Video-review: Sony Ericsson Xperia X10
Início » SMARTPHONES » 3G » Video-review: Sony Ericsson Xperia X10

Video-review: Sony Ericsson Xperia X10

RESUMO

O Sony Ericsson Xperia X10 é, sem dúvida, o smartphone com Android com mais reações ame/odeie que este Zumo já testou. Tem excelente hardware, mas a camada de software que a fabricante inseriu sobre o Android estraga um pouco a festa.

O Sony Ericsson Xperia X10 é, sem dúvida, o smartphone com Android com mais reações ame/odeie que este Zumo já testou. Tem excelente hardware, mas a camada de software que a fabricante inseriu sobre o Android estraga um pouco a festa. Já havia mostrado umas fotos dele, e passei quase duas semanas com o X10 em mãos. Explico em vídeo:


(link)

O X10, pela sua configuração poderosa de hardware, é um excelente aparelho. A tela de 4″ é, sem sombra de dúvida, a melhor do mercado. Como diz um amigo meu (acredito que citando o Jovem Nerd, não tenho certeza), dá pra fazer muito “woosh woosh” nela – numa descrição rápida do que esses aparelhos touchscreen (iPhone-like) fazem com efeitos e tudo mais.

O smartphone roda, por enquanto, Android 1.6, o que já é um grande avanço em relação aos concorrentes (lembre-se que estamos em um mercado que 98% dos Androids estão no limitado-porém-usável 1.5 ainda, sem previsão de upgrade, e só um tem Android 2.0/2.1, o Motorola Milestone). A Sony Ericsson promete upgrade pro 2.1 no final do ano, incluindo melhorias na captura de vídeo (com HD).

Mas, voltando ao “woosh woosh”: a combinação de hardware mais camada de software, tornada já popular pela Motorola com seu MotoBlur, aqui atende pelo nome de Timescape (para contatos, mídias sociais e e-mails) e Mediascape. E elas, juntas, são o grande problema do X10.

O Timescape empilha seus contatos. No mínimo, o designer achou lindo, mas nunca testaram a usabilidade de ler, por exemplo, o Twitter em pequenas fichas empilhadas, que precisam ser clicadas uma a uma para leitura. O Mediascape é melhorzinho, gerencia bem músicas, fotos, vídeos, integra-se ao YouTube. Mas quem, em sã consciência, deixou sair um tocador de música que não gera playlists com poucos toques – e olha que a Sony Ericsson fez muito barulho com a questão do celular-Walkman.

Solução: ignorar o Timescape e substituí-lo pelo Seesmic (para Twitter) e pelo aplicativo oficial do Facebook. No caso do Mediascape, o problema mais pontual é com a parte de músicas – e é uma pena a Sony Ericsson ter deixado o app oficial do Android de fora. Precisaria descobrir um media player bacana para Android (quem tiver sugestões, agradeço). Novamente, veja o vídeo acima e entenda os motivos.

Para finalizar: o X10 é um ótimo aparelho. A bateria dura bastante, a experiência multimídia (câmera de 8,1 megapixels, reprodução de vídeos e até mesmo de áudio: veja as fotos no Flickr) é excelente. Entretanto, a vontade de fazer algo diferente só fez a Sony Ericsson derrapar. Futuras atualizações do sistema, espero, vão corrigir isso. A lição do tempo é sempre um aprendizado, como dá para ver na evolução do Sony Ericsson Vivaz em relação ao temível Satio – mas isso é história pra outro post.

Update: Para ler com outros olhos: o Pedro Burgos, do Gizmodo, fez um review naganesco do X10. E a Garota sem Fio gostou do X10, mas o vê também com olhos críticos, pelo menos enquanto não sai a atualização.

Resumo: Sony Ericsson Xperia X10
O que é isso? Smartphone com sistema operacional Android 1.6.
O que é legal? Belíssimo design, tela enorme, boa duração de bateria.
O que é imoral? Interface Timescape e Mediascape limitam o uso do aparelho.
O que mais? Excelente câmera de 8,1 megapixels. Veja exemplos de fotos aqui.
Avaliação: 7,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.899 (desbloqueado)
Onde encontrar: www.sonyericsson.com.br

Escrito por
Henrique Martin
43 comentários
  • Trabalho com celulares, e ao meu redor tem vários X10 e sinceramente, amei o aparelho. Testei o Vivaz por alguns dias e não gostei, a filmagem é boa, porém pesadíssima. E o touch do Vivaz é amador, não gostei, somente do designe que é bem bacana, brilhante, pequeno e leve. Já o X10 é muito bom, testo aparelhos quase que diariamente e o touch do X10 é muito comparável ao Iphone. Acredito que até hoje o único aparelho que me deu essa experiência foi o X10, outros tentaram ter um touch tão perfeito mas não conseguiram. O X10 chega perto, muito perto. Compraria o aparelho, pela tela que é incrível, pela rapidez do aparelho, pela beleza e pelas funções em sí. E o branco? Um sonho!

    • Vendo o vídeo do sr. Henrique, fiquei com uma impressão de ruim. Como se houve parcialidade na avaliação do aparelho. O vídeo feito no escuro não se justifica; a narrativa é lenta; a falta de fotos no celular mostra despreparo do avaliador, que parece fazê-la de improviso; o papel de parede é poluente visual…
      Segundo minhas pesquisas há 3 playlist básicos que podem ser usados no aparelho.
      O ponto alto do aparelho (não mencionado ou pensado) é justamente vir com um software opensource, sem que cada aplicativo tenha de ser pago, ou usado através de softwares especificos do fabricante (como ocorre com os iphones).

      • caro
        entrei em contato com a sony ericsson sobre o mediascape: nao houve resposta sobre as 3 playlists básicas às quais o sr. se refere.

  • Muito legal o review mas achei que deram ênfase demais nos pontos negativos. Achei muito legal a comparação da tela do Twitter do Motorola com o X10, mostrou que o cara realmente analisou muito as opções. Parabéns.

  • Muito bom o review, deu para ter uma boa idéia do que o aparelho reserva, sem ficar exaltando os pontos positivos, indo direto no que chateia… assim quando chegar a hora de comprar um novo aparelho, já sabemos os prós e os contras, sem cair no papo de vendedores ou do "amigo" que tem e acha "fantástico"
    Parabéns.

  • Achei o celular excelente. Respeito os pontos que foram levantados, mas na minha opinião, o review é fraco e pessoal demais. Foi dito que o Timescape é ruim para um tweet, mas para um sms, tudo bem. Os dois têm a mesma quantidade de informações – qual a diferença? "Impossível de ler uma mensagem"? Não vi dificuldade alguma, quem dirá impossibilidade… Um aparelho não pode ser julgado pelos hábitos do usuário, caso contrário, o Iphone seria considerado uma porcaria. Um bom tempo falando de como se acessar o Twitter – eu não compro um celular para twitar. Faltou, sim, revisar sinal wifi, facilidade de configuração, alternação entre tarefas, tirar e editar fotos, teclado virtual, ligações, agenda…

    • oi gustavo
      o problema do twitter é que ele mostra uma massa de informação muito grande em pouco tempo. ler fichinha por fichinha é perder tempo – um design lindo, com resultado desastroso. Siga mais de 300 pessoas no Twitter e faça o teste 😉

      • Bom, isso é um "problema" particular do Twitter. Pelo que entendi, a função do Timescape não é ser um cliente Twitter, mas sim, ter a extensão para que você possa ler tweets, além de várias outras notificações em um lugar comum (ligações, mensagens etc). Você pode usar, como mencionou, um cliente específico para um serviço específico. Mas nunca julgue mal o Windows apenas por que o Photoshop é melhor que o Paintbrush 😀

        • cara se não tem um smartphone com twitter…. na boa
          um problema desses num aparelho é um problema grave, visto que mexeram exatamente para melhorar

          pensa num carro, que uma empresa vai lá e muda o visual dela, pintura, rodas, estofamento, e justamente o que eles mudaram não ficou bom

          ai voce fala: pra que mudar entao?

          se não for pra somar não subtraia

      • O sr. Henrique está avaliando errado o recurso do timescape. No meu entender ele se presta a mostrar uma integração de informações de um contato (integração de redes sociais), o que parece ser a tendência atual. Como seu vídeo mesmo mostra, nele tem um aplicativo, ou você pode instalar, para o twiter.
        O timescape é um recurso, que claro, pode ser melhorado, mas que não tem nos outros smartphones, nem mesmo no iphone. Então, o recurso deixa de ser negativo para positivo.

        • caro
          você não entendeu o timescape. ele, sim, integra as redes sociais, incluindo o twitter e o facebook. a sony ericsson me sugeriu como alternativa baixar outros aplicativos para twitter, como o seesmic, para fugir dessa interface de ficha-por-ficha 3D que é apresentada ali. o motoblur, presente nos motorola, faz a mesmíssima coisa com uma interface organizada. usabilidade é tudo num mundo com sobrecarga de informação, e não é isso que o timescape oferece.

          • Você que não está entendendo. Foi isso que eu disse.
            Quanto a usabilidade, e pseudo falta de organização do timescape. Isso é sua opnião. E eu discordo dela.

          • obrigado pelo esclarecimento. se você gosta de ler "fichas", você segue 3 pessoas no máximo no Twitter – ou nem o usa.

  • Achei q o review poderia focar coisas mais interessantes do que twiter e facebook, e quem não dá a minima pra isso?? No meu caso queria ver como se comporta o navegador, se roda bem o skyfire, como é o suporte ao flash (se tem ou não), enfim, espero que no proximo review se preocupem menos com twiter e centrem no aparelho em si…

    • gil, o skyfire roda em todos aparelhos androids vai ser a mesmíssima coisa, até porque o processamento é feito nos servidores do desenvolvedor e não do seu hardware entao tudo dependerá da sua banda e do serviço deles, acredito que o pessoal do zumo focou no que a sony apresentou de diferente em relação aos outros androids

  • Eu achei o review fantástico. É preciso focar nos pontos que o fabricante diz ser o diferencial do celular, ou seja, se a Sony diz que o diferencial é esse sistema para utilizar o Twitter e o Facebook, então é nisso que precisa dar o foco. E acho que tem muito fabricante querendo fazer algo parecido com que a Motorola fez no Motoblur, aquele sistema que eles têm no DEXT, Backflip e Quench (eu tenho o DEXT), de integração de redes sociais e contatos. Quando vc usa o Motoblur uma vez, vicia nisso. Não consegue ficar sem. Vai ser difícil alguém me surpreender com relação a isso…

  • Tenho um Milestone (2.1) sem Motoblur e minha esposa tem um Quench (1.5) com Motoblur. Achava que o Milestone era o máximo, mas quando comparei com o Quench (ou seja, não fiquei lendo avaliações… fiz a minha hands-on!) aprendi que indepente do modelo/fabricante, o que importa é que o sistema android lhe permite a escolha de usar o aparelho como você entender, ou seja, posso desabilitar o motoblur (nada mais que deixar de usá-lo) e instalar qualquer aplicativo que mais me agrada. Isso pode ser um pouco difícil de entender para quem tem o iPhone, pois a interface é "fixa", mas pra quem já usou o Android antes… não tem diferença. Um excelente hardware como o do X10 e a promessa de um upgrade é o que tem que ser levado em consideração, apesar de que não dá para confiar na Sony, vide a "promessa" de que eles não iriam remover o Other OS dos antigos Playstation3 e acabaram removendo…

  • Você pelo visto odeia o aparelho, correto?
    Mas ainda quero ter um!

