Hands-on: Ultrabook Sony Vaio T (13″)
sony ultrabook vaio t
Início » HARDWARE » Hands-on: Ultrabook Sony Vaio T (13″)

Hands-on: Ultrabook Sony Vaio T (13″)

No final de maio, a Sony mostrou seu primeiro ultrabook, o Vaio T, apenas na versão com tela de 11″. Agora, a fabricante anunciou mais um monte de lançamentos para o semestre, incluindo o Vaio T com tela de 13″ e que já vem com processador Intel Core i5 de terceira geração “Ivy Bridge”.

A configuração do Vaio T de 13″ é bem mais avançada do que o de 11: chip Intel Core i5 de terceira geração “Ivy Bridge” de 1,7 GHz, 4 GB de RAM (expansível a 8 GB), USB 3.0 e bateria com duração estimada em sete horas. Vem com um SSD de 32 GB apenas e um HD de 320 GB (algo que eu continuo achando esquisito, mas tem lógica para o fabricante: o SSD deixa o sistema mais rápido, mas em menor tamanho sai mais barato que uma solução apenas de SSD, estilo MacBook Air, sem HD).

O Vaio T de 13″ pesa 1,6 kg e roda Windows 7 Home Premium (com update garantido para Windows 8).

Primeiro, uma rápida introdução comparando os tamanhos das duas versões – 11″em cima, 13″ embaixo. Note que na frente do notebook estão apenas as luzes indicadoras de estado (bateria/disco rígido/conexão sem fios) – nada de leitores de cartão, comuns nos demais modelos convencionais da Sony.

sony ultrabook vaio t

No Vaio T de 13″, no lado direito temos o conector para fones de ouvido, o leitor de cartão, duas saídas de vídeo (HDMI e VGA) e uma porta Ethernet – algo um tanto surpreendente em um modelo de consumo, sem foco corporativo.

sony ultrabook vaio t

Do outro lado, o conector da fonte e duas portas USB: uma 2.0 tradicional e uma 3.0 energizada, capaz de recarregar gadgets (smartphones, tablets) sem precisar estar com o computador ligado. Já vimos isso nos Zenbook da Asus, e a ideia é incrível.

sony ultrabook vaio t

O design segue o mesmo padrão do Vaio T de 11: a parte traseira em alumínio brilhante serve de apoio para a tela.

sony ultrabook vaio t

O que não é legal? O Vaio T de 13″ não tem teclado retroiluminado – função que está presente em outros modelos mais básicos da linha Sony Vaio.

sony ultrabook vaio t

Em tempo: o preço sugerido do Sony Vaio T de 13″ é de R$ 3.199, e o modelo de 11″ tem preço sugerido de R$ 2.899 (lembrando que esse modelo usa processador Intel Core i3 de segunda geração).

Escrito por
Henrique Martin