Windows 7: preview (em video)
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Windows 7: preview (em video)

Windows 7: preview (em video)

windows7_desktop2
Pronto, já botamos as mãos no Windows 7. Depois da confusão de sexta-feira e da volta ao normal no sábado, a Microsoft diz que está pronta para o que der e vier, com mais de 2,5 milhões de licenças do sistema prontas para quem tiver interesse.

O Mestre corajoso Nagano instalou o novo sistema operacional da Microsoft e achou bem interessante o que viu. Confira o vídeo a seguir: parece, por enquanto, um Vista melhorado. (e, sim, eu estou meio gripado ao narrar o que acontece na tela).

Nagano comenta: Como o Henrique comentou, esse vídeo é apenas um passeio inicial pelo Windows 7, já que o grande objetivo dessa apresentação foi mostrar como o sistema está bastante ágil, mesmo rodando em um hardware relativamente “antigo” — um PC baseado numa placa-mãe com chipset NForce 6100 e tudo on-board, processador Athlon 64 Fx60, 1 GB de SDRAM DDR 400 e disco rígido SATA 300 de 80 GB.

O que achei mais interessante no Windows 7 é que sua nova interface procura facilitar a vida do usuário, com sua janela de iniciar se comportando de acordo com o contexto. Por exemplo: note que ao passar o cursor sobre um item como botão de help, editor de imagem ou processador de texto, ele abre automaticamente do lado os últimos arquivos criados/modificados pelo mesmo.

Também gostei do kit de ferramentas localizado na lateral direita da barra de tarefas, formado por um sistema de alerta do Windows, um gerenciador das ferramentas de rede e um botão (não identificado) que limpa o desktop, algo que só vi no Windows CE.

Para não dizer que tudo são flores, no momento em que realizava essa gravação, o Windows Sidebar e seus gadgets sumiram e não voltaram mais. :^P

Finalmente, eu reforço as palavras do Henrique que esse Beta serve basicamente para isso, ou seja, as pessoas sentirem o produto e fazerem algumas experiências e, se possível. reportar suas boas e más experiências para a MS. De maneira nenhuma ele deve ser usado em alguma atividade de produção ou de lucro.

Escrito por
Henrique Martin
42 comentários
  • Po, nao tem nada de muito diferente do Vista! E com este sistema que a MS pretende cativar os usuarios do XP? Passa longe… Melhor aguardar aquelas mudancas de interface pro XP e continuar com o velho e bom sistema. Ao menos o XP voa em maquinas com 1GB de memoria enquanto o Vista precisa de 2GB ou mais. Nao acredito que o Windows 7 sera melhor que o XP neste em em qualquer outro aspecto, como compatibilidade com programas e equipamentos legados. Longa vida ao XP!

  • Esse windows 7 parece ser um bom SO espero q sem muito bug.

  • Windows 7 = Vista Light. CONTINUAM OS REQUERIMENTOS ENORMES (3 Gb de memória, placa de vídeo de ponta, processador intel de ponta)
    Pelo que eu entendi, o windows 7 é um windows Vista com menos aplicativos/programas do sistema rodando na inicialização. Recursos do Windows 7 são parecidíssimos com o Vista! Acrescenta recursos do MAC OS… Ou seja.. A cópia das coisas interessantes. Sabe o que eu acho? As fabricantes de PC/Netbook/Notebook… Devem soltar muita grana para a Microsoft disponibilizar versões pesadas. Fora da realidade mundial de computadores. Se o Linux e suas versões se unissem, poderia se ter o melhor SO da história. Não torço pelo fracasso da Microsoft, mas desse jeito ela caminha sozinha para um buraco.
    Espero pelo Google (eu e muita gente) lançar seu SO. Com o apelo digital que eles possuem, ficaria fácil ganhar mercado. Veja o G1 com Android, o Chrome (navegador simples, não é um Firefox, mas tem potencial).
    E o antigo Windows XP com quase 8 anos de mercado continua sendo o melhor dos melhores. A Microsoft (segundo ela própria) retira de vez em maio do mercado. Será!? E esse Seven não vai vingar! Vamos ter outro drama de migração (como acontece com o Vista), até a MS lançar algo que se adeque a realidade. Tomara que não seja tarde demais!

