Um teclado de iPhone no Windows Mobile
Início » HARDWARE » APPLE » Um teclado de iPhone no Windows Mobile

Um teclado de iPhone no Windows Mobile

Pocket CM Keyboard com cara de iPhoneQuando o iPhone foi anunciado muita gente torceu o nariz para o produto, citando como um de vários “defeitos” a falta de um teclado “fí­sico”. Os usuários corporativos, principalmente, agarraram firmemente seus Blackberrys enquanto esbravejavam reclamando que seria impossí­vel compor um e-mail de forma decente em um teclado virtual.

A Apple contra-argumentava, dizendo que seu teclado na tela era melhor que um “thumb board” tradicional, com botões maiores, mais flexí­vel e dotado de software capaz de eliminar os erros de digitação mais comuns.

Com o iPhone nas lojas dá pra ver que a Apple estava certa. O teclado virtual do iPhone não é perfeito, mas é muito melhor do que o esperado e bom o suficiente para uso intenso no dia-a-dia.

Com certeza é muito melhor que soluções similares, como o encontrado nos PDAs e Smartphones equipados com o Windows Mobile. Como usário de um destes (um iPaq), fui acometido de uma crise de ciúmes assim que tive a chance de usar um iPhone e comecei a procurar um teclado similar para o meu PDA. Com a febre dos “kits” de transformação para deixar PocketPCs com cara de iPhones, certamente alguém deveria ter desenvolvido pelo menos uma solução. Encontrei não uma, mas várias.

Henrique comenta: Mas pra que diabos você quer colocar um teclado de iPhone no Windows Mobile? Pra posar de invejoso?


Duas delas, o Resco Keyboard Pro (US$ 19,95) e o ZoomBoard (US$ 9,95), são comerciais. Dentre elas o Resco é o que mais se aproxima do visual e recursos do teclado do iPhone. Mas foi um freeware, o Pocket CM Keyboard, que acabou ganhando espaço no meu PDA. Além do visual, seus recursos e flexibilidade na configuração o tornam imbatí­vel.

A instalação é fácil. Baixe o arquivo .cab do site oficial e instale-o em seu aparelho. Sozinho, o Pocket CM não oferece muita vantagem em relação ao teclado padrão do Windows Mobile. Para deixá-lo parecido com a solução da Apple você precisa de três arquivos extras: uma skin, um arquivo de layout (com sí­mbolos e acentuação em português) e um dicionário de auto-correção. Como estes arquivos estão espalhados em sites e fóruns na internet, resolvi facilitar as coisas: basta baixar este pacote .zip com tudo o necessário.

Descompacte o arquivo em seu PDA, abra o File Manager (Gerenciador de Arquivos) e copie os arquivos 2many.skin, Portuguese_PT_1.0.layout e portuguese.dict para o diretório onde foi instalado o PocketCM.

Em meu iPaq (com sistema em inglês), ele está em My Device/Program Files/PCMKeyboard. Basta jogar tudo lá dentro. Agora, vá ao menu do Windows na Today Screen, clique em Settings (Configurações) e em Input (entrada) na aba Personal (Pessoal). Em Input Method (Método de Entrada) selecione PCM Keyboard e clique em Options (Opções) para configurar.

Instalando os arquivos do PocketCM Keyboard Tela de configuração do PocketCM Keyboard

Na tela de opções, marque os itens Enable suggestion e Enable auto-correction . Em Dictionary escolha Portuguese. Em Keyboard Layout selecione Portuguese_PT_1.0 e em Keyboard skin escolha 2many. Marque a opção Show feedback on letters e clique em OK. Seu teclado do iPhone já está instalado.

Para usar, basta selecioná-lo como método de entrada em qualquer aplicativo. Assim como no iPhone, a tendência natural é ter um certo receio ao digitar e ir devagar no começo, mas logo você pega o jeito. Depois de digitar algumas letras o programa mostra um pop-up em verde com uma sugestão de palavra, tecle espaço para aceitá-la ou continue digitando. Segurar uma tecla por alguns segundos resulta em um popup com a letra, e em alguns casos com sí­mbolos alternativos. A tecla “.123?” troca as letras por sí­mbolos e um teclado numérico. Infelizmente alguns sí­mbolos comuns e quase todos os caracteres acentuados estão ocultos em um terceiro layout, o que é pouco prático: tecle “.123?” e “shift lock” (a seta para cima) para vê-los.

Assim como o teclado do iPhone, o PocketCM Keyboard não é perfeito. Mas, novamente, é muito melhor que a solução padrão oferecida pela Microsoft e bit-a-bit tão competente quanto as soluções pagas. Se você tem um PDA ou SmartPhone com o Windows Mobile e gosta de escrever, é item quase obrigatório.


Escrito por
do blog
8 comentários
  • Vou sugerir para um amigo que esta com um HTC Touch.

  • Eu instalei no HTC Touch e estou usando a muito tempo, gostei muito! Recomendo!
    Abs

  • Nossa cara.. e não costumo comenta nos post.. mass esse post mato a pau…

    mto bom mesmo..

    instalei no meu htc.. e recomendo..

    mto obrigado

    abraço a todos

  • não consigo instalar…
    fiz o procedimento como descrito, mas não instala, nem aparece em " configurações/entrada. que será que ta faltando ? o meu é um HTC P3301

  • Obrigado pelo post ! Ficou muito bom ! Parabéns !!! sem palavras…

  • Nossa, post ótimo! Se tornou um item essencial na minha lista de programas para o meu smartphone A3100 da Motorola. Valeu!

    • Prezado Caio, Você tem os arquivos do Pacote.zip, pois eles não estão mais disponíveis.