Sony encerra atividades no Brasil em 2020
Início » NEWSLETTER » Sony encerra atividades no Brasil em 2020

Sony encerra atividades no Brasil em 2020

RESUMO

Sony fecha fábrica em Manaus e deixa de vender TVs, câmeras digitais e produtos de áudio no país em 2021.

TCHAU MANAUS

A Sony vai fechar sua fábrica em Manaus no final de março de 2021, encerrando quase todas as operações voltadas a eletrônicos de consumo no país em meados do ano que vem.

A informação começou a circular na noite de ontem (14) e foi confirmada por quatro fontes distintas para a Interfaces. 

A marca mandou um comunicado para o mercado (varejistas, parceiros, fornecedores e funcionários). A carta, assinada pelo gerente de operações sênior da Sony no Brasil, diz que os demais negócios do grupo Sony no país, como games, soluções profissionais, música e cinema, serão mantidas.

As áreas de TV, áudio e câmeras serão afetadas, “considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios”. 

A carta cita ainda que a operação local vai continuar a fornecer serviços de suporte técnico e garantia dos produtos comercializados. A empresa tinha 48 anos de presença no mercado local. 

Uma das fontes consultadas pela Interfaces diz que era previsível o fechamento da fábrica em Manaus. A pandemia de Covid-19 e o desaquecimento da economia foram só um empurrão adicional. 

As consequências para o mercado de eletrônicos são previsíveis. Além das demissões (e sindicato e governo chiando em Manaus), a oferta de produtos diminui ao consumidor, com uma concentração ainda maior em alguns setores.

Devemos ver um crescimento de Samsung e LG no segmento de TVs e um aumento, a médio prazo, no mercado cinza de equipamentos de áudio e câmeras da Sony.  Com dólar alto e sem previsão de queda, vai ser difícil trocar de produto em breve. Nas câmeras, das três grandes fabricantes (Nikon, Canon, Sony), só sobra a Canon com operação local. 

Para lidar com a crise na comunicação, a Sony contratou a agência CDN. Até o fechamento desta newsletter (9h50) um posicionamento oficial não havia sido enviado. Falaremos mais sobre o tema no nosso Twitter.

ANO FISCAL

Vale notar que o ano fiscal de 2020 da Sony se encerra em 31 de março de 2021.

Os resultados financeiros da Sony do primeiro trimestre de 2020, encerrado em 30 de junho, não citam planos sobre fechamento de fábrica no país. Nem citam o Brasil, em geral – é apenas um número em um rodapé dos relatórios.

Não encontramos notícias, formulários ou notificações enviados à SEC americana informando sobre o fechamento da fábrica de Manaus também.

Acreditamos que o comunicado enviado aos parceiros serviu como alerta para que não façam mais pedidos de compras, mas saiu antes do momento certo, juridicamente falando. Uma confirmação deve ser publicada no próximo relatório trimestral. 

HISTÓRICO

Ano passado, a Sony Mobile também reestruturou suas operações no Brasil (e nas Américas) e encerrou suas atividades na região, mantendo apenas o suporte técnico para os smartphones da marca

E O PLAYSTATION 5?

A divisão de games continuará operando no país por meio de distribuidora.

O mercado espera o anúncio dos preços e da estratégia de lançamento do console de nova geração no país – bem como dos concorrentes Xbox Series S e Series X.

2 comentários