Sincronize o iTunes com um Nokia no Mac
Início » HARDWARE » APPLE » Sincronize o iTunes com um Nokia no Mac

Sincronize o iTunes com um Nokia no Mac

iPhoto sincronizando com o N73Sincronizar Macs com celulares Nokia, pelo menos pra mim, era conectar o cabo de dados e transferir fotos e músicas em um processo manual. Sempre sincronizo contatos e calendário com o PC Suite no Windows Vista – a desculpa sempre foi “no trabalho tem um PC, vou sincronizar lá e a vida fica mais fácil”.

No Mac, o iPhoto sempre entendeu naturalmente que aquele bicho plugado ali via USB era uma câmera e já transferia as fotos sozinho. Só que transferir músicas tinha que ser na raça, arrastando e soltando na pasta do cartão de memória. Agora descobri no site europeu da fabricante um aplicativo que ajuda a transferir músicas direto do iTunes para o celular, o Nokia Multimedia Transfer 1.1 Beta. Além disso, ele também copia as fotos para o iPhoto e ajuda a instalar aplicativos e games no telefone. E, boa notí­cia, o iSync do Mac é compatí­vel com um monte de modelos para sincronizar contatos e agenda (para mim isso é novidade, já que meu velho 6600 sincronizava mal e porcamente via iSync tempos atrás e nunca havia tentado com o N73).

O processo é rápido e básico, e funciona com a maioria dos modelos das séries E e N, além de alguns outros aparelhos mais antigos compatí­veis com Symbian (lista completa para compatí­veis com iSync aqui, nem todos funcionam com cabo USB, só com Bluetooth). Baixe o Nokia Multimedia Transfer na central de software Mac da Nokia e instale na sua pasta de Aplicativos no Mac OS X.

iPhoto sincronizando com o N73

O NMT vai aparecer como um í­cone na barra superior direita, ao lado das configurações de monitor e de wireless. De lá, conecte o Nokia por Bluetooth ou cabo USB (o N73 funciona com os dois modos – se for usar o cabo, selecione a opção PC Suite no celular). O iPhoto abriu e mostrou o fone como uma camera, como de costume. Importou todas as imagens nos álbuns (sabiamente, deixou as capinhas de discos do player de música de lado) e pronto. Fácil, rápido, mas não muda muita coisa do que já era antes.

iTunes sincroniza com um N73: não é um iPod! Clique para ampliarA grande diferença está no modo de usar pro iTunes. O NMT cria uma pasta no programa com o nome do celular, e é preciso jogar as músicas (ou criar playlists) dentro dessa pasta. Quando estiver conectado, ele vai sincronizar aquela pasta especí­fica – e pronto! Sugiro usar o cabo USB para transferir uma grande quantidade de músicas. Por Bluetooth, levou mais de 12 minutos para copiar um disco de doze faixas.

No N73, tudo funcionou sem falhas. Creio que nos modelos E e N o processo seja simples também, pois todos usam a mesma versão do Symbian. Vale a visita ao site da Nokia para Macs (em inglês) