Hands-on: câmeras Sony Cyber-shot QX-10/QX-100
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » Hands-on: câmeras Sony Cyber-shot QX-10/QX-100

Hands-on: câmeras Sony Cyber-shot QX-10/QX-100

RESUMO

Em vez de lançar um smartphone com zoom óptico, a Sony criou um dos objetos mais curiosos da IFA 2013, que termina esta semana em Berlim: as lentes-câmera Sony Cyber-shot QX10 e QX100, que podem ser usadas conectadas a smartphones com iOS e Android via Wi-Fi.

Em vez de lançar um smartphone com zoom óptico, a Sony criou um dos objetos mais curiosos da IFA 2013, que termina esta semana em Berlim: as lentes-câmera Sony Cyber-shot QX10 e QX100, que podem ser usadas conectadas a smartphones com iOS e Android via Wi-Fi.

Esta é a Cyber-shot QX-10, o modelo de entrada: zoom óptico de 10x e sensor EXMOR de 18,2 megapixels com lentes Sony G com estabilização de imagem. Preço sugerido nos Estados Unidos: US$ 250.

sony lente - 02

O funcionamento da QX10 é bastante simples: via NFC (no caso de smartphones da Sony, como o Xperia X1), você pareia os dois dispositivos, que ficam conectados por Wi-Fi (mais rápido que Bluetooth para esse tipo de aplicação) – e o telefone se torna apenas um grande controle remoto (e visor) para a lente.

sony lente - 03

Com o acessório conectado, o smartphone fica muito mais com cara de câmera básica do que de telefone:

sony lente - 04

Na lateral da QX10 estão o controle de zoom e um botão disparador apenas, e um botão de liga-desliga está localizado no topo do acessório. E só:

sony lente - 05

Aqui a lente com o zoom de 10x estendido – por mais que a Sony diga que não, o conjunto da obra fica pesado e um pouco desajeitado de segurar.

sony lente - 06

O encaixe da lente é feito por uma capa de plástico opcional ao Xperia X1…

sony lente - 07

Mas demais aparelhos com Android (a partir da versão 3.1) e iOS podem usar esse anel adaptador com ganchos com molas que se prendem à borda do aparelho:

sony lente - 09

Na parte traseira da QX10, um slot de expansão de memória padrão M2 e microSD. As fotos ficam salvas ali e também no armazenamento interno do smartphone.

sony lente - 08

Vale lembrar que, com a lente-câmera em operação, a câmera do seu smartphone se torna sem utilidade.

sony lente - 10

Após a conexão entre dispositivos, é preciso usar um aplicativo da Sony (Play Memories) para usar a câmera.

sony lente - 11

O app tem três modos de fotografia (program auto, intelligent auto e superior auto), que detectam as condições de iluminação da cena e ajustam para a melhor qualidade possível de captura.

sony lente - 15

Aqui, a lente da QX10 em modo grande angular…

sony lente - 12

… e com o zoom de 10x no máximo.

sony lente - 13

No app também é possível controlar o tamanho da imagem e seu formato. E, num modo bizarro de fotografia, se você quiser pode usar a QX-10 (ou a QX-100) presa a um tripé, com o smartphone desconectado fisicamente – servindo apenas como monitor remoto.

sony lente - 14

Já a Sony Cyber-shot QX-100 é a irmã elegante e mais cara da QX-10. Tem um sensor Exmor de 20,2 megapixels (de 1 polegada, e diz a fabricante que é igual ao usado na câmera Cyber-shot RX100 II, uma das mais caras da Sony) e usa uma lente Carl Zeiss Vario-Sonnar T com zoom óptico de 3,6x – e um anel de controle de foco. Esse modelo oferece também mais opções de controle de imagem (incluindo modos Program e Aperture).

Tem preço sugerido de US$ 500. As duas câmeras chegam às lojas nos EUA ainda este mês.

Mais fotos da QX-100, que tem funcionamento e operação similar ao modelo mais básico:

sony lente - 16

sony lente - 17 sony lente - 18 sony lente - 19 sony lente - 20 sony lente - 21 sony lente - 22 sony lente - 23 sony lente - 24

 

Escrito por
Henrique Martin