Windows 365: sistema vai para a nuvem
Windows 365
Início » NOVOS PRODUTOS » Windows 365: sistema vai para a nuvem

Windows 365: sistema vai para a nuvem

RESUMO

Windows 365 é o sistema da Microsoft rodando na nuvem Azure, voltado a empresas que querem gerenciar suas máquinas de forma mais simples.

Primeiro foi o pacote Office, depois os games. Agora é a vez do Windows 10 (e, em breve, o 11) a seguir para uso em nuvem com a chegada do Windows 365, que permite rodar o sistema de forma remota em qualquer dispositivo compatível, usando o navegador ou um app nativo.

O anúncio do Windows 365 foi feito hoje (14) pela Microsoft no evento online Inspire 2021, voltado a parceiros de negócios da companhia. O serviço, baseado na nuvem Azure da Microsoft, começa a ser oferecido em 2 de agosto e é voltado ao mercado corporativo.

Windows 365: O que importa

  • O Windows 365 é o sistema operacional Windows na nuvem da Microsoft, sendo transmitido por completo – incluindo aplicativos, dados e configurações – para qualquer dispositivo pessoal ou corporativo que rode Android, iOS ou Linux – direto para o browser. Todo o processamento de dados é feito na nuvem, seja uma planilha no Excel ou um vídeo no Premiere.
  • Segundo a Microsoft, o anúncio de hoje não é voltado ao consumidor final e será oferecido a empresas em duas versões – Business e Enterprise.
  • Os consumidores-alvo do novo sistema são, em geral, empresas que precisam gerenciar remotamente os PCs dos funcionários/estagiários/prestadores de serviço. Mas também desenvolvedores de software e designers que precisam de maior poder de processamento de dados e querem usar a nuvem para isso.
  • Diz a Microsoft que o Windows 365 oferece uma experiência de “boot instantâneo” e mantém uma experiência consistente do Windows, independente do dispositivo e com continuidade entre eles: um trabalho que começa a ser feito no notebook segue de onde você parou em um smartphone, por exemplo.
  • Na prática, é a Microsoft entrando no jogo da virtualização de sistema por conta própria, com uma oferta comercial que vai além do já existente Azure Virtual Desktop ou do que concorrentes como Citrix e VMware oferecem faz tempo.
  • No lado de gerenciamento de TI, a Microsoft diz que o Windows 365 é consistente como dispositivos são gerenciados hoje – só que aparecem como Cloud PCs no Microsoft Endpoint Manager, com políticas de segurança e gerenciamento similares aos de notebooks, desktops e outros aparelhos.
  • O painel Endpoint Analytics também ajuda a gerenciar os ambientes virtuais que alguns usuários corporativos estejam com gargalos de desempenho, com ajustes em tempo real. O que é bem bacana, se for pensar.
[Microsoft]

Para assinar a newsletter INTERFACES clique aqui e receba o melhor da tecnologia por e-mail toda sexta-feira de manhã, com a nossa curadoria e análise.

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário