Zeebo sai no Brasil em abril
Início » SMARTPHONES » 3G » Zeebo sai no Brasil em abril

Zeebo sai no Brasil em abril

zeebo-lanca

O console Zeebo, videogame com conectividade 3G voltado a países emergentes, será lançado no mercado brasileiro em abril, pelo preço sugerido de 199 dólares (cerca de 450 reais na cotação desta segunda-feira), informou a Zeebo Inc hoje (23).

A Zeebo Inc é o novo nome da antiga Tectoy of America, empresa norte-americana na qual a Tec Toy Brasil tem participação, junto com a Qualcomm (que ajudou a desenvolver o console).

A Tectoy Brasil ficou famosa por seus consoles Master System e Mega Drive nos anos 80 e continua a vender versões adaptadas desses dois sistemas, além de eletrônicos de consumo como DVDs e aparelhos de Blu-Ray. O Zeebo será o primeiro console da empresa para concorrer com o Xbox 360, da Microsoft, o Nintendo Wii e o Playstation 3, da Sony, de acordo com o comunicado oficial da companhia.

O Zeebo não usa cartuchos ou discos para guardar os jogos: grava os dados em memória flash e pode baixar novos games pela conexão 3G (da operadora Claro) na “ZeeboNet Wireless Network”.

A versão local será vendida com quatro títulos embarcados e um quinto game para download. Segundo a Zeebo Inc, o preço sugerido de 199 dólares é “cerca de um quinto do preço dos consoles mainstream. Em outros mercados internacionais, o Zeebo deve ser vendido no varejo por menos de 179 dólares ainda este ano e bem abaixo de 149 dólares em volumes no ano que vem“. Vale lembrar que a Tectoy disse no ano passado que o Zeebo iria custar em torno de 600 reais.

A informação do lançamento do Zeebo foi divulgada junto ao fato de que John Rizzo, CEO da Zeebo Inc, fez uma palestra no primeiro dia do Game Developer Conferenece, que ocorre esta semana em San Francisco.

Desenvolvedores de games como Capcom, Com2uS, Digital Chocolate, EA Mobile, Gameloft, Glu, Id Software, Machineworks Northwest, Namco Networks e THQ estão portando seus títulos de console, PC, handhelds e celulares para a plataforma Zeebo. O site zeebo.com.br está no ar, mas não traz mais informações sobre o lançamento no Brasil ou seu preço oficial em reais.

Escrito por
Henrique Martin
52 comentários
  • Tá então se eu moro em um local sem cobertura 3G, não tem novos games; é colocar o console no carro e usar a tomada da tia que mora na capital?! Mais uma coisa, para baixar pela rede 3G, qual é o tamanho do arquivo jogo?? E os gráficos como ficam? Vai ter “gráficos nintendo wii wannabe”? Então pergunto, será que esse console realmente veio para competir com XBox, PS3(!!) ou mesmo o wii? Acho que ele veio pra competir com o Megadrive hein. É esperar pra ver o que acontece.

    • GENTE VCS SABIAM QE PODE USAR O PEN DRIVE PARA POR OS JOGOS DO PS2 E JOGAR NELE NO MESMO GRAFIDO DO PLAY 2 ISSO E DU CARALHO PODEMOS JOGAR O PLAY DOIS NELE ALEM DO BOMERANTE O CONTROLE SEM FIO COM SENSOR DE MOVIMEMTO E ESSE NEGORCIO DE 3G PODE ENTRAR NA NET TBM E D+ O PLAY 2 NAUM FAZ ISSO O PS3 EO WII TBM NAUM ELE E BARATO E BOM ESSE NEGORCIO JAVA AI EO JOGOS DELE SE KIZER EU VOU BAIXAR JOGOS DA NET DO PLAY 2 E JOGAR PEGO O CD COPIO AS COISA DO CD DE JOGO DO MEU PS2 COLO NO MEU PEN DRIVE E PONHO NO ZEEBO E JOGO ENTRO NA NET JOGO COM SENSOR DE MOVIMENTO JOGOS DE CORRIDA,BIKE SKATE E ENTRE OUTROS E +++QUE MAGNIFCO E FÁNSTATICO!!!!!!!!!!!!

  • O preço inicial do aparelho (que diminuiu em relação às estimativas iniciais) e as especificações técnicas inferiores às do Dreacast e iPhone não me deixam otimista…

    Espero que provem que estou errado.

    (tanto que parte dos jogos e desenvolvedores vêm das filiais Mobile ou empresas que desenvolvem para celulares…
    só falta o hardware ser uma máquina virtual Java glorificada…)

  • eh mentira que o zeebo veio pra concorrer com wii, play 3 e xbox 360. aprenda a postar uma noticia decente sem o intuito de gerar flamewars.

    o zeebo veio pra competir com o PLAYSTATION2.

  • É bem interessante, mas ao meu ver ainda está um pouco caro para o seu público alvo.

    Os jogos dele utilizam tecnologia JAVA e reproduzem mais ou menos a mesma qualidade que se ve em jogos de celulares e iphone hoje em dia.

    Ou seja não é pra competir com Wii ou Ps3 ou Xbox…

  • E viva o povo brasileiro! Execrando um produto genuinamente nacional, sem antes conhecer…

    Mas realmente, o intuito deles nunca foi competir diretamente com o playstation 3 ou X360, pelo menos não em relação a gráficos.

    Sobre o cara que perguntou sobre a rede 3G, não posso afirmar com certeza, mas não vejo motivos para você não poder usar a rede GPRS, que possui uma área de cobertura maior. Claro que o download vai demorar bem mais, mas os jogos, até onde eu me lembro, vão ter inicialmente no máximo 50 megas. Vai demorar para baixar, mas não chega a ser impossível. E sim, 50 megas é pouco, mas se bem aproveitados, dá pra fazer muita coisa interessante.

    Mas por favor, antes de saírem xingando, pelo menos procurem uns videos na internet do video game executando seus jogos… tem uns videos bem bacaninhas por ai.

  • Não fosse pela conectividade 3G da claro, eu acho que ele seria um bom console. Duvido que alguém vá conseguir baixar algum jogo utilizando tal conexão, que na minha e na opinião de váááááários brasileiros é a pior sem dúvida nenhuma.

  • infelizmente, a abordagem utillizada no console foi equivocada:

    a) usar rede 3G: só na europa tem uma boa cobertura. No Br, a cobertura é ruim, com alta latência e cai constantemente!

    b) Preço: US200,00 obamas lá siginifica 800,00 lulas, ou vcs acham que a tectoy vai converter o dolar a 2,50 e não embutir seus lucros???

    c) Jogos: jogos mobile para uma plataforma caseira não tendem ao sucesso, por causa da qualidade gráfica. A não ser que a jogabilidade seja excepcional, como aconteceu com o Wii. É preferível comprar um PS2 – e sua extensa biblioteca de jogos, do que esperar baixar 50Mb numa rede EDGE (leeeeeento)

    d) Tectoy: nunca aprendeu com os erros dela, e posso falar por experiencia própria -ainda tenho um mega drive original e um dreamcast. Péssimo suporte, atenção nenhuma ao consumidor (qto mais aos gamers) e vende um mega drive 3 por 400,00 o_0

    É produto nacional?! Legal. Mas está fadado ao fracasso – pois é mais fácil baixar um emulador e se divertir com jogos de melhor qualidade (Vide goldeneye do nintendo 64, mario kart do snes)

  • Se custa 199 dólares lá, vai chegar aqui a R$ 1.800,00 no mínimo! Sendo otimista.

  • Rafael Ramos

    Você fala isso da rede da Claro pq não conhece a rede de algumas outras operadoras. Vem pro sul do Brasil e tenta (eu disse tenta) usar a rede da BrT/Oi…
    Ou melhor, tenta usar a rede 3G da TIM (ops, esqueci que a TIM só tem 10 cidades cobertas pra poder falar que tem cobertura 3G…).
    Além de reclamarem de um produto que não conhecem, ainda reclamam de outro produto sem conhecimento de causa…

  • simplesmente um lixo fala serio como esse povo tem coragem de lançar uma porcaria dessa??? me da ate do dessa tectoy esse console nunca sera bem visto essa opção de distribuição em forma digital e muito arriscada e nem todos estão dispostos a aceita-la e ainda vem um mooonnte de questões por exemplo vou pagar alem dos jogos a conecxao 3g para poder baixa-los alem do mais 3g aqui??? ta de brincadeira nê fala serio sinto vergonha pela tectoy…

  • Eu lembro de ter lido em algum lugar que o poder desse Zeebo seria algo entre um ps1 e ps2.
    Agora me diz quem é que vai comprar algo pior que um ps2, pelo preço de um ps2 destravado no mercado informal, tendo muito menos jogos?
    Será que o brasileiro mudou de uma hora pra outra e agora todos tem consciência e não compram mais consoles destravados? Que existem os que se recusam a comprar jogos piratas eu sei que existe, mas é em número suficiente pra esse Zeebo ser rentável?

