FCC e o Wi-Fi turbinado a caminho (o Google ganha com isso)
Início » NÚMEROS ENORMES » FCC e o Wi-Fi turbinado a caminho (o Google ganha com isso)

FCC e o Wi-Fi turbinado a caminho (o Google ganha com isso)

Com todo o foco do universo na eleição de Barack Obama (yay!), ontem uma outra votação nos EUA definiu algo importante para o mundo da tecnologia. A FCC (a Anatel deles) aprovou, por 5 votos a zero, a abertura do espectro dos “espaços brancos” (em resumo, as ondas não utilizadas entre os canais de TV).

Isso pode significar mudanças (para melhor) em tecnologias de transmissão sem fio, já que os sinais desse espectro “branco” têm mais alcance que o Wi-Fi atual. Do comunicado oficial da FCC:

“As regras adotadas a partir de hoje vão permitir o uso de novos e inovadores tipos de dispositivos ainda sem licença no espectro sem uso para fornecer dados em banda larga e outros serviços para consumidores e empresas“.

Quem ganha com isso? O Google, um dos principais defensores do uso dos “white spaces” para novas tecnologias. HP e Microsoft, entre outros gigantes do Silicon Valley, também ficam felizes com a aprovação da FCC. Claro que o uso de novos dispositivos precisa passar pela homologação da FCC, então não vamos ver um super-Wi-Fi amanhã (e nem tenho idéia de como a Anatel lida com essa questão aqui no Brasil). Veremos por aí novos serviços do Google relacionados ao wireless (olha o Android aí, gente)?

Quem perde com isso? O pessoal da Broadway, artistas de teatro em geral e até a cantora Dolly Parton, que dizem que o uso de novas tecnologias sem fio vai interferir nos microfones sem fio usados nos espetáculos. A FCC disse que “os microfones sem fio serão protegidos de diversas maneiras”, meio que acalmando o povo da arte.

Nagano comenta: Além de explorar novas frequências do espectro disponível, uma iniciativa muito interessante que anda meio na moita é o uso das estações de ondas médias de rádio (AM) para transmitir programas de rádio no formato digital (DAB). Com isso seria possível transmitir músicas em estéreo com qualidade de MP3, sem interferências e com um alcance bem maior que o FM. Mais detalhes aqui.

Escrito por
Henrique Martin
4 comentários
  • Mas, cá entre nós, se a Dolly Parton tiver problemas para cantar, isso é um bônus da tecnologia, não?

  • ps.: Tem um banner de spray bronzeador aqui … WF
    nao creio q vai vender muito por aqui kkk

  • Adorei esta ideia. Muito boa mesmo… Mas sera que isso não interferiria em outros aparelhos!?
    Well.. não conheço muito sobre quais aparelhos usam este tipo de espectro.. mas.. enfim.. Boa ideia.. no Brasil vai se levar anos pra fazer algo assim…