problemas com ele. A bateria dura em torno de 4 dias, diferente dos chingling de duran 1 a dois dias no maximo, e falo isso com clareza pq ja tive 3 chingling, e esse zte é celular "patenteado" inclusive os modelos q são singlechip ou seja suporta apenas um chip estão a venda em algumas lojas da claro.

  • Tem dois posts Meus, mais acima, o celular voltou do reparo, atualizarm o software, mas o problema persiste, hoje, segundo orientação da ZTE, via telefone, enviei e-mail pedindo reembolso do dinheiro, eles tem 72 horas para me responder, colocarei o resultado aqui… Até!

  • Novamente eu, atendendo a pedido da ZTE foi enviado de novo, again, para a manutenção… voltando eu lhes informo!

  • Conta feito errado, correio de novo…
    Pessoal, fiz a conta errado, devido a 30/31 dias nos meses o aparelho ficou 29 dias "com eles", precisa ficar mais de 30 segundo a lei, para ir de maneira sólida ao Procon enviei de novo, pelo correio, para eles, só para contar prazo, pois tenho certeza que não vão resolver, de qualquer forma eles tem neste capricho dos meses mais uma chance, que pelo histórico da empresa (pesquise nos sites especificos, eles não respondem reclamações) me permito achar que vão mais uma vez desperdiçar.

  • Já que falamos sobre ZTE, como faço para backup do conteúdo do ZTEmobile TIM. Ficarei imensamente agradecido por esses esclarecimentos.
    BiraBirne

  • Comprei um e não curti o que e uma pena. Por ser um dual sim, o meu aparelho nao mantem rede com chip da vivo, ou fica vivo ou fica tim. testei com oi e a tim e funcionou. porem com vivo desabilita um ou outro. No mais aparelho mediano custo baixo para um dual sim com recurosos android, tenho um Desire hd e obvio que nao da para comparar. Porem essa do dual chip ficar sem sinal e pra desanimar qualquer um.

  • alguem sabe dizer se este aparelho/android funciona normalmente para sincronizacao com outlook via my phone explorer por exemplo. estou pesquisando este modelo exclusivamente para manter minha sincronizacao com outlook.

  • eu saio da net mas a simbologia permanece ligada o que é que eu faço?

  • Gostaria de saber se existe alguma configuração para que o desbloqueio do teclado não seja feito por essa bendita setinhha. Obrigado

  • Gente tenho um aparelho V821 e to gostando bastante só to tendo um problema não consigo desconectar a internet…. Não tem comando, como faço isso????

  • Bom, eu tenho um aparelho desse e achei muito bom. De todos estes contras, só acho que deveria ter uma forma mais prática de desconectar ele da internet (conexão de dados). Do resto, ele atendeu a todas minhas expectativas.

    Danielle, para desconectar ele da internet vá em: configurações > rede sem fio > SIM de conexão de dados e selecione “não conectar dados”.

    A bateria do meu dura o dia inteiro se eu deixar ligado o GPS, Wifi e ainda ficar usando o dia todo… se eu não ficar usando tanto e ele ficar só no modo celular, ainda não fiz um teste…

    Abs!

  • Ola, tenho um aparelho desse achei muito bom. Mas estou com um problema em utilizar o android. nao consigo baixar nada, tudo oq tento baixar ele diz que não é compativel com meu aparelho. O que faço??? sera que tem alguma configuração que tenho que arrumar?????

  • Comprei um a 5 dias e o bloqei com aqle sistema la de segurança ,minha filha fuçando errou mais de 5 vezes a combinaçao e depois errou o email google …enfim uma merda ninguem consegue desbloquear essa coisa kkk alguem poide me ajudar ???

  • não curti KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eu tenho esse celular e eu pelo menos acho mto bom .. ele não trava tanto assim e da pra ler o que tá na tela KKKKK

  • COMPREI E ESTOU SATISFEITO A BATERIA DURA EM MEDIA 4 DIAS,MAS EU DESLIGO A NOITE,O GPS FUNCIONA BEM REDES SOCIAIS PREFIRO NO PC PORQ A TELA FICA MUITO PEQUENA,APENAS UMA RECLAMAÇÃO TEM HORA EM QUE A AGENDA SOME OS CONTATOS DE ALGUM DOS CHIP,SE DESLIGAR O APARELHO ELES VOLTAL,NÃO SEI SE FOI EU Q MEXI EM ALGUMA CONFIGURAÇÃO ,MAS ESTOU SATISFEITO PORQ FAZIA QUESTÃO MESMO ERA DO GPS. APESAR DE CONSUMIR A BATERIA MAS ISSO É NORMAL EM QUALQUER CELULAR.

  • Não consigo enviar e-mails, recebo mas não envia, gostaria de saber se alguém teve esse mesmo problema e como resolveu. A configuração do meu e-mail está correta.

  • Ola eu gostei muito do ZTE eu só estou tendo problemas com as fotos tanto no cartão de memoria como na galeria de fotos porque vc tira uma foto e logo vai abrir mas demora muito pra abrir e quando abre eu acho que ele também as vzs some alguns contatos que estao gravados ai tenho que desligar e reiniciar novamente para aparecer eu acho que ele ja veio com problema e hoje mesmo fui na loja onde comprei pra ver se me indicam uma assistencia autorizada pra ver se resolvem esse problema mas para mim o resto corresponde muito bem amanhã vou levalo a assistencia autorizada e vamos ver quando voltar se melhorou alguma coisa ok abraços a todos

  • […] Se a ZTE não fez nenhum barulho com o lançamento ou chegada (de novo) ao Brasil, tudo bem. Vale lembrar que no passado distante de 2011 a ZTE vendeu smartphones Android no mercado local em parceria com a operadora Vivo (foi ela que trouxe um dos primeiros aparelhos Android com Dual-SIM). […]