Com a Sony, Google TV chega ao Brasil
Início » NOVOS PRODUTOS » casa » Com a Sony, Google TV chega ao Brasil

Com a Sony, Google TV chega ao Brasil

A Sony anunciou hoje que vai lançar no mercado brasileiro seu primeiro equipamento movido a Google TV, confirmando a informação adiantada pelo ZTOP em maio: o primeiro modelo a chegar é o set-top box NSZ-GS7 Internet Player com Google TV.

O produto entra em pré-venda em 15 de outubro e começa a ser vendido em novembro.

O dispositivo não tem muito mistério: basta conectar ao televisor pela porta HDMI e acessar serviços do Google (Chrome, Gmail, YouTube,  entre outros) e aplicativos online (afinal, a lojinha Google Play está lá com itens customizados para a tela grande) e pronto.

Seu controle remoto tem um teclado QWERTY completo na parte traseira para ajudar a navegar pela televisão do Google e ampliar sua experiência de uso. É possível ainda ver TV ao vivo (aberta ou a cabo) e acessar redes sociais ao mesmo tempo no aparelho da Google TV.

Vale lembrar que o Google TV nunca foi um grande sucesso no exterior, ficando restrita aos Estados Unidos até meados deste ano. O Google lançou sua plataforma de TV conectada em maio de 2010, mas só abriu o sistema para aplicativos externos na metade do ano passado.

No começo, os parceiros da Sony e do Google em conteúdo incluem emissoras de TV aberta (Record, SBT, Globo, Band), portais de internet (iG, UOL), previsão do tempo (Climatempo) e serviços online (Netflix e Crackle). Segundo a Sony, mais parceiros de conteúdo serão adicionados em breve. Parceiros globais incluem Kontrol TV, Filarmônica de Berlim, Blip.TV, CNET TV e DailyMotion, entre outros. O conteúdo dos parceiros fica sob o aplicativo Sony Entertainment Network.

Além disso, o aplicativo SocialLife permite configurar diversos perfis de reds sociais no set-top box protegidos por senha – desse modo, cada morador da casa pode configurar suas redes. Thaisa Yamamura, responsável na Sony para Google TV na América Latina, diz que são dois públicos que a Sony pretende atingir com o Internet Player: usuários com perfil mais high-tech que querem aplicativos na TV e quem não tem TVs conectadas, já que não é preciso comprar um novo modelo para usar com o dispositivo.

Entretanto, o lançamento de um aparelho com Google TV não significa que os serviços de conteúdo do Google (filmes, música, livros) cheguem ao Brasil, a exemplo do que a Apple já fez (e vende sua Apple TV por aqui desde 2011 também).

Segundo o Google, “os EUA são sempre o primeiro mercado para esse tipo de produto, depois é feito o lançamento para outros países. O Brasil é foco, e estamos estudando forma de trazer esses produtos para cá, mas não há nada ainda definido”, de acordo com Federico Goldemberg, gerente de parcerias do Google Brasil.

O Sony NSG-GST será vendido a partir de 15 de outubro em pré-venda pelo preço sugerido de R$ 899.

>>> Hands-on do aparelho

 

Escrito por
Henrique Martin
10 comentários