Windows 7 tem um mascote: o peixe betta
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Windows » Windows 7 tem um mascote: o peixe betta

Windows 7 tem um mascote: o peixe betta

betta_splendens_win7

Uma coisa vinha me incomodando desde que comecei a ver as primeiras telas do Windows 7 por aí: o peixinho do fundo de tela me parecia conhecido demais.

Pesquisei um pouquinho e vi que o bicho é um velho e bom peixe betta (Betta splendens), daqueles que vivem solitários em aquários de vidro e têm fama de brigões – até mesmo com seu reflexo no espelho.

Com isso, mesmo que extra-oficialmente, a Microsoft entra na simpática onda dos “bichinhos” do sistema operacional (desculpe, Longhorn não conta, tá?). Tem o Mac OS X e seus gatinhos, o Ubuntu com sua vida selvagem africana e agora o Windows e os peixinhos. (aaaah)

Complemento tecno-ecológico: o pessoal da Softpedia diz que o peixinho do Windows 7 é uma variante tailandesa do betta, mais bonita que a da vida selvagem. E que ele não estava nas versões prévias do sistema – que até então eram mais parecidas com o Vista. A Microsoft, quem diria, estudou biologia para lançar um software.

Escrito por
Henrique Martin
39 comentários
  • A Microsoft acertou na escolha.
    O Windows 7 veio para matar seu irmão ainda novo e que não está bem junto ao público, o Windows Vista. Igual ao Beta, que mata os outros da família que sejam colocados juntos num aquário.

  • Não seria o peixe Betta apenas um trocadilho com o fato do Windows 7 estar na versão Beta?

  • De fato a M$ acertou na escolha, já que peixes são o prato preferido dos Pingüins 😉

  • Peixe Betta? Não seria apenas por se tratar de uma versão Beta do OS?

    • então, Kevin. Se não lembras, Longhorn era o codinome do Vista. Tinha até esquecido do GNU – mas tá na mesma área dos bichinhos selvagens, né?

  • Pinguins adoram comer peixe, pena que são uma espécie em extinção. Mesmo sendo grátis não consegue 1% da fatia de usuários de Desktop. Realmente, Linux atende todas as necessidades do usuário comum… [BIG ROLLEYES]

    Windows 7 vai emplacar e os Linuxers da vida podem chorar, porque o Linux amado e querido só vai continuar sendo usado pela mesma meia duzia do clubinho dos miguxos.

  • Se o assunto é mascote de Sistema Operacional, não se pode deixar de falar no Tux (o pinguim do linux). Mesmo eu não gostando do sistema, devo lembrar que ele é usado a mais tempo para representar o sistema do que qualquer outro mascote da Apple ou Microsoft.

  • OS PEIXES BETA NÃO SÃO MUITO RESISTENTES. É FACIL VER UM BETA (MESMO NAS LOJAS DE PETS) COM APARENCIA DE DOENTE E JÁ QUASE MORRENDO… O SÍMBOLO DE UMA VIDA CURTA FICA MELHOR NO VISTA.

  • Fala sério, mais uma versão de sistema pra aqueles seres humanos preguiçosos, Rwindows 7, será que ele ta na sétima e finalmente última vida? Porque sinceramente tamo cansado!! E pra quem não sabe, o Mac OS X dos thundercats hehehe é uma sabor BSD por baixo hein… tipo linux mesmo e ainda assim consegue ser tão agradável, simples e INTELIGENTE de usar… mas como a preguiça adquirida dos usuários Rwindows não permite perceber né? fazer oq? Me deixa no mundo Free dos códigos abertos mesmo.. to fora da inércia da MS.. Haaa sobre o Beta heheh até que é bunitin… mas prefiro animais que vivam mais e ousem mais do que esse peixin solitario e doido, sim porque ficar bravo com o próprio reflexo já é demais né pessoal. valeus!

  • Pois eu acho que estão usando o peixinho apenas para versão do beta do sistema.

  • Olha, até agora nada me fez acreditar que esse realmente é o mascote do Windows 7, para mim isso é especulação de quem não entendeu o trocadilho (afinal, o Windows 7 está na versão BETA!).

    E que bom que existem vários sistemas operacionais para as pessoas escolherem, tanto melhor eles tentarem melhorar no que os outros são ruins: assim a indústria vai para algum lugar!!

  • Acho patética essa briguinha entre os fanaticos de sistemas operacionais.
    Um chama até de preguiçoso, quem não usa o seu sistema. Como se adquirissimos computadores para rodar (ter orgasmos) com o sistema operacional.
    O sistema operacional em si é somente uma interface para se rodar outros programas (de produção, diversão, informação, educação, etc), esses sim é que são a razão de se possuir um computador. E queiram ou não o sistema operacional com mais opções de programas para os mais variados fins é o Windows; seja ele o melhor ou não ( o que é muito subjetivo). E há até aqueles que o criticam por ser facíl de usar. Desde quando facilidade de uso é defeito?? Ou o ideal é ter que consultar uma bíblia, ou foruns dias a fio, toda vez que for instalar algo (programas ou dispositivos/drivers).
    Segurança? Sim é muito bom. Mas as pessoas normais, dispendem o seu tempo é trabalhando/produzindo/divertindo e não tem tempo (e nem tara ) para se digladiar com o sistema operacional.
    E quando se é o sistema majoritario, infelizmente acabará sendo o alvo principal de cretinos/babacas e marginais.
    Bem, mas há gosto para tudo. Há pessoas que se satisfazem em ter um PC para rodar somente o sistema operacional. Eu, já prefiro aquele sistema que me permita rodar com minimo de aporrinhação possível os programas que me possibilitem produzir, divertir, aprender, me informar…

  • Todos os sistemas operacionais tem suas vantagens, desvantagens e peculiaridades. Para certas aplicações um é melhor que o outro, e cabe ao usuário escolher o foco de seu uso do computador. Você escolhe o que você ACHA melhor, e isso não significa que ele É o melhor. O mercado percebe isso justamente pelo fato de caberem tantos SO’s nele.

    E muita gente que ainda fala mal do Windows (comigo, pelo menos) só usou Windows pirata: assim fica fácil falar que não presta!

  • O povo reclama mais todo mundo sabe que o melhor que tem pra ser usado e o windows xp,

    uma pergunta qual foi o seu primeiro S.O?^

    aposta que vc vai fala windows.

  • Meu primeiro SO? Le me see…

    Acho que foi um DOS 3.3 que rodava no Apple II.

    Antes disso eu até brincava com um TK-85 mas acho q aquele treco nem tinha SO. Era um interpretador BASIC sobre o código de máquina e só.

    O que foi que ganhei?

  • Eu até acreditava no Windows 7. O problema é que comecei a ler as análises mais detalhadas. No fim das contas, parece que o Windows 7 continua sendo pesadíssimo, o que me levou a concluir que as análises exageradamente positivas são puro “astroturfing”.

  • acho tudo isso,uma brincadeira de mal gosto.se vc não gosta do Windows nao tem que ficar discutindo o que outros gostam.

  • Todos os operacionais são bons! Acontece quem em ambientes windows
    os jogos rodam melhor, e é ai ta a diferença, pelo menos pra quem joga.

  • Testei o windows sete ao inves dos comentarios descrito ai em cima falando que ele e pesado esta errado.
    o windows sete na versao beta surpreende pela sua leveza rapido, este sim é o verdadeiro substituto do xp. ate agora o windows 7 esta rodando otimo aceitou todos os programas sem rejeiçao e melhor reconheceu todos os meu driver sem nessecitade de ficar instalando driver de som de video etç.
    quem prefere o linux, fiquem com ele e deixa a modernidade para quem gosta do windows.kkkkkkkkk

  • Isso ae, qm n gosta de Windows é pq tá por fora. Windows rulezzzzzzzzzzzzzzzzzzz hahahaha…

  • Acho que esse seria o mascote de todos os Windows lançados pela MS.

    Um BettaZord seria o mascote do WinMe?

    Bom para quem usa Windows pirata fica aí um recado: aproveitem o seu XP, porque o Win7 vai ser mais difícil de autenticar, e para quem não gosta de Linux, ou “essa coisa de software livre”, talvez esse seja o último S.O. fechado da MS.

    Os novos produtos da MS num futuro não muito distante, com nuvens, negras ou não, estarão cheias de offices, ims e outras “maravelhas modernas” como planilhas, editores bloated de texto, entre outros. Muito provavelmente você pagará para usar um programa instalado em um servidor da MS, via web, de um netbook, rodando android ou outra distro linux.

    Quanto aos jogos, a revolução já está chegando. Procure pela empresa onlive e veja o futuro dos consoles, mas espere… aparentemente não haverá consoles, estes sim, a melhor plataforma para jogos. PCs e games? Péssima maneira de se perder tempo e saúde num equipamento que custa, no mínimo R$2.000,00, mas grana é sua e gasta como achar melhor.

    As cartas estão no tabuleiro e não mãe Diná que consiga prever o que haverá com Linux, Windows ou Mac OS. O certo é que eu, você e todos que hoje gostamos e usamos tecnologia estamos correndo para um futuro negro e cada dia mais violento, poluído e miserável, mas nada disso importa a maioria de nós, a não ser o quanto a sua máquina é mais rápida ou mais cara que a minha.

    Saúde e Paz a todos, e que Deus tenha piedade de nós.

  • EU COMPREI UM BETA,MAS ELE FICA MORDENO Á CALDA;O QUE EU
    FASSO PARA ELE PARAR?

    • @jonas qual o sabor da calda? morango? pêssego? vai ver a calda é gostosa e ele não pára de morder. troque por uma menos saborosa.

  • @jonas Damn! É um peixe Beta cauda-longa. O único jeito de fazer ele parar e ligar a TV no SBT!

  • gostei muito do peixe betta.
    lembro muito da minha infancia^. È um peixe muito belo!

  • o peixe betta tem uma vida curta,é brigão,mais é bonito e muito chamativo.
    Para pessoas que teve uma boa infância, lembra perfeitamente do peixe beta!
    e com boas recordação sabe que para ele ficar mais bonito é necessário que ele tenha raiva,e com isso ele tem o domínio das coisas.
    tem gente que não consegue ter o donínio da sua vida, como pode conhecer a vida de um simples animal?

  • Lucas você disse tudo e está de parabéns!!! É isso aí… Parabéns pelo seu comentário!!!!