Snapdragon 888 | AWS multi nuvem | piratas extrajudiciais
Início » NEWSLETTER » Snapdragon 888 | AWS multi nuvem | piratas extrajudiciais

Snapdragon 888 | AWS multi nuvem | piratas extrajudiciais

RESUMO

Edição enviada em 04 de dezembro de 2020 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER

Bom dia! A poucas semanas do fim do ano, o mundo da tecnologia segue acelerado: esta semana tivemos Snapdragon 888 com 5G, mais capítulos na novela do 5G brasileiro e a cartinha assustadora que alguns usuários da locadora do Paulo Coelho receberam por aqui (eles baixaram filmes online e foram notificados extrajudicialmente). Logo mais vamos começar a falar dos nossos melhores do ano, se você tem alguma sugestão de categoria responda esse e-mail ou nos procure no Twitter. Ótima leitura e até semana que vem – Henrique e Samir.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

SÍMBOLO DA SORTE

8, na China, é sinal de fortuna. A Qualcomm anunciou esta semana seu novo chip topo de linha da família Snapdragon, o modelo 888 – o esperado era 875 – que vai estar nos principais Androids topo de linha em 2021. O Snapdragon 888 traz melhorias enormes em relação ao modelo anterior, o Snapdragon 865. Entre as novidades, um modem 5G integrado, fotografia computacional avançada (seguindo o que a Apple já faz/diz) e aprimoramentos em inteligência artificial e segurança. 

Mas, em um ano com Huawei seguindo banida pelos EUA e a guerra comercial com a China comendo solta (Brasil incluído no meio por acidente), é um tanto curioso ver uma empresa americana usando o 8 e sua simbologia em seu produto principal para 2021.

Tudo bem que grande parte dos clientes são chineses (Xiaomi, Oppo, Realme, OnePlus, Vivo, entre outros), mas outras marcas não são de lá (pensando em Motorola, LG e Asus, também citadas como parceiras da Qualcomm).  Vale lembrar que a Samsung costuma usar Snapdragon em seus topo de linha no mercado americano também, mas os coreanos não apareceram no evento da Qualcomm.

Snapdragon 888: 2021 é o ano sortudo da Qualcomm? (Qualcomm/Divulgação)

FLEXPAI TÁ ON

A Royole, pioneira dos smartphones dobráveis lá no final de 2018, lançou o honorável Flexpai 2, que parece resolver grande parte dos problemas da primeira versão.

Todo mundo está falando de dobráveis, mas a Royole tenta desde 2018 (Royole/Divulgação)

RUMORES DA SEMANA

PREVISÃO

O Procon disse que vai exigir que a Apple venda os novos iPhones 12 com carregador. A gente acredita que o mesmo Procon vai ter muito trabalho em 2021/22 quando os demais fabricantes de smartphones seguirem a tendência. 

LANÇAMENTOS DA SEMANA

QUAL O MELHOR?

MKBHD publicou seu vídeo anual de teste de câmeras de smartphones – 16 aparelhos foram colocados à prova, mais de 10 milhões de votos, disputa vencida por Asus Zenfone 7 Pro e Xiaomi Mi 10 Ultra (O iPhone não foi muito bem de novo, assistam).

A NOVELA BRASILEIRA DO 5G

Vivemos o momento de dualidade do 5G no Brasil: a Anatel diz que as regras do leilão são técnicas e não restringem fabricantes de hardware, incluindo a Huawei. Ao mesmo tempo, o governo federal prepara uma minuta de banimento da Huawei (as operadoras estão bastante irritadas com isso). O grupo de trabalho de 5G da Câmara dos Deputados promete agir se a Huawei for banida. 

Em paralelo, a Huawei segue como se nada estivesse acontecendo por aqui: fez um teste de 5G em Goiás para mostrar o potencial impacto da rede no agronegócio e segue lançando acessórios para o consumidor – desta vez, o smartwatch Watch Fit.

CHAPÉU DE ALUMÍNIO

Como o mínimo de conhecimento de ciência faz falta pro povo de teoria da conspiração: agora a moda dos malucos é colocar grades em volta do roteador Wi-Fi para o 5G não entrar em suas casas – o que deixa o sinal da rede sem fio mais fraco por conta da gaiola de Faraday. 

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

Guia de presentes para todos os bolsos e gostos
– Pré-venda do sabre de luz Star Wars The Black Series – Ashoka Tano Force FX Elite
– Boneco The Child (Grogu para os íntimos) – Hasbro
– Nintendo Switch nacional
– Corda de pular com contador de giros Hydrolight
– Planner Cicero 2021 Astral

CULTURA DIGITAL

OS PIRATA!

Se você baixou um filme ruim (“Invasão ao Serviço Secreto”, “Hellboy” e “Rambo: Até o Fim”), pode ser que receba uma notificação de que violou direitos autorais e que será multado. A operação de busca de pessoas que praticam pirataria é complicada, envolve operadoras entregando dados por ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo, empresas que não são proprietárias do direito dos filmes no Brasil e tem todo um cheiro de tentativa de tirar dinheiro de pessoas assustadas – ainda mais vendo que os dados usados são de clientes da Claro. É, amigos, os ‘Trolls de patente” chegaram ao Brasil.

VAZOU

Pela segunda semana seguida, dados de 200 milhões de brasileiros cadastrados no Ministério da Saúde ficaram expostos na internet. Mais uma e dá para pedir música no Fantástico. 

FASES

O Link entrevistou um diretor do YouTube que diz que a “era da TV por assinatura não vai voltar“. O set-top box 4K da Claro/Net e o canal 580 (Netflix) discordam um pouco (mas não a ponto de dizer que a Sky pode comprar a Netflix). O YouTube também soltou sua lista de melhores do ano. 

REALIDADES

99, o app, não o número, vai ter recursos de realidade aumentada em breve dentro de aeroportos brasileiros e maior integração com Google Maps – tudo para o motorista encontrar o passageiro mais fácil (e vice-versa). 

UM PONTO AO OUTRO

O grudento vídeo de “M to the B” de Bella Poarch foi o mais viral de 2020 no TikTok.

Números impressionantes e conteúdo simples: Bella é o fenômeno que resume o TikTok (TiktTok/Reprodução)

REDES SOCIAIS FAZENDO COISAS CERTAS

O Twitter disse que ampliou regras para proibir o discurso de ódio na rede incluindo raça e etnia, e o Facebook finalmente vai banir desinformação relacionada às vacinas do Coronavírus.

STREAMINGS

O DirecTV GO é um pacote interessante de TV pela internet com mais de 90 canais, incluindo os da HBO e diversos ao vivo. O app já está disponível para a plataforma da Roku no Brasil. Nos EUA, a Warner disse que vai estrear seus grandes filmes de 2021 (incluindo Duna e Matrix 4) ao mesmo tempo nos cinemas e no streaming (HBO Max). Tão certos – quem tem coragem de ir ao cinema hoje em dia?

FEITO AQUI

A Disney+, seguindo os passos de outros streamings, anunciou produções de séries e filmes na América Latina – incluindo 15 no Brasil. Mudando de assunto, mas não muito, um tweet inesperado sobre A Criança.

PRIORIDADES

Expectativa: usar WhatsApp em mais de um dispositivo.  Realidade: figurinhas para contatos. Pelo menos as mensagens autodestrutivas já estão disponíveis no Brasil.

SÓ FALTA O NOKIA DA COBRINHA

Na editoria “tudo tem stories”, agora é a vez do Spotify testar o recurso com artistas e playlists. E ponto para o artista Drumkoon, que lançou uma série de músicas feitas para confundir o Google Assistente no Spotify.

DESCANSE EM PAZ

Google Poly é mais um projeto a ir para o cemitério de produtos – era um site para compartilhamento de modelos 3D e será desativado na metade de 2021. 

BICHO SOLTO E SEM MODERAÇÃO

O Parler, berço dos conservadores exilados do Twitter, tem um problema de pornografia (incluindo infantil), mas seus donos ignoram porque “não buscam por esse tipo de conteúdo, por que saberiam que existe?”

GAMES

IJOGO

A Movile (conhecida como “dona do iFood) aumentou seus investimentos na área de jogos (em que já operava com a Playkids) na Afterverse, uma operação internacional – mais de 14 países – e bastante grande – 25 milhões de usuários.

