Números enormes: a câmera dupla da Sony
Início » FOTOGRAFIA » Números enormes: a câmera dupla da Sony

Números enormes: a câmera dupla da Sony

[MWC 2018] A Sony mostrou em Barcelona dois novos smartphones (Xperia XZ2 e XZ2 Compact), mas um detalhe no canto do estande deles mostra algo bem mais interessante: para onde vão os sensores de câmeras dos telefones.

Apesar de vender seus próprios aparelhos, a Sony é uma das principais fornecedoras de sensores de câmeras para smartphones do mundo. E, como seus dispositivos ainda não têm câmera dupla, os japoneses mostraram que o futuro de duas lentes não é apenas dar zoom, mas aumentar muito a sensibilidade à luz.

O protótipo demonstrado no MWC permite algo (para mim) quase impossível: ISO 51.200 para fotos (!) e ISO 12.800 para vídeo (!!!). Em uma comparação rápida, a Sony montou uma área fechada com condições de luz muito ruins. Isso é o que eu vi ligando a câmera do meu Galaxy S8 (o teste ideal é com vídeo, mas realmente não apareceu nada):

E aqui mostra o que o sensor novo da Sony vê (em vídeo apenas), em comparação com um Xperia atual da marca. Dava até para perceber pequenas estrelas cadentes passando no céu. O sensor novo conta com um processador de sinais impressionante, desenvolvido, claro, pela Sony. A Sony diz que é ainda um protótipo e não tem previsão de lançamento da tecnologia ainda para os smartphones. De qualquer modo, é impressionante.

Sony Xperia XZ2 Compact e XZ2

Os Sony Xperia XZ2 e XZ2 Compact são os novos topo de linha da fabricante. Sem previsão de lançamento no Brasil ainda, seguem o tema do “vamos investir em HDR” da marca. A tela é compatível com a tecnologia e faz upscale de conteúdo sem HDR para com HDR (telas de 5,7″ para o XZ2 e 5″, respectivamente).

A principal coisa que se nota neles, porém, é o novo (e lindo) design. Ambos vêm com processador Qualcomm Snapdragon 845 rodando Android 8.0 e devem chegar a “mercados globais” a partir de março.

O XZ2 tem alguns truques adicionais na manga: vibração dinâmica para som (fazendo o aparelho vibrar conforme o conteúdo na tela ou fones de ouvido), carregamento wireless e bateria maior (3.180 mAH contra 2.870 do Compact).

Ainda na seara do HDR, a câmera dos novos XZ2 é capaz de filmar e fotografar em HDR, o que é bem legal (Veja a comparação abaixo com um Xperia anterior à direita da foto). E seu recurso de super slow motion a 960 quadros por segundo agora grava em Full HD (contra os 720p do Galaxy S9).

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário