Sony Xperia XZ1: um scanner 3D de bolso
Início » SMARTPHONES » Sony Xperia XZ1: um scanner 3D de bolso

Sony Xperia XZ1: um scanner 3D de bolso

A Sony anunciou hoje em Berlim, durante a IFA 2017 (saudades, IFA!) três novos smartphones: os topo de linha Xperia XZ1 e Xperia XZ1 Compact, capazes de criar modelos 3D a partir da sua câmera, e o intermediário Xperia XA1.

Como não estou em Berlim, vi o XZ1 e o XA1 antes em uma demonstração que a Sony fez de protótipos dos aparelhos. Não temos informação de preço ou lançamento no Brasil ainda, mas foi bem legal ver os smartphones antes – obrigado, Sony!

Update 8h30: Segundo a Sony, o XZ1 e XZ1 Compact já virão com Android 8.0 “Oreo” de fábrica. A previsão de lançamento mundial é setembro.

Sony Xperia XZ1 / XZ1 Compact

O Xperia XZ1 entra na linha de produtos topo de linha da Sony. É um aparelho com configurações muito parecidas com as do Xperia XZ Premium, que tem uma tela 4K: processador Qualcomm Snapdragon 835, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno e telas de 5,2″ (XZ1) e 4,6″ (XZ1 Compact, que vem com 32 GB internos) com resolução Full HD.

O sensor da câmera também é o mesmo do XZ Premium, com 19 megapixels de resolução e capacidade de filmar em câmera super-lenta (960 quadros por segundo).

Em resumo, os dois novos aparelhos são um XZ Premium com uma tela mais simples – o que não é ruim – e retomam a tradição da Sony Mobile de lançar um aparelho high-end e sua versão igualmente poderosa com tela menor.

O XZ1 segue o design Sony (bordas! bordas! bordas!) em um corpo de estrutura metálica (em preto, prata, azul ou rosa) em uma peça protegida por Gorilla Glass 5, com proteção IP65/68 contra água e respingos. O smartphone mantém o leitor de impressões digitais na lateral, junto ao botão de liga-desliga. 

A câmera do XZ1 – além da resolução alta, sensor Sony e recursos similares aos das câmeras profissionais da marca – vem com uma tecnologia integrada (leia-se software) que a fabricante chama de 3D Creator: em resumo, é um scanner 3D para ter em casa.

O 3D creator tem suas limitações de tamanho a ser escaneado em quatro modos: rosto, cabeça, comida, objetos, e o processo de escanear é muito parecido ao sistema de foto panorâmica da maioria dos smartphones: você enquadra o objeto em uma máscara na tela, o aparelho apita para indicar a captura, e você se move para o próximo quadro. Na sessão que participei, eu fui (minha grande careca, na verdade) escaneado na demonstração (vídeos constrangedores por aí, prevejo).

O objeto 3D criado pode ser exportado para outros apps (como uns que fazem você dançar…) e serviços 3D. Se tiver uma impressora 3D à mão, basta mandar imprimir o que foi criado. É uma tecnologia interessante pelo fato de chegar ao consumidor final de forma simples, sem que ele precise comprar uma matriz de câmeras em 360 graus para escanear objetos/pessoas.

Como disse, o XZ1 Compact não compareceu ao evento, mas o design é o mesmo, só mudam as cores (preto, prata, azul claro e coral) e o tamanho da tela (4,6″).

Mais fotos do Sony Xperia XZ1:

Sony Xperia XA1 Plus

É o mais novo smartphone intermediário da Sony. Tela de 5,5″ Full HD, câmera de 23 megapixels traseira, câmera frontal de 8 megapixels com lente grande angular, processador Mediatek Helio P20 octa-core, 4 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno. Virá nas cores dourado, azul e prata, com acabamento em alumínio nas bordas.

Tem cara de ser o clássico caso de aparelhos Sony no Brasil que devem chegar ao mercado mais caros que concorrentes com configurações similares (como o Quantum Sky, por exemplo).

[Sony]

Escrito por
Henrique Martin
2 comentários
  • Os aparelhos são realmente lindos, feio é o preço que a SONY cobra por eles aqui.

  • A phony é Soda! (by garota sem fio).
    Mais pelo preço que outra coisa.

    MAs esse experimento 3D deve ser interessante caso se tenha uma forma fácil de imprimir o modelo 3D: uma peça do teclado, a tampa do controle ou outra coisa quebrada que nunca venderá separada.

    Sobre a tela, nem todo mundo gosta de phablets.
    Um público que a Sony pode agradar – igual ao iPhone 6 e 6+.

    E ainda não tem app pra esse scanner 3D no Android???

    P.S.¹: SE agora é o Oreo, vamos aderir a campanha do #AndroidPaçoca
    😀
    P.S.²: e quando acaba o alfabeto, como o Android será nomeado???