  • A respeito do player vai uma dica interessante:
    Chama-se: 3 (mas como símbolo da terceira potência), para localizar no Market, procure pelo nome do desenvolvedor (Filipe Abrantes) pois fica mais fácil achar.
    Ele cria um cubo que ordena pela letra inicial da banda/cantor, o que facilita na hora de localizar.
    Além disso ele puxa a foto do album da música.
    Eu particularmente achei muito bacana.

  • Desculpa…mas é so vc q ta falando mal do midiascap e o timescap…todo os outros sites falam muito bem dele…é so vc q nao gosto…no site Gizmodo.com.br eles falaram muito bem deles…entao acho q é so vc q nao gosto…

  • Se é soft tem concerto, o que não pode ser concertado é o hardware, e esse não é o problema do X10. Nenhum smartphone android tem cam de 8.1mpx. Isso foi o q tornou o N95 famoso,a câmera(pq o resto, convenhamos, symbian é uma porcaria). Então é puro preconceito na marca.

  • Comprei o xperia x10 e tive a infelicidade de bloquear o teclado através daquela sequência de traçados ligando um ponto a outro. Não me lembro da sequência que fiz e não consigo destravar o telefone. A sonyericsson informou que só na assistência técnica. Já esta disse que teria que atualizar os software o que acarretaria na perda de meus dados. Gostaria de saber se alguém sabe de alguma outra solução como talvez uma senha mestra ou algo do tipo.

  • Nao sei se alguem pode me ajudar> Comprei um experia x10 e quando passei minha agenda(numeros com o codigo da operadora de ddd, 21) a bina nao reconhecia as ligaçoes. So depois que deixei somente com o codigo de area(011,031,021etc) e que a ela resolveu idendificar as chamadas recebidas. Ademais, e um excelente aparelho.
    Obrigado.

  • Comprei o xperia x10 e tive a infelicidade de bloquear o teclado através daquela sequência de traçados ligando um ponto a outro. Meu filho começou a tentar e solicitou a conta do google, mas como o telefone é novo não tinha ainda configurado uma conta do google e agora travou e pede email com conta do google e senha, já tentei varias vezes a possível conta que tenho no gmail, mas corresponde. Alguém tem alguma sugestão, pois o básico já tentei deixando o telefone desligado tentando, tirando a bateria e nada.

  • Tentei mas não tem jeito, o telefone fica na primeira tela e já cai no modo de segurança solicitando email e contagoogle!! Pelo memos o sistema de segurança funciona mesmo..rsrsrs!!acredito que só se enviar para fabrica, mas de deja eu agradeço a tenlção.

  • Vanderlei e se vc fizesse uma atualização de Software pelo SEUS (Sony Ericsson Update Service) … Irá restaurar todas as configurações de fábrica …

  • Esse smartphone x10 é bonzinho, mas comparado ao htc hd2 t-mobile (esse realmente tem a maior tela do mercado 4×3.) O touch do x10 é bom, mas hd2 é muiiito melhor, inclusive o único que comparo ao iphone, pois tive um antes. O sistema do hd2 é o WM. Todos dizem que não tem apps. Mas basta procura e ter paciência. Eu ja tenho milhares de apps grátis, um mais legal do que o outro. O aparelho sincroniza tudo com maestria. Tudo funciona facilmente. Ele é inclusive um excelente roteador WI-FI. A interface touch flo 3d é incrivel, não existe similar no mercado. Enfim, tenho os dois e não tem como comparar. Até as fotos. No x10 são 8 mgx e hd2 5mgx. Realmente as fotos do sony são ótimas, mas no hd2 a nitidez e os detlahes são impressionantes. Fora o duplo led para filmar a noite, que é ótimo. Emfim, certamente, irão me criticar, mas deem uma olhada com carinho no hd2. Naturalmente deixarão qualquer aparelhinho por ele.