  • Lixo. Simplesmente isso.

    Para mercados emergentes a 199 dolares?

    Primeiro que o Playstation 2 que está a tantos anos no mercado, custa menos de 150 dolares lá fora, tem gráficos simplesmente excepcionais a esse.

    Controle dessa merda: UM LIXO, olhando na foto parece plastico de quinta categoria!

    Usar rede 3G? Vai pagar quanto pelo jogo?! 10 Dolares? E a conexão via 3G, tem que pagar quanto? Deveria ter conexão broadband via cabo tambem, já facilitaria muito.

    Tenho um Wii, PS2, Nintendo DS e megadrive 1 original JP. Eu fico com o meu Sonic 1 do que com essa porcaria.

    Quem comprar isso, azar o seu.

    E não por ser de empresa brasileira, pois existem ótimas empresas no Brasil e o mercado de criação de games daqui só está começando.

    Eu posso falar pq sou um que estou criando um game, que vai ser via WEB, e vai ter gráficos melhores que essa choça.

    Tudo bem, o Wii também não tem gráficos bons (mas jogue Zelda, Mario), porém ele foi pra outro nivel, que foi da interatividade.

    Agora qual o nivel desse? Um controle que é uma cópia oval do controle do PS2 ?! Não vejo nenhuma inovação ai, a não ser baixar os jogos pela rede 3G. Mas baixar jogos via NET, já existe há um bom tempo nos pcs, então isso não é novidade nenhuma.

    Bom azar para o Zeebo.!!!!

  • Flavio,
    http://www.sucodemaracuja.com.br
    Segundo os desenvolvedores, a rede para compra dos arquivos não é cobrada… (imagino que possa ser caso use ROAM ou acordo com outra operadora, mas é um chute).


    Quanto ao meu palpite de ser uma máquina virtual Java com saída de vídeo composto, acho que estava no caminho certo… Os jogos aparentemente rodam em BREW…
    Fica o cheiro de uma desova das tecnologias que a Qualcomm criou e não encontrou compradores nos países desenvolvidos.

  • Esse video game tem a potência de um celular, e perde pro Iphone, Processador ARM9, o N95 tem o processador ARM11 dual-core.

    Ele deveria ser vendido na África e não no Brasil.

    Console com potência de celular, gráficos devem ser horripilantes.

    Só vendo pra crer.

  • Duvido que vá ser vendido por aqui por R$ 450,00. Do jeito que a TecToy anda mercenária (vide o lixo que é esse Mega Drive novo sem entrada para cartuchos e o preço dele) vai sair por no minímo uns R$ 600.
    Dizer que vai concorrer com PS3, Wii e X360 é um absurdo. Quando muito vai concorrer com o já consolidado PS2 e duvido que ganhe essa disputa.
    Tem gente aí querendo que fale bem porque é um produto nacional. Que se dane! Não adianta ter iniciativa e lançar uma porcaria dessas no mercado.

  • @Walter Mercado
    “Quanto ao meu palpite de ser uma máquina virtual Java com saída de vídeo composto, acho que estava no caminho certo… Os jogos aparentemente rodam em BREW…”

    Alguma possibilidade de hackear a maquina e rodar alguma coisa mais útil? uma calculadora cientifica em java? Ou poder instalar qualquer arquivo .jar?

  • Acredito que será uma furada esse video-game.
    Hoje as pessoas buscam graficos, hardware e multi funções…

  • É mentira que o zeebo veio pra concorrer com wii, play 3 e xbox 360. Viajaram na matéria.

    Concorre com o playstation2 se lançarem jogos atuais.

  • dflopes, brew não roda nada, tem DRM até não acabar mais.

    Só se alterasse o firmware e tirasse o SO nativo fora. Mas a maquina é muito fraca. Pelo preço não compensa.

  • FALA SÉRIO COMPETIR COM O XBOX 360/PLAY 3 e WII PARECE ATÉ HISTORIA DE PAPAI NOEL,MULA SEM-CABEÇA OU SAÇI-PERÊRÊ….É TER MUITA IMAGINAÇÃO FERTIL…

  • hum.. antes de criticar ou elogiar prefiro ver um review dele em ação! Pelo o que eu entendi vai ser um videogame de mesa com jogos de celular, do que com um hardware um pouco melhor e o fato de ter controle e a bateria não acabar!

    Acho que o fato de ter tantas produtoras de games interessadas nessa plataforma deve ser uma coisa boa, porque não colocariam seus nomes em qlqr porcaria!

    Competir com playstation ou xbox e puro exagero, mas acho que essa plataforma vai servir de laboratório para games portateis, como os games para celulares e minigames, como o psp!

    Alias acho que se resume nisso, ver a aceitação desses mercados emergentes de games do tipo mobile, para futuramente esses mesmos games sejam fornecidos a celulares e minigames comuns pelas operadoras de celular e desenvolvedores mobile de grandes produtoras de games!

    Enxergo nisso, um marco para e evolução dos games portateis, a a conectividade 3g deixa claro isso!

  • Primeiro, deixar bem claro que o povo Brasileiro não é imbecil, o povo Brasileiro tambem gosta de coisa boa….Primeiro ninguem, digo ninguem msm vai trocar ou comprar esse zebbo pelo ps2, segundo todo mundo sabe que os melhores consoles estão aí, xbox, ps3 e wii, o governo brasileiro tem que é tomar vergonha na cara, e abaixar essa merda de imposto para as grandes investir aqui no brasil, eu tenho xbox e é o único pais que não tem live………..vergonha brasil…..ta na hora dos nossos governantes acordarem, jogar tambem é cultura!!!!

  • Eu acho que o pessoal aqui está se precipitando demais e jogando areia em cima de um console que veio para recolucionar o mercado brasileiro de games.
    Logo de Início, o principal fator do console é:
    “Combater a pirataria de jogos”.
    Então, comparar com Playstation 2 desbloqueado não tem sentido. É um outro tipo de mercado. A comparação então não é válida.
    Ele está entrando em um mercado que praticamente não existe.
    Onde os concorrentes nacionais custam R$ 2000,00(Wii – BR) e R$ 2500,00(X-360 – BR) respectivamente. Lançar um console que custará no máximo R$ 600,00 e será vendido em diversas redes de lojas em todo território nacional. Ainda com possibilidades de parcelamentos.
    Com certeza o publico alvo do Zeebo não é o atualmente chamado de Gamer Hardcore. Seria o consumidor de classe C, grande maioria no Brasil.

    Agora algumas explicações que ficaram vagas:

    *Distribuição de jogos/games – será via rede 3G da operaora Claro. O usuário não pagará nada pelo acesso aos jogos e seus downloads. Se na sua cidade não tem 3G, não tem problema, pois ele automaticamente aessará a rede GPRS/EDGE, que é um pouco inferior mas pode chegar até 180kbps. Somente se sua cidade não possui nenhum sinal Claro (ou só TDMA) que será inviável a distribuição de jogos. Digo isso pois trabalho no suporte 3G da Claro. Sei bem do que estou falando.

    *Qualidade dos jogos – Claro que não será gráficos de ultima geração, mas possuem uma boa qualidade e o importante mesmo é o fator “diversão”. Várias empresas bem conhecidas no mercado de games de Pc e Consoles estão já se dispondo a converter alguns de seus títulos para o novo Console. Não me venham com essa história de BREW ou Java. Está muito além disso. Pode-se dizer que a qualidade está um pouco melhor que o do Nintendo 64.

    *Especificações do Console – Se ele é melhor que o Playstation 1 e inferior ao Playstation 2, pode estar perto da qualidade do Dreamcast, o que não seria difícil de se acreditar.
    Podem reclamar o que for do Joystick pelo fato de ele copiar as características do Dual Shock do Playstation 2. Pois param por aí na aparência.
    Logo de início, ele é totalmente sem fio e possui um acelerômetro dentro, que seria um sensor de movimento, giro e gravidade dentro dele. Tornando assim, alguns jogos mais divertidos e com uma nova experiência. Por exemplo, ao jogar um jogo de corrida, ao se girar o joystick para os lados, o carro vai virar para o lado que foi feito o movimento, da mesma forma que estivesse movimentando um volante de carro.
    Tudo bem que isso já existe no Wii. Mas o Zeebo terá um valor mais acessível.

    Acho que ninguém aqui deveria falar mal de algo que não conhece ou utilizou. Deveríamos dar um apoio, pois seria um grande passo para o mercado brasileiro de games.
    E, pensando positivamente, se realmente der certo, as outras empresas vão querer também uma fatia desse mercado. Com a distribuição em massa dos outros consoles, terá uma queda nos valores dos consoles.

    Procurem alguns videos no youtube. Tem um de um jogo de corrida de carrinho de rolimã, onde está com gráficos muito bons e sua movimentação suave.

    Eu vou comprar um Zeebo se os outros jogos tiverem um fator que eu prezo muito. DIVERSÃO.

  • “O Zeebo será o primeiro console da empresa para concorrer com o Xbox 360, da Microsoft, o Nintendo Wii e o Playstation 3, da Sony, de acordo com o comunicado oficial da companhia”
    Só quero deixar claro que isso é uma mentira braba!! pois o zeebo ´pra fazer fente ao PS2 e termos gráficos e olhe la!! pois ja vi muito screenshoot fraco de gráficos se equiparando ao PSone.

  • As especificações são claras, o processador é inferior ao do iPhone e o processador gráfico é da Qualcomm, procurem os techdemos do Adreno Graphics…

    A plataforma foi originalmente desenvolvida pela Qualcomm para executar aplicativos Brew, o techdemo do Adreno inclusive deixa claro que foi desenvolvido para dispositivos móveis, em detrimento de desempenho. E não dá pra ignorar que a Qualcomm quis a todo custo forçar suas patentes no resto da indústria.
    O GPU dele não foi feito para rodar APIs usadas em consoles ou PCs (OpenGL ou DirectX), foi otimizado para aplicativos que usam as APIs 3D disponíveis para celulares…

    E como dizer que a plataforma é totalmente sem fio se da parte de trás saem pelo menos 4 fios (se fosse HDMI, seriam 2 só :p) e na frente mais um?

    Quanto aos vídeos exibidos, um Nokia N ou iPhone fazem bem melhor. O pior cenário será se as produtoras só estiverem interessadas pela facilidade de portar seus aplicativos já existentes em celulares ao invés de criar jogos novos (o jogo do Crash Kart, por exemplo, está disponível na AppStore e para N-Gage e possui pouquíssimas diferenças… A versão para iPhone até parece ter gráficos melhores).

  • Só ladrãõ nao ve vantagem, um PS3 custa 1600,00 um X360 2000,00. Os jogos de PS3 160, 200 reais. Acorda molecada! Contrabando e pirataria é crime!

  • Conta outra, creio que ele não seria capaz de competir com N64 quanto mais com os consoles dos dias atuais, torço para dar certo, pois quem sabe eu deixo um pouco o pc, onde meus jpgos são 0800 hehehehe

  • Em primeiro lugar, esse “video game” vai ser vendido em lojas como as casas bahia, em 12x “sem juros”. O público alvo dessas empresa é o público C, D e E. Esse público não conheço nem playstation 1, 2 e quiça o 3.
    Todo produto lançado hoje no mercado tem público, pode não ter pra pessoas com acesso a internet e com um poder aquisitivo rasoável, lembre-se que apenas 11% da população tem acesso a banda larga no brasil, claro que grande parte em são paulo.

    Esse video-java é bom? talvez pra quem não conheça nenhum video game possa parecer o melhor video game do mundo. Talvez esse seja o público alvo do Zeebo.

  • Antes de fazerem este árduo trabalho de “copy & paste”, saibam que os representantes da Tec Toy dizem que a data oficial de lançamento no Brasil é junho/ julho. Apurem melhor, por favor.

    Se assumissem a postura de blogueiros, tudo bem, seria compreensível. Mas não. Dizem ser jornalistas e ainda se acham no direito de criticar outros. Ah, jornalistas clippeiros, menos hipocrisia, né?

    • @gilberto tripovani

      o comunicado oficial da Zeebo Inc diz "next month", o que é abril para mim:

      "Zeebo Inc. announced today that its new wireless videogame console will begin shipping in Brazil through targeted retail distribution next month"

      Se a Zeebo Inc e a Tectoy Brasil não sabem como se comunicar ao mercado, aos jornalistas e aos blogs, o problema definitivamente não é meu.

  • Sinceramente, TecToy nao desiste nunca, so espero poder algum dia ver que o destino da TecToy igual ao da Midway (FALENCIA).

    Quem comprar o Zeebo parabens, prefiro pagar 600 pila num celular ou ate um DS, que tem graficos melhores, eh portatil, e ainda da pra comprar o R4 ou chips afim pra baixar os jogos

  • [Michael]

    Isso mesmo…
    Só quem não vê vantagem nisso são os que vivem da pirataria.
    Não sou nenhum santo, mas em alguns casos deve-se apoiar o mercado nacional de jogos. Como nesse momento.
    Quando tinha o SNES no Brasil, sempre que podia, eu comprava jogos originais nacionais. Qualidade de fabricação e garantia.
    Nesse caso os jogos serão distribuidos online. Foi uma grande sacada.
    Terá apoio de grandes produtoras mundiais de jogos.
    Será vendido em grandes magazines no brasil inteiro. Provavelmente todos os jogos serão portados para lingua nativa. E também a possibilidade de criação de jogos aqui no brasil msm.

  • “Em primeiro lugar, esse “video game” vai ser vendido em lojas como as casas bahia, em 12x “sem juros”. O público alvo dessas empresa é o público C, D e E. Esse público não conheço nem playstation 1, 2 e quiça o 3.”

    Não concordo com essa opinião, mesmo esse público não tendo renda suficiente pra comprar os consoles, existem lan houses onde se pode jogar qualquer console, ou seja, as classes citadas conhece sim, só não podem comprar. E não é só porque não pode comprar que não se pode conhecer sobre o assunto.

    Apoio o Zeebo, já tive um Play 1, foi o único console que tive hoje, e se tivesse ainda continuaria me divertindo, se o Zeebo nos proporcionar isso será muito bem vindo por minha parte. Sucesso à Tec Toy pela iniciativa!

  • Ivan Correia, o Zeebo usa BREW sim. Já pude dar uma olhada na SDK dele e posso confirmar isso.
    Mas BREW é uma plataforma com um bom potencial – não deu certo nos celulares graças ao exagero de DRM. Mas como isso é o usual nos consoles, não há problema.

    Quanto ao Zeebo, espero que seja bem sucedido, mas tenho minhas dúvidas se ele vai vender muito aqui – acho que a maioria vai preferir comprar um PS2 destravado pelo mesmo valor. Sei que é competição desleal, já que o propósito do Zeebo é estar tudo “nos conformes”, mas as pessoas não ligam muito pra isso. Vide DVDs piratas de R$3/4, que é mais ou menos o mesmo valor cobrado pelas locadoras.

  • O “ZEEBO” deve ser mesmo uma “ZEBRA” pois particularmente acho que não vai chegar nem proximo do PS2 imagine competir com xbox 360 e PS3 que são videogames de ultima geração em todos os sentidos…

  • Rafael,

    Tem PlayStation2 em 10 parcelas de 49,90 em qualquer bairro humilde da periferia de São Paulo.
    Até em transporte público já vi anúncio. Em ônibus que saem de regiões semelhantes ao Capão Redondo… E Casas Bahia ainda está chegando nessas regiões…

    Você realmente não conhece as classes C, D e E pra achar que eles não tem PS2…

  • @Rafael

    as classes C, D e E conhecem o ps2, pois existem muitas locadoras de games nesses bairros, em que a jogatina sai por 1,00/hora.

    @Michel
    PS3 náo tem jogo pirata, só origem – no Brasil 250-300,00 lulas. Lá fora, 40-60 obamas (102-154 lulas, sem imposto).

    Mas o que importa é: trazendo de fora do playasia.com (US$3.00 de frete), pagando imposto do sócio molusco (+160%), o jogo do PS3 sai entre 190-230!!!

    Ou seja, sai mais barato comprar de fora (e torcer para que a alfandega nao encrenque).

  • “…um console que veio para revolucionar o mercado brasileiro de games.”
    Os caras tão sonhando alto mesmo…

  • Tudo bem… você compra um celular com joysticks, com 5 jogos na memória…

    Você usa duas semanas, enjoa… e quando procura por novos jogos se vê refêm de um único fornecedor!?!

    Assim é bom né?
    Trouxa de quem comprar um negócio desses…

    Estar sujeito a downloads quebrados, locais sem cobertura, estar preso a uma única operadora, e a um único fornecedor de jogos…

    A PIRATARIA É CRIME…

    …mas embora que esta prática da tectoy/zeebo seja legal, ela é imoral!

  • Alguns esclarecimentos aos que tem acesso a internet, mas ainda batem 2 pedras pra fazer fogo..

    Comparações do Zeebo com o Wii à nível de processamento:
    (respectivamente, significa (specs do zeebo) / (specs do Wii), pra quem não entendeu..)

    Processador: ARM-11 a 528MHZ / Power-PC “Brodway” à 729MHZ
    Memória: 160 MB (128 geral + 32 para CPU) / 88 MB (64 geral + 24 CPU)

    O processador do Wii é uma adaptação de um processador antigo usado em arquitetura .x86 (pc), todos sabem o que acontece quando um processador possui mais funções do que o necessário. ele superaquece, entrando em loops eternos, buscando funções que ainda estão embutidas nele, mas nao tem resposta do resto do hardware.. resultado: de lentidões até o anel vermelho da morte.

    O sistema base do Zeebo é o BREW, mas as bibliotecas gráficas são as do OpenGL ES 1.0/1.1 (que são equivalentes a versão 1.5 do OpenGL normal). ES significa Embedded system. Isso significa que o sistema desempenha uma função em específico, não sendo uma função geral.
    Lembrando que a Qualcomm, empresa que FEZ o Brew, é parte da Zeebo INC. O Brew é o OS do zeebo, nao apenas uma SDK ou API que roda em cima de um outro OS (como o Simbyan ou o OS em java de celulares)

    A distribuição é feita através de várias redes, mas uma vez comprado, o jogo que custará em média 9 – 29 reais poderá ser usado sempre no mesmo console, porque cada console tem uma identificação única. Isso significa que é possível que essa distribuição sofra alterações futuras caso não funcione como esperado. Outro ponto interessante a se destacar é que o console será inicialmente vendido apenas no Rio de Janeiro, portanto se você mora numa cidade que nao tenha 3g, ou que seu 3g seja uma merda, aguarde, alguma solução será dada..

    Vai demorar pra fazer o download? é possível. Se a rede disponível for de 1 MB/s um jogo de 50 megas leva teoricamente 50 segundos pra ser baixado. é preocupante o fato do jogo ter em torno 50 megas? não. quem faz jogos profissionalmente sabe disso. o maior problema do tamanho é que a maioria das engines 3d nao processa arquivos compactados/comprimidos/codificados. um arquivo txt contendo as informações de vértices de um modelo tem cerca de 1/32-avos do tamanho original do arquivo do 3dsmax ou de outros formatos. a construção gráfica no console é exatamente a mesma (matrizes). o zeebo também possui suporte a formatos de arquivos comprimidos como texturas codificadas e Mp3 (que nos outros consoles NÃO é suportada in-game, apenas reproduz independentemente, como um mp3 player) somando a isso o fato de que o pacote pode ser comprimido e expandido após baixado.

    Com relação ao preço: Caso vcs não tenham se dado ao trabalho de procurar, a Zeebo é INC (INC significa Incorporated, um modelo de empresas dos EUA como S.A. ou LTDA no brasil, por exemplo) INC é dividida em empresas, nao em pessoas (nesse caso, a Zeebo INC tem suas cotas societárias dividias em 57% pra tectoy brasil ltda e 42 para a Qualcomm llc).
    O console será fabricado NO BRASIL, mais especificamente, na zona franca de Manaus. E isso inclui os semi-condutores e os processadores. (fabricado, não apenas montado)

    Além da vantagem óbvia que é ter um console com tecnologia não 100% brasileira, mas 100% proprietária brasileira, é o fato que, caso ele faça sucesso em outras regiões, toda a demanda será em fabricas brasileiras.

    Não é possível comparar o console com um celular. nem mesmo Iphone ou Z95. Isso se dá justamente por ele suportar o OpenGL ES 1.0/1.1 via hardware (e não emulando-o, via software como estes aparelhos) em adição, todos os recursos dele serão dedicados a esta função efeitos como transparência superfícies translúcidas, sombras, reflexões, Pixel Shader e vertex shader são suportadas no hardware. preciso mesmo dizer mais alguma cosia? roda NFS carbon (já confirmado no zeebo) no Iphone pra eu ver..

    Ele não chega a atingir a performance do Wii, o mais fraco dos consoles de 7 geração, mas está acima dos demais da Sexta geração (Xbox, ps2 etc..) Isso se dá pela quantidade de memória, pela arquitetura do processador e pelo FSB dos componentes. Pra se ter uma idéia, o Ps2 tem uma capacidade combinada de 299 MHZ nos seus processadores e 32 MB de memória total (incluindo a memória geral e a especifica da CPU) não chega nem perto dos 528 Mhz e dos 160 MB do zeebo.

    O zeebo peca em outros aspectos como não possuir suporte nativo ao ponto flutuante (calculo de números ‘quebrados’ como 3,2) o que limita muitas funçõesdo aparelho.

    Com relação ao controle: na página da tectoy diz que os acessórios ainda estão sendo revisados. falar de produto inacabado é foda, mas ele lembra mais o controle do Hi top Game (so quem conhece msm a história dos video-games conhece.. google tb sabe algumas coisas) do que o do Playstation.

    Outro fator importante é que o Hardware é apenas uma parte do processo. O software é tão importante quanto. por exemplo: o Ps2 é um hardware do ano 2000 (sim, foi lancado no japao dia 4 de marco de 2000) e tem gráficos consideráveis até hoje (9 anos depois).

    Acho uma excelente empreitada da Tectoy, espero muito sucesso para o console, porque apenas com a experiência é possível ter resultados. o Zeebo 2 tem tudo pra ser ainda mais forte que os consoles de hoje, tendo em vista o novo adreno (GPU) sendo produzido e as novidades da ARM.

    é apenas esperar e ver se dá certo.

  • Fiquei um pouco assustada ao ler alguns comentários um tanto ufanistas…
    Pois salve este “povo brasileiro”, que consome zilhões de PS3, Wii, X360 e PS2- rs!
    E viva a Tectoy, que vai colocar o Brasil entre a disputa de poderosos players e promete gerar muitos empregos (claro!!!).

    Aliás, foi pensando neste milionário setor que, há alguns anos, o então ministro Gilberto Gil lançou campanhas e concursos para promover o desenvolvimento de games no Brasil.
    E, ao lado do companheiro Sérgio Amadeu, pretendia colocar o país definitivamente na rota de exportação de games…

    O estranho é que, mesmo com um volume “tão grande” nas vendas de consoles e games, os preços demoram décadas para cair no Brasil!
    De qq forma, espero que os mais otimistas leitores do Zumo tenham razão com relação a novos produtos, mercados, setores, geração de empregos etc.

    Faço votos que eu me surpreenda com os resultados deste e de muitos outros lançamentos que deverão aparecer em busca do mesmo sucesso!

  • gostaria muito que esse site (zumo) fizesse um review rico em detalhes e imagens do game após o lançamento! Será muito enriquecedor para os gamers de plantão!

    Alias, ja que estar prestes a ser lançado, não seria bem interessante a tectoy enviar um modelo final, para testes, antes mesmo do lançamento???

  • Provalvelmente o publico alvo eh quem nem tem computador(eu tenho e vou comprar) e nem pra com pra smart phone ou iphone(eu nao tenho e nem quero)…

    A coisa que mais mata eh a falta de informacao alem dos videos citados acima tem um outro chamado Zeebo extreme(o do carrinho de rolema)…

    Se me oferecem um console com multiplayer gratuito(rezo), baixo jogos sem sair de casa,e eu posso parcelar em 5000x(em qualquer magazine por ai),eu compro nem que for pra coleção…

    A aos que falam que eh melhor comprar um PS2 pirata do que um Zeebo por hora estao certos.

    Mas pense assim laçou o Zeebo e derrepente quem nao tem play2 vai comprar um soh pq saiu o Zeebo?

  • ai galera novidade ..ja tem jogos para o zebbo pirata via usb ..e isso ai ja conseguiram jogos piratas ligados no usb do console zebbo eu mesmo tenho ums dez jogos …e so procurar na net que vc acha …..heheheh qyuem disse que nao conseguiriam ………..hehehehe no brasil nada se cria tudo se copia….ou …..piratea…..

  • Quem pensa em comprar um Zeebo pesquise na web,pois tem bastante comentários de quem já comprou …..
    Zeebo não tem potência para rodar jogos que cheguem perto do ps2 e muito menos do ps1 , tem problemas de gráficos,seu processador é de celular…e seus jogos são muito fracos .50mb