Super PC de hoje: 5 aplicativos incríveis para usar APU ao máximo
Início » HARDWARE » AMD » Super PC de hoje: 5 aplicativos incríveis para usar APU ao máximo

Super PC de hoje: 5 aplicativos incríveis para usar APU ao máximo

RESUMO

AMD investe em computação heterogênea, mas o que significa isso na prática? Aplicativos que usam poder de processamento múltiplo – veja os mais legais.

Hardware sem software não é nada. A AMD, sabendo disso, reuniu um monte de desenvolvedores em Bellevue  no AMD Fusion Developer Summit 2011 (ao lado de dezenas de prédios da Microsoft, por sinal) para falar sobre sua estratégia de APUs e, principalmente, de computação heterogênea (=a que usa recursos de mais de um processador para aproveitar ao máximo os recursos de hardware).

E, claro, algumas demos muito interessantes foram feitas durante o evento.

Separei as cinco mais legais.

1) CyberLink: o novo PowerDirector 10 usa os recursos da APU para acelerar a edição de vídeo doméstica. Aqui, eles demonstraram quatro vídeos sendo renderizados ao mesmo tempo, com adição de efeitos e transições. Diz a Cyberlink que dá para editar até 100 vídeos simultâneos, mas aí é demais da conta, né? 

2) Estabilização de vídeo direto na APU (“Steady Video Technology”, desenvolvida pela própria AMD e demonstrada em tudo quanto é canto aqui). A MotionDSP, que começou fazendo projetos para governo (CSI feelings) desenvolveu uma das soluções. Veja o vídeo abaixo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NWGkyGKwoDc]

3) Viewdle: um software de processamento em lote de rostos na sua biblioteca de fotos. Estilo iPhoto, pelo que vi sem integração com Facebook (ufa!).

4) XTR. Sabe o Kinect, que usa duas câmeras pra capturar movimento e transformar em ação no jogo? A tecnologia da XTR faz a mesma coisa, só que com sua webcam safada e ordinária. Agradeça, claro, à APU.

São duas demos: um joguinho de Kinect adaptado e um controle manual de media player (literalmente). Fotos e vídeo abaixo. A tecnologia estará disponível no fim do ano.

 

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zsX4C4WN8nc]

5) Unlimited Realities / Umajin Viewer: é uma nova interface fluida para telas sensíveis ao toque, rodando sobre o Windows 7. A ideia é deixar o PC mais intutivo e fácil de usar, incluindo crianças (alguns apps aí são games infantis).

(poderia falar de games aqui também, mas é algo que todo mundo já espera que uma APU faça direito, certo?)

Disclaimer: ZTOP viajou a convite da AMD, mas todas as opiniões aqui são nossas.

 

 

Escrito por
Henrique Martin
12 comentários