    Rodrigo Andrade.

  • Muito boa apresentação… Onde acho ele disponivel pra download?

  • Oi Rodrigo,

    Seu discurso me lembra algo que vi naquele filme “Pirates of Silicon Valley” de 1999:

    Steve Jobs: We’re better than you are! We have better stuff.
    Bill Gates: You don’t get it, Steve. That doesn’t matter!

  • bem continuo na expectativa logo logo irei testar meu beta, jah sou usuario do vista mesmo sem uma maquina decente para seu uso (celeron 3,3Ghz, 512mb de ram 80gbHD) mais me sinto confortavelmente bem em um OS q eh mais pratico q o Xp e o visual (precisa falar alguma coisa?)

    😉

  • Pra mim a maior inovacao ate agora foi a manutencao da interface grafica e o botao “shutdown”.

    Agradeco pela dica do programa de captura de imagem, realmente nao conhecia. Estou muito curioso para baixar e testar no note mas nao posso. Voces poderiam fazer um grande favor? preciso saber se ele reconhece os acentos no teclado britanico (en_gb). Atualmente escrevo do meu note dell xps comprado no reino Unido e como voces puderam perceber nao acentuo nada por total falta de suporte. Desde ja agradeco.

    Meu Vista eh ultimate em ingles.

    Aguardo maiores relatos.

    Boa semana!

  • Sobre o problema com os Gadgets, aqui aconteceu quando eu desativei por completo o UAC.
    Teste reativar ele, nem que seja no nível minimo (penúltimo na barrinha) e ve se resolve, aqui funcionou!

    Abraços ;}

  • De novo o engodo da MS e o povo não aprende… “Agora vai!!” rss Já não era para ter ido?? O Vista não era o super mega blaster Wow!?…
    Vou agora com o Zé Ramalho… Eh oh oh vida de gado, povo marcado eh, povo feliz!

  • Espero anciosamente pelo SO da Google, já que para rodar estes SO da MS preciso de um desktop com boas configurações.

    VIDA LONGA AO XP!!!!!!!

  • hehe acho que cada vez que um blogueiro escreve algo assim: “o grande objetivo dessa apresentação foi mostrar como o sistema está bastante ágil, mesmo rodando em um hardware relativamente “antigo”” a MS pinga uma moedinha no cofrinho, pq eu instalei aqui no meu note (que não é antigo) e não vi diferença de performance em relação ao meu vista sp1, pode até ser que tenha, mas só com cronômetro para perceber ;o) e definitivamente ele n]ão é mais rápido do que o xp que uso no trabalho.

    • (ironia)é, rogério. estamos ricos com a microsoft. dá até pra ver quantos banners dela tem por aqui, e em tantos outros blogs. acho que quando sair o windows 7 dá até pra me aposentar

  • Verdade Rogério??? Puxa vida, senti o mesmo aqui em casa quando essa máquina de testes estava com o XP instalado. Mas quando coloquei o Vista Ultimate original nele (brrr…)

  • hehe, vocês não vão chorar só pq um leitor do blog os acusou de jabazeiros né :o) vocês sabem que comentarista de blog é tudo irresponsável, inconsequente e insensível hahaha :o)))

    mas sério, não percebi a tão propalada agilidade :o|

    e vocês não são jabazeiros. (modo ironia desligado)

  • Ok Rogério, vc mediu suas palavras e tb desligo meu modo de ironia, mas continuo falando sério:

    Acho que tudo é uma questão de referência. Partindo do princípio que os requisitos mínimos para rodar um XP é um PC com processador de 300 MHz e 128 MB de RAM, não é de se estranhar que ele rode bem até num netbook com celeron de 900 Mhz.

    Já o Vista é outra história. Quando ele chegou ao mercado eu me deparei com esse SO rodando em sistemas com 512 MB de RAM e a sensação era que ele não funcionava e sim se arrastava com tanto acesso ao disco. Sob esse ponto de vista, o que quis dizer nesse post é que o Windows 7 está rodando até que bem para um beta inicial.

    E se ele realmente for um Vista maquiado, na minha opinião, melhor ainda. Já que poderemos contar com um kernel mais maduro e estável e não teremos problemas com compatibilidade de aplicações ou drivers de dispositivo. Se considerarmos o Vista SP1 como um “Vista 2.0” e o Windows 7 como o “Vista 3.0” confirma-se novamente a velha teoria de que a Microsoft nunca emplaca um produto decente antes da sua terceira versão, como aconteceu com o Windows 3.0, Windows CE (que viou mobile para fugir do vexame das versões 1.0 e 2.0), o Internet Explorer e o agora tão amado Windows XP.

    (modo de ironia religado)

    É por essas e outras que ainda acho o Windows 2000 Professional o bicho! Só migrei porque o Rise of Legends (por sinal um jogo da MS) só rodava no XP. :^P

  • eu queria ESCUTAR os comentarios, mas com o volume do pc no max e o do video tb, eu nao escuto NADA!

    • em pelo menos 3 máquinas que vi funcionou bem, bruno. o problema parece ser no seu PC, meu caro. tenta clicar no vídeo e ver lá no videolog.

  • Testado e…

    Parece na verdade MUITO o SP2 do XP (quem se lembra?), onde o um novo kernel e a desabilitação alguns serviços e a criação de outros tornaram o sistema melhor.

    Então…
    Porque chamá-lo de Windows 7?
    Eu o nomeria como Windows Vista SP2

    Ah! Claro!
    Quando você chama de Windows 7 você pode COBRAR pelo novo sistema.

  • Nossa Senhora, quem q é esse rodrigo andrade
    meu, da pra ve q o cara é o leigo dos leigos
    meu Deus

  • Olá, Pessoal!
    Olha, eu experimentei o Windows 7 em uma feira em Nova York e gostei muito das ‘new features’.
    O desapontamento de alguns se dá por causa das expectativas por algo extraordinário, completamente novo! Essa sensação é causada com maior intensidade quando há mudanças mais bruscas no layout, cores e, claro, introdução de funcionalidades completamente novas. Quando isso não acontece como o esperado, ouve-se mais reclamações, xingamentos etc. Novamente, eu achei que o OS está bom… e é bom alertar aos desavisados que é bom checar os requisitos básicos do sistema antes de sair instalando e depois falar mal por causa dos bugs, lentidão etc.
    Um abraço a vc (Henrique) e ao Mário Nagano.
    Marcones Macedo

  • Cara, todo mundo esquece que este sistema suporta multitouch. Isso foi feito para novas gerações de hardware. Acho muito interessante a Microsoft ter sistemas para diferentes hardwares. Gosta do XP? Sem grana ou interesse em trocar de máquina? Beleza, segue em frente. Eu por mim rodo o Vista numa máquina boa e jamais rodei um SO tão bom e tão estável. Quanto ao 7 ele vem em boa hora para abrir uma nova geração de SOs.

  • Olha, estou usando o Windows 7 desde a semana passada aqui, tanto no 32 bits como em 64 bits. Como toda instalação de sistema operacional ele tá funcionando rapidinho e redondinho…
    Ja me acostumei tanto com ele, que começo a achar o vista meio estranho, e senti tanta falta dos novos recursos, que resolvi remover o vista premium do meu note e instalar o 7 32 bits lá.
    Basicamente os bugs que eu encontro são os seguintes:

    1 – Usando o modo preview, trava o explorer quando clica em um arquivo de rede;
    2 – WebCams param de funcionar quando se fecha o programa que estava utilizando, dai pra usar novamente precisa reiniciar o micro.
    3 – Gadgets somem de vez em quando
    4 – quando um aplicativo está salvando um arquivo muito grande, todo o sistema fica lento (até o mouse).

    Agora as vantagens que eu achei, tirando os novos recursos.

    1 – Ganho de aprox. 5% de velocidade em renderizações no 3dsMax
    2 – Mais memória livre
    3 – Melhor estabilidade dos drivers (situações que davam tela azul no vista não dão mais, ele consegue reiniciar o driver)
    4 – todos os drivers do vista servem pra ele!!!!!!!
    5 – á resposta geral do sistema, mesmo quando se está com grande carga, é quase 1/3 mais rápida do que no vista.

    Claro que tem outras minucias, como novos metodos de conexão de rede, UAC menos pentelho, entre outros.

    Coisas que eles tem de melhorar antes do release final (por enquanto) é

    – deixar a configuração do homegroup mais clara e objetiva.
    – Ajustar o preview pra que não utilize todos os cores da maquina.
    – claro, corrigir os bugs que eu já citei.

    não tenho nenhuma saudades do XP, nem mesmo do XP 64, é aquela velha história, o fuscão 1600 tá rodando até hoje por ai por que sempre tem gente que gosta de coisa velha ou tem medo de aprender coisas novas.

  • Por que estamos fazendo o trabalho da MS de graça encontrando os bugs que deveriam ser encontrados pelos engenheiros e programadores dela pra depois termos que pagar pelo produto (supondo que ninguem use copias piratas)? Ao baixar o Win-7 me deparei com essa questão.

  • Tô com o Guilherme. O XP ainda tá aí porque tem gente que tem medo de aprender coisa nova e/ou gosta dos, digamos assim, já clássicos.

    Eu estou nesse meio. Só que no meu caso, especificamente, não botei o vista por ter as mesmas frescuras de segurança do Live Mail. Todo aquele lenga-lenga de pedir permissão para executar tudo. Tudo bem, é para sua segurança mas, que irrita, AH irrita!

    Estou baixando o beta para testar e gostei muito do vídeo do “gameplay” do 7. Achei que ficou mais bacana que o Vista com aquela barrinha de tarefas minimizada em ícones. Acho que quando sair o final, serie um dos primeiros as trocar meu bom e velho XP para o bom e novo 7.

    Ah sim, daria um excelente comentarista de Paciência ;D

  • nao adianta reclamar é unanimidade os fabricantes gostam da microsoft, e por isso tá no que tá, viva o linux!

  • Cara tava com o mesmo problema dos Gadgets no Windows 7
    voce tem que ir la em UAC, User Account Control Settings e habilitar dinovo se nao os gadgets nao funcionam, depois que habilitar é só reiniciar o pc e abrir novamente

  • Será o novo “Windows 98 Second Edition”? Pagarão por um patch do Vista? Isso daí tá mais pra KDE Windows…..

    Ainda estou aqui feliz com o meu Archlinux.

  • Baixei e testei o novo Windows 7. Se achava o Vista pesado porque ele consumia sozinho 500MB de memoria, contra apenas 80MB do XP SP2, nao fiquei surpreso ao ver o Windows 7 consumindo 543MB!!! E facil fazer o teste, instale o W7, e depois clique com o botao direito em cima da barra do menu principal. Selecione ‘Task Manager’ e na aba ‘Performance’ vejam por si so o resultado. Agora imagine depois de colocar um anti-virus no sistema quanto ele nao ira consumir de memoria! Sera por isso que varios blogueiros relataram que o W7 nao aceita a instalacao de anti-virus? Sera que e so pra passar a ideia de que e rapido quando na verdade quando for usado em condicoes normais sera mais pesado que o ja obeso Vista???

  • Eu convivo com todos os Windows da geração recente (2000, XP e Vista), diariamente., mas no meu notebook eu uso o Ubuntu. Todos eles (windows e linuxes) tem os seus problemas, acaba sendo uma questão de escolha, necessidade ou conveniência usar um ou outro.

    Independentemente do fato de um ser bom ou ruim, conforme a situação temos que usar e nem podemos perder tempo reclamando, simplesmente tem que botar para funcionar.

    Eu não uso Windows pois considero um absurdo o valor da licença, e para o que preciso utilizar, o Ubuntu atende satisfatoriamente. Se precisar mudar para o Windows, seja qual for, terei que comprar a licença, por mais cara que seja, ou simplesmente não fazer o trabalho que necessite dele.

  • Aqui consome 0 MB de RAM e um pequeno espaço da forma de um DVD cuidadosamente alocado na lata de lixo.

  • A diferença entre os softwares da Microsoft e os do google:
    O Google assume que seus softwares são eternos beta, já a Microsoft….

  • windows vista, xp, 2000 ou 98, linux nos mais diversos sabores, para todos eles vc encontra suporte… vá comprar um mac pra vc ver! não tem teclado ABNT (claro, se vc pegar um usb e conectar vai embora, mas não será aquele teclado bonitinho dai), não acentua em português (pra fazer isso vc precisa instalar software de terceiros), não tem office em português, e mesmo o em inglês tá cheio de bug…

    é claro, se vc não liga pra esses “detalhezinhos técnicos” o mac é bom pra…. deixar a sala bonita!

    Um grande avaço do windows 7 com relação ao vista é que ele tem animação entre as janelas, tudo o que acontece agora usa um “fade in ou out” não sei se a microsoft aprendeu a lição da apple, mas pelo menos é um inicio.

    outro BUG encontrado, agora do explorer 8…. toda vez que vc clica am alguma coisa que abre uma nova janela pra mostrar, a janela nova dá problema. ainda bem que os processos de cada janela e cada aba são serarados, assim o que acontece em uma janela não interfere em outra.

    Extranhamente, até agora, já competando quase 2 semanas de windows 7, e trabalhando nos mais diversos softwares, não tive nenhum travamento… no máximo ficou um pouco lento por alguns minutos.

    Estou iniciando hoje o teste em uma maquina com dois processadores XEON quad… postarei mais pra frente como anda….

  • Baixei e intalei o Windows 7, tenho um note com, core duo, 2giga ram, instalacao rapida sem problemas, instalou todos os drives sem nenhuma intervencao, reconheceu a rede sem fio normalmente, uma semana d euso sem travamentos e muito rapido em tudo

  • Bem, todos estão certos e ao mesmo tempo errados….pq? simples…quando era w98 e veio o w2000 ficaram deslumbrados e depois veio outros e veio, veio…o XP sem dúvidas foi o marco da MS..porém seria se o mesmo tivesse novas efeitos visuais… Estou que esta beta e para mim nada mais eh que a simples mistura de velho e bom XP com as dimensões de theme do Vista…ou seja unidos pelo mesmo particípio.
    O que não gostaria e não GOSTEI que o update da MS disponibiliza patch para o português…porêm o SO continua em Inglês…para mim não há tanto problema, mas meus filhos!!! Certamente de convertesse para lingua portuguesa…daria maior ênfase para entender melhor os caminhos do novo W7. No demais até o momento só encontrei um BUG no WMP que não roda e irei testar o WMM.

  • Olá pessoal, baixei o windows 7 e quero fazer um upgrade (uso o vista ultimate) só que quando instalar diz que a lingua não é compativel. Já troquei a lingua do sistema, mas não consigo mudar a lingua do admnistrador que continua Portugues. Alguém poderia me ajudar?

    obrigado

  • coloquei o windows seven e pelo que vi ate o momento ele tem a estabilidade do XP com a beleza do Vista

    vou testa lo por alguns dias depois deixo minha conclusao definitiva.

    PS: o teclado n’ao esta configurado corretamento conforme solicitado na instalacao