Toshiba Encore: bom precedente para tablets pequenos com Windows 8.1
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » Toshiba Encore: bom precedente para tablets pequenos com Windows 8.1

Toshiba Encore: bom precedente para tablets pequenos com Windows 8.1

RESUMO

Na IFA 2013, a Toshiba mostra seu novo tablet Encore, um modelo também com tela de 8″ (1200 x 800), processador Intel Atom “Bay Trail” de última geração e que abre um bom precedente para a adoção de tablets com Windows de tela pequena.

Quando o tablet Acer Iconia W3 foi lançado alguns meses atrás, a mídia especializada caiu em cima do produto com pauspedras e fogo.

Era o primeiro tablet rodando Windows 8 em uma tela de 8 polegadas, mas as especificações não empolgaram muito (Intel Atom, tela 1200 x 800, Windows 8 32 bits).

Na IFA 2013, a Toshiba mostra seu novo tablet Encore, um modelo também com tela de 8″ (1200 x 800), processador Intel Atom “Bay Trail” de última geração e 32 GB de armazenamento interno expansível com cartões microSD.

Mas o mais importante (além das especificações) é que o Encore consiga abrir um bom precedente para os tablets com Windows 8.1 – algo que o Iconia não conseguiu por sair muito cedo e com a versão anterior do sistema da Microsoft.

O problema (ao menos para mim) é que tablets com Windows 8 são grandes demais e uma tela maior (9″ ou 10″ ou 11″) acaba, mesmo que sem que nem Microsoft ou o fabricante tenham a intenção, causando a vontade de usar o teclado junto ao produto – e voltando ao velho mundo do notebook.

O Encore é um tablet básico para consumo de mídia e ocasional uso para produtividade, e isso me parece bem mais interessante (pense no que o Google fez com o Nexus 7: é para usar coisas do Google Play e ponto). Falta agora a Microsoft acelerar ainda mais a criação de apps específicos para Windows 8 e bingo: esse formato (somado a um bom preço) pode ser um sucesso de vendas.

toshiba win8 tablet - 2

Gostei bastante do Encore exatamente por isso: a tela é boa e nítida (vi o Iconia W3 no estande da Acer e, bem, só confirma algumas maldades que disseram dele – a principal é a tela), o tablet vem com dois microfones internos para melhor uso do Skype já integrado e sua lista de aplicativos inclui uma versão completa do Microsoft Office Home & Student 2013, entre outros.

toshiba win8 tablet - 3

O Encore tem ainda portas microUSB 2.0, microHDMI e a já citada microSD…

toshiba win8 tablet - 4

E uma câmera traseira de 8 megapixels (na frente, 2 megapixels para videochamadas).toshiba win8 tablet - 5

E além disso é bonito e confortável de usar.

toshiba win8 tablet - 6

O Toshiba Encore começa a ser vendido nos EUA em novembro pelo preço sugerido de US$ 329,99.

Escrito por
Henrique Martin