JEITINHO

A Sony percebeu uma movimentação estranha, com um mesmo PlayStation 5 resgatando dezenas de pacotes dos jogos que eles deram (adaptações dos jogos de PS4 para o lançamento). Um espertinho brasileiro resgatou códigos para amigos – ou clientes – aos montes, e teve seu videogame bloqueado da rede da Sony, podendo apenas jogar offline.

SE TUDO DER CERTO…

Cyberpunk 2077 será lançado em uma semana. E o Verge listou os produtos licenciados com a marca do jogo, mesmo antes do lançamento. O hype não pode parar (mesmo com todos os atrasos)

GAMER EXECUTIVO

Um teste da cadeira gamer da Herman Miller, feita em colaboração com a Logitech. A melhor coisa é que ela já vem montada na caixa.

SE VIRA NOS 30

Um streamer sem um computador potente e uma webcam se virou com um celular, um tablet e um espelho. O registro de suas lives se popularizou e ele mostrou que dá para fazer conteúdo com o que se tem por perto.

CHEGOU

Dia 7 de dezembro estreia a Eshop brasileira no Nintendo Switch. Nintendistas já estão ansiosos, como sempre.

FALANDO NA NINTENDO

Já temos um primeiro vídeo da Nintendo Land, o parque temático que será inaugurado no Japão. Se os nintendistas já passam mal com lançamentos de remakes e jogos emulados, imagine a reação deles ao chegar no parque. Talvez tenham que renomear a Síndrome de Paris.

Montanha russa do Mario Kart é uma realidade próxima (Universal Studios Japan/Divulgação)

APRENDA

Como funciona um SSD. Para quem ainda chama HD de Winchester, pode ser um choque.

LEITURAS LONGAS

ATÉ NO VESTIÁRIO

Na ESPN, uma análise do “terrorismo digital” no mundo do futebol. 

OFFLINE

O jornalista Kirby Ferguson produziu um vídeo sobre teorias da conspiração, que foi banido do YouTube – e ele conta como conseguiu fazer voltar ao ar. 

COOKIE É BOM

O Nexo traz um guia dos cookies nos sites e o que acontece com seu navegador quando você os habilita a cada visita. 

O FUTURO DA MODA

Está nas mãos de… Jeff Bezos, diz o Guardian. (infelizmente)

ADOÇÃO

O pessoal da Now This fez um vídeo de Nick Cho, “o seu pai coreano no TikTok”, e ele é o máximo mesmo.

TECHBIZ

SUPERNUVEM

Em vez de Las Vegas, o ambiente online: o AWS Re:Invent foi, literalmente, para a nuvem esta semana (e nas próximas duas, com uma audiência estimada em 500 mil participantes em todo o mundo), e começou na terça-feira com a tradicional enxurrada de notícias relacionadas aos serviços e clientes da AWS – agora até o Itaú, banco tradicional que usava data center, foi para a cloud

Três grandes destaques: a capacidade de rodar Mac OS na nuvem e a chegada do AWS ECS Anywhere e EKS Anywhere, serviços que permitem aos desenvolvedores rodar contêineres e kubernetes de aplicativos em qualquer ambiente, incluindo data centers externos e serviços de terceiros (como Microsoft Azure e Google Cloud). É a era da nuvem múltipla chegando.

Andy Jassy, CEO da AWS, na apresentação de 2020 (AWS/Divulgação)

SLACKFORCE

A Salesforce comprou o Slack – que foi esmagado pela Microsoft e seu Teams em pouco tempo. Mas quem é a Salesforce mesmo?

OBSESSÕES

A Microsoft lançou nos Estados Unidos uma coleção de suéteres feios de natal – gostamos do modelo do Windows XP. No lado sério das notícias, a companhia disse que vai remover o recurso de avaliação de funcionários no Teams – aquele que causou problemas de privacidade na semana passada. 

BATISMOS

SEM CHIFRES

O C6 Bank anunciou uma nova (e bilionária) rodada de investimentos em seu próprio site de notícias – mas é um investimento fora do comum e não podemos chamar o banco de unicórnio – porque nunca se considerou uma startup.

GAROTO DO BLOG, XOXO

A Startups explica a confusão que um influenciador causou nas ações da Natura por conta de um aporte suspeito em uma startup.

INTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã e é republicada no site na segunda-feira.

Para assinar, clique aqui.

1 comentário