Super Pac-Man TV Game
Início » GAMES » Super Pac-Man TV Game

Super Pac-Man TV Game

Super Pac-Man TV GameNo começo da década de 80, era de ouro dos arcades, um jogo muito simples e extremamente divertido virou mania no mundo todo, arrecadando milhares de fichas de jogadores ávidos por “só mais uma partida”. Pac-Man, da Namco, logo inspirou músicas, desenhos animados, brinquedos e todo o tipo de quinquilharias com a carinha amarela do herói estampada. Era a “Pac-Man Fever”, a Febre do Pac-Man.

Quando a Atari anunciou uma versão do jogo para seu console (o Atari 2600), o mundo aguardou com expectativa. Imaginem, trazer toda a diversão do arcade para a sala de estar! Confiante em um sucesso absoluto a empresa produziu 12 milhões de cartuchos, mais do que o número de consoles em uso na época (10 milhões), crente de que as pessoas iriam comprar um Atari só para poder jogar Pac-Man. Talvez fosse verdade, se o jogo não fosse tão ruim: gráficos feios, sons distorcidos e uma jogabilidade que invalidava a maioria das estratégias do arcade fizeram o público torcer o nariz.

Mas 20 anos depois, graças í  Jakks Pacific, é possí­vel ter toda a experiência do arcade em casa. E você nem precisa de um videogame ou computador, basta uma TV e o Super Pac-Man TV Game.

Esqueça consoles, cartuchos (ou CDs), controles separados e confusão com fios, o TV Game é um joystick contém tudo o que você precisa para jogar. Basta colocar quatro pilhas AA na parte de baixo, ligar os cabos A/V í  TV e pronto! Após algumas telas de copyright surge na tela um menu para seleção de um dos quatro jogos disponí­veis: Pac-Man (1980), Pac-Man Plus (1982), Super Pac-Man (1982) e Pac & Pal (1983).

Os quatro jogos inclusos no Super Pac-Man TV GameÉ difí­cil saber se os jogos são versões (ports) dos originais para o hardware da Jakks ou se são os originais rodando sob uma forma de emulação. Gráficos, sons e jogabilidade são extremamente fiéis ao arcade. A alavanca do joystick só se move em quatro direções, como no original. Isso pode parecer um pouco estranho para quem está acostumado aos joysticks mais recentes, mas rapidamente pega-se o jeito. O botão de tiro só é usado em um dos jogos, Pac & Pal.

Recordes são gravados na memória interna do controle, e se mantém mesmo se as pilhas forem removidas. O único ponto negativo é a variedade: Pac-Man Plus é nada mais que uma versão levemente modificada de Pac-Man e Pac & Pal, apesar de ter novidades como a capacidade de fazer Pac-Man “gritar” contra os inimigos, é muito similar a Super Pac-Man, que por si só não foi um sucesso quando lançado no arcade. Uma seleção com Pac-Man, Ms. Pac-Man, Super Pac-Man e Jr. Pac-Man seria bem mais divertida.

A Jakks produz outros joysticks com jogos clássicos, além de jogos próprios baseados em super-heróis (Superman, Spiderman) e desenhos animados populares (Avatar, Bob Esponja). Destaques vão para o modelo da Activision, com clássicos do Atari como Pitfall!, Atlantis, River Raid, Spider Fighter, Crackpots, Freeway, Tennis e Boxing, a versão Ms. Pacman, com Galaga Mappy, Pole Position, Xevious e Ms. Pacman, e o modelo da Namco, com Pac-Man, Dig Dug, Galaxian, Rally-X e Bosconian. Todos seguindo o mesmo estilo “plug & play”.

O Super Pac-Man TV Game é uma excelente forma de matar o tempo numa tarde chuvosa, e diversão para toda a famí­lia.

Super Pac-Man TV Game
Jakks Pacific, www.tvgames.com
US$ 19,90
Nota: 4 de 5

Escrito por
do blog
4 comentários
  • A dúvida sobre port ou emulação pode ser facilmente resolvida com uma chave de fenda ou outras ferramentas menos elegantes. A idéia de ports de todos esses jogos para CPUs modernas não me soa provável — a menos que tenhamos um caso psiquiátrico sério em mãos — e um emulador rodando em quatro pilhas pequenas não parece realístico tampouco. Quem sabe uma reconstrução moderna do equipamento original, como um MAME implementado em hardware?

  • Pensei na chave de fenda, mas decidi me divertir um pouco com o brinquedo antes de colocar sua “integridade eletrônica” em risco :). Creio que abrindo o controle tudo o que vou ver é uma placa com um único chip genérico e conectores, mas agora você me deixou curioso.

    Uma das telas de copyright diz que o produto foi desenvolvido para a Jakks Pacific pela HotGen em Londres. O site deles (www.hotgen.co.uk) lista uma série de controles similares, além de “bichinhos virtuais” interativos (V-MIGO) e jogos para consoles tradicionais. Infelizmente, não esclarece muito o mistério.

    Vou pesquisar mais sobre o assunto, e tendo novidades atualizo o artigo.