webOS: descanse em paz
Início » NOVOS PRODUTOS » Celulares » webOS: descanse em paz

webOS: descanse em paz

RESUMO

A HP anunciou hoje que vai tirar de linha todo o hardware com webOS do mercado, incluindo tablet e smartphones. Descanse em paz, webOS!

Do comunicado oficial da HP, do meio da tarde, envolvendo a possível oferta de compra da Autonomy Corporation:

… A HP também relatou que planeja descontinuar as operações envolvendo os aparelhos com webOS, especificamente o TouchPad e os telefones com webOS. A HP vai continuar a explorar opções para otimizar o valor do software webOS no futuro.

Minhas lembranças da Palm sempre foram boas (do meu primeiro Palm III, depois por um clone IBM, o WorkPad, e um rápido Zire). A empresa não conseguiu se preparar para mudança do PDA para o smartphone, se arriscou com Windows Mobile (eca) e acabou nas mãos da HP, que agora matou o hardware da Palm.

O software? Provavelmente a HP irá vender as patentes para algum interessado e tá bom. E ainda vão dizer que saíram no lucro. E se você esperava por um TouchPad em 2012 no Brasil, tire o cavalinho da chuva.

Como disse Harry McCracken, ex-editor da PC World gringa, “OK, Cisco, matar a Flip dois anos depois de comprá-la por US$ 590 mi não foi uma medida tão bizarra e cara no final“.

Claro que sempre podemos culpar a Apple por fazer tanto sucesso com um produto incrível como o iPad para usar de desculpa para o fim do webOS.

E é a prova de que nem sempre uma compra de uma empresa por outra significa um futuro de sucesso. Fica a lição, Motorola Mobility. E descanse em paz, webOS (espero que a unidade de PCs também não se vá).

Nagano comenta: Para mim, o WebOS é mais uma prova de que nos dias de hoje o mercado não consegue (ou não deseja) absorver mais do que dois ou três sistemas concorrentes, sendo que os menos adaptados são naturalmente eliminados via seleção natural. Vide o exemplos dos consoles de jogos (Xbox x PS3 x Wii), games portáteis (PSP x DS) e SOs de PCs (Windows x Mac OS x Linux).

De fato, acho que o mercado se impressionou mais com a coragem da HP de relançar o WebOS do que acabar com o mesmo.

A propósito, ainda sou usuário de Palm OS, em especial do Palm Desktop (onde mantenho zilhões de anotações). E como meu T3 morreu de falência múltipla de órgãos eu ainda consigo rodar suas aplicações no meu N900, graças ao emulador Garnet VM da Access:

Tudo bem que ele não roda Angry Birds, mas ainda passo horas me divertindo como o bom e velho Taipan em especial com Li Yuen o mafioso local que vive pedindo propina doações para Tin Hau (a Deusa dos Mares) e Elder Brother Wu, o emprestador de dinheiro.

Na versão para Apple II existia um curioso “bug” onde caso você peça emprestado — digamos 10 pratas — para Brother Wu e na próxima jogada devolver muito mais do que vc deve (digamos 10.000 pratas) o agiota começava a te  dever o que foi pago a mais e caso você não resgatasse essa grana, a dívida dele ia crescendo com os mesmos juros extorsivos. Infelizmente essa sacanagem foi corrigida na versão para Palm OS.

Uma versão jogável via web browser pode ser encontrada aqui.

 

 

Escrito por
Henrique Martin
10 comentários
  • putz, essa sua frase "…se arriscou com Windows Mobile (eca) e acabou nas mãos…"<i/> me pareceu um tanto quanto profética. Estaria a Nokia sujeita ao mesmo destino após descontinuar o Symbian e o Meego, este último uma plataforma que prometia competir em igualdade com Android e iOS?

    • lembrando que Windows Mobile NÃO é Windows Phone. Sobre a Nokia? Ainda acho (lá no fundo) que ela tem chance. Já a RIM…

  • Putz, eu já tinha comentado sobre o medo disso acontecer assim que anunciaram a compra…
    Acabou acontecendo não muito diferente do que foi com a Voodoo (do Raul Sood) 🙁
    Alpha (DEC), Compaq e tantas outras.
    Até pior

  • "Matar" o WebOS era esperado e eu acho que desfazer da unidade de PCs também é certo. A IBM fez isso e parece que não se arrependeu. Pesquisar, criar e principalmente patentear sai muito mais barato do que fabricar e distribuir (deixe isso para os chineses, eles sabem ganhar muito dinheiro com mão-de-obra barata, ajuda do governo e distribuição do modo que todos nós sabemos como, rs). E por falar em IBM, parabéns pelo novo protótipo do projeto SyNAPSE.

  • Na boa, ao invés de simplesmente matar. Libera toda a propriedade intelectual dentro da GPL, estas empresas tem modelos de negocios ultrapassados.

    • A idéia pode parecer boa, mas na prática…

      Imagine vc no papel de CEO da HP tendo que explicar para os acionistas que a empresa gastou zilhões da grana deles num sistema operacional ainda pouco difundido, quebrou a cara e agora resolveu entregar todo esse material ( = $$$) di grátis para o público e/ou potencial concorrente,

      Melhor fazer q nem a Nokia q já disse q o Meego para smartphones vai se tornar um projeto de pesquisa de menor importância que será empurrado com a barriga até que os consumidores (e os acionistas) esqueçam que ele existe.

      E isso sem falar no Meego…

  • uma matéria sobre oque fazer com o morte de sistemas no seus aprelhos do dia a dia. exemplo: quem usa palm, maemo e outrso sitemas que ou morreram ou estão mribundos. eu sou a favor da reciclagem, afinal nem sempre temso o dinheiro disponivel para acompanhar as evoluções (ou a real necessidade) falo isso com a experiencia de quem tem um palm zire 71 e um nokia N810…mas a lista de aparelhos que sairam de moda,mas ainda são funcionais e grande..

  • uma pena…

    em minha vida ordinária, eu vi a palm morrer duas vezes: PalmOs 5 e WebOs 2.

    Tenho até hoje um palm Clie TG50 funcionando, que não joga angry birds, mas tem o melhor sistema de PIM de todos os tempos.
    E acabei de comprar um Palm Pre Plus – que ficarei triste de vende-lo…

    Deixar free seria a melhor opção, já que ele é baseado no linux e tem uma comunidade ativa, daria uma longa sobrevida ao sistema.

    R.I.P. Palm (2x)