SmartThings Find: encontre fone e celular
SmartThings Find
Início » NOVOS PRODUTOS » SmartThings Find: encontre fone e celular

SmartThings Find: encontre fone e celular

RESUMO

SmartThings Find, aplicativo/central de recursos da Samsung, já ajuda a encontrar fones e smartphones perdidos.

SmartThings Find

Um dos anúncios mais interessantes, porém com pouco destaque, da família Samsung Galaxy S21, foi uma atualização do aplicativo SmartThings para usar com as etiquetas rastreadoras Galaxy SmartTag (que serão lançadas no Brasil agora no começo de março). O serviço se chama SmartThings Find.

https://www.youtube.com/watch?v=r26JHAOtVSc

Mas o SmartThings já encontra outros produtos, como descobri hoje usando os fones Galaxy Buds Live.

Entrei no Galaxy Wearable (app que tem os ajustes para o fone) e apareceu uma mensagem de atualização e, logo na sequência, uma chamada para usar SmartThings Find “se eu perder os fones de ouvido”. Opa, isso interessa – mesmo se eu perder dentro de casa.

Tela do Galaxy Wearable

Ao clicar em “começar”, fui levado ao SmartThings – que é uma central de controle para produtos/coisas conectadas (da Samsung ou não, vale notar).

SmartThings

E leva a uma tela de permissões. Interessante notar que o SmartThings Find usa mapas da Here, não do Google (memória de velho: Here era a unidade de mapas da Nokia que, nos tempos áureos do início da guerra dos smartphones, dava prejuízo atrás de prejuízo para os finlandeses, que venderam a divisão).

E na tela seguinte já apareceu um mapa com meu endereço aproximado (mas não 100% correto). Caso você tenha perdido (ou, em caso pior, sido furtado), existe a opção de navegar pelo mapa até o local ou ativar um alarme sonoro.

Vale lembrar que a Apple tem o Find my Phone para os dispositivos com iOS, mas o SmartThings Find me pareceu um pouco mais completo.

Ambos são necessários e sempre bom manter ativos, principalmente para smartphones.

Veja que, no mapa, os fones têm uma “camada” atrás (é o smartphone que estão conectados, um Galaxy S10+ que é meu tocador de músicas sem distrações atual).

Ao voltar para a página principal do SmartThings, aparece agora um mapa onde estão os fones/smartphone – e, com a chegada dos Galaxy SmartTag, de objetos/bichos não-conectados a esse universo.

Em algum momento, pelo que entendi na apresentação do Galaxy SmartTags, em um futuro próximo o SmartThings Find vai usar uma rede anônima de smartphones Galaxy para encontrar coisas perdidas na rua. Interessante (pelo mundo superconectado que vivemos), meio preocupante pela privacidade.

Para assinar a newsletter INTERFACES clique aqui e receba o melhor da tecnologia por e-mail toda sexta-feira de manhã, com a nossa curadoria e análise.

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário