5 minutos com Windows Phone 8.1
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Windows » 5 minutos com Windows Phone 8.1

5 minutos com Windows Phone 8.1

A Microsoft liberou hoje para desenvolvedores o download da versão 8.1 do sistema operacional Windows Phone. Instalei e gostei muito do que vi nessa versão prévia.

Se você não tem uma conta de desenvolvedor, é possível baixar o WP 8.1 direto da Microsoft de forma simples e direta. Lembre que desse modo você pode anular a garantia do seu aparelho.

Se você quer se arriscar, o  processo é simples: basta se cadastrar no App Studio com sua conta Microsoft e baixar na loja o Preview for Developers. De novo, isso pode anular a garantia do seu Nokia Lumia (e sempre faça backup!). O Preview for Developers baixa as últimas atualizações da Microsoft, sem alterações/novidades em relação ao firmware do fabricante.

No meu caso, instalei no Nokia Lumia 1020. O processo, entre atualizar o WP 8, reiniciar e baixar/instalar o WP 8.1, levou cerca de uma hora. Tudo está funcionando normalmente.

A primeira grande mudança visível – e fui navegando pelo aparelho para ver o que era mais perceptível para escrever aqui – é a existência de uma nova barra de notificações no topo da tela, que mostra o status das redes (4G/Wi-Fi), data/hora, bateria de forma constante (sem desaparecer após um tempo), atalhos para ligar/desligar recursos e notificações de apps, ligações, e-mails e mensagens em geral.

Oh, e a Loja agora atualiza apps sozinha.

windows phone 8.1 - 02

E basta clicar no “X” para limpar as notificações.

windows phone 8.1 - 03

Você pode escolher o que colocar ali também nos atalhos, incluindo contas de e-mail, Facebook Messenger, notificações do Facebook, Skype e Messenger:

windows phone 8.1 - 04

Uma coisa ridícula e que faz muita falta no WP8, agora resolvida no WP8.1, é a capacidade de definir volumes distintos entre notificações/chamadas e sons de apps. Antes era tudo junto, confuso.

windows phone 8.1 - 05

Na parte visual da tela inicial com os Live Tiles, o WP 8.1 permite até seis fileiras de tijolinhos (contra até quatro no WP8). E agora dá para inserir fotos como background dos Live Tiles, para complementar as cores sólidas.

windows phone 8.1 - 06

Aqui, a tela com quatro Live Tiles e com uma foto de fundo (note que alguns ícones mudam seu background):

windows phone 8.1 - 07

E aqui com espaço para seis colunas. Digamos que é preciso fazer uma reorganização… Mas é algo que faz mais sentido nos aparelhos WP8 com tela grande (leia-se Nokia Lumia 1320 e 1520). No 1020, só se eu quiser criar um novo modo de reorganizar meus ícones e, bem, ter que lidar com o transtorno obsessivo compulsivo de achar um meio que me agrade.

windows phone 8.1 - 08

Na novidades do sistema operacional propriamente dito, vale mencionar o espelhamento da tela do smartphone em um monitor/tv externo:windows phone 8.1 - 09

Um modo de sincronização avançado entre dispositivos Windows:

windows phone 8.1 - 10

E um modo um pouco mais organizado para os álbuns de fotos:

windows phone 8.1 - 11

A loja de Apps me pareceu um tanto mais bem organizada:

windows phone 8.1 - 12

E tem até um novo app para ouvir/assinar podcasts: windows phone 8.1 - 13 windows phone 8.1 - 15

As configurações de Wi-Fi agora incluem esse Wi-Fi Sense, uma ferramenta que facilita a conexão com redes conhecidas (e, por exemplo, se eu compartilhar minha rede doméstica com contatos com WP8.1 , eles podem chegar em casa e acessar a rede sem perguntar a senha).

windows phone 8.1 - 16

A busca do Bing ganhou uma busca de itens na região, por mapa (ícone das casinhas no lado esquerdo inferior):windows phone 8.1 - 17

Que, infelizmente, não tem nada em português ainda:

windows phone 8.1 - 21

O principal motivo da atualização (para mim) é poder experimentar o uso da Cortana, a assistente virtual que mistura conceitos de Siri e Google Now para fazer buscas, gerar notificações automáticas, ler mensagens… Mas só funciona com o sistema em inglês como idioma principal e com a região do aparelho alternada para Estados Unidos.

windows phone 8.1 - 18

Apesar de ter trocado o idioma e a região do aparelho, foi preciso ainda baixar um pacote de linguagem em inglês para Cortana funcionar. Caso contrário, ela diz que não fala sua língua.
windows phone 8.1 - 19

Quando o download acaba, olá Cortana. O serviço substitui a busca padrão do Bing no aparelho ao pressionar o botão ‘Buscar’.

windows phone 8.1 - 20

Daí você faz as apresentações básicas:

windows phone 8.1 - 22

Aprende o básico de uso:

windows phone 8.1 - 24

E começa a usar. Para mim, o principal motivo de querer usar a Cortana é esse recurso “Quiet Hours”, nada mais do que uma regra de uso (saudades, Moto X!) comum a Android e iOS que define a interrupção de serviços em determinados períodos de tempo. É ridículo falar isso em 2014, mas fazia muita falta no Windows Phone – e dava raiva ao carregar o aparelho à noite e, sem critério, mantinha sincronizações durante a madrugada e tendo como resultado menos carga na bateria de manhã.

O interessante do “Quiet Hours” é a definição de regras de exceção – pessoas que podem te ligar (e o telefone vai tocar) após o horário de descanso.

windows phone 8.1 - 25

Como Cortana fala inglês, tentei brincar com a previsão do tempo em São Paulo. A primeira tentativa não deu certo, não nos entendemos…windows phone 8.1 - 26

Na segunda eu coloquei o termo “Brasil” para ajudar na localização, e deu certo. Mas tá com temperaturas em Fahrenheit!windows phone 8.1 - 27

Se perguntar “Sao Paulo Brazil in Celsius” ela entende também:

windows phone 8.1 - 28

Isso, claro, é só o começo da experiência com o Windows Phone 8.1 na manhã de hoje. A primeira impressão que passa é que a Microsoft ouviu a reclamação dos consumidores e fez, do seu modo, adaptações para tornar o WP mais ágil e adaptado às demandas do mercado atual de smartphones. Ao comparar o que foi feito no (hoje) superbásico Windows Phone 7 para o 8.1, a evolução é enorme e mais que perceptível.

Vai ser esquisito testar o Lumia 1520 (que está na fila de reviews aqui) com o Windows Phone 8, ou qualquer outro aparelho com o sistema “velho”. O WP 8.1 dá um novo fôlego ao sistema operacional, sem a menor dúvida.

A versão final do WP8.1 estará disponível “nos próximos meses” para o consumidor final, de acordo com a Microsoft, em novos aparelhos (como o Lumia 930) e com uma atualização por download para demais smartphones – algo que depende de mercados, operadoras e localização.

Escrito por
Henrique Martin
6 comentários
  • Henrique, eu sou suspeitíssima pra falar porque AMO o WP. Pra mim, é – de longe – o melhor OS pra dispositivo móvel no mercado. E essas mudanças já me deixaram contente…

  • 1) não testamos o HTC One por aqui (é marca non-grata pela sacanagem que fez com o Brasil), então não tenho números pra comparar.
    2) aquele número do G Pro 2 não é de um review oficial, foi alguém que instalou no MWC e rodou e eu só fotografei. como não tenho um aqui agora, não dá pra comparar também.
    3) amamos benchmarks, mas não dá pra ser o principal motivo de compra. ajuda a separar as laranjas das bananas… 🙂