Sony 1 e a era do smartphone comprido
Início » FOTOGRAFIA » Sony 1 e a era do smartphone comprido

Sony 1 e a era do smartphone comprido

MWC 2019 – A Sony lançou três novos smartphones com proporção de tela 21:9 aqui em Barcelona: o Xperia 1 (modelo topo de linha) e os Xperia 10 e 10 Plus (intermediários). Não há previsão de lançamento deles no Brasil.

Xperia 1 (ou apenas Sony 1) segue o clássico modelo Sony de fazer aparelhos incríveis que pouca gente fora do Japão vai ter (ou comprar). Falei com o Joe Takata, gerente de produto da Sony (e um velho conhecido deste blog!) e ele me explicou os recursos diferentes do Sony 1.

A tela em proporção 21:9, de cinema, tem motivo – o cinema (óbvio). A Sony tem a incrível qualidade de colocar tecnologias de seus diversos serviços e empresas nos seus smartphones, e o Sony 1 não é diferente: tela OLED 4K com HDR, câmera tripla (zoom, normal, wide) na traseira capaz de filmar em 4K com perfis específicos de cinema (!), foco automático na câmera capaz de rastrear e focar no olho do fotografado (!!) e não somente no rosto, som Dolby Atmos.

O formato da tela é ao mesmo tempo bênção e maldição para a Sony. Deixa o aparelho mais fino e fácil de segurar na mão, porém imagino que a disponibilidade de filmes em 21:9 seja bem restrita (e se for contar vídeos pro YouTube, esquece – vai ficar com barras nas laterais mesmo). Sai no segundo trimestre em mercados selecionados, segundo a Sony. (especificações completas)

Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus

Os dois modelos intermediários também contam com tela em proporção 21:9 (realmente é agradável de usar, mas deve ser infernal ver stories do Instagram nele com gente criando conteúdo em 16:9 e 18:9 e as bordas dos vídeos sumindo). O Xperia 10 tem tela de 6″ e o 10 Plus, 6,5″ e poucas diferenças entre eles – a maior sendo uma câmera com zoom no 10 Plus e processador (Qualcomm Snapdragon 630 no 10 e 636 no 10 Plus). Já está disponível hoje em mercados selecionados. (especificações completas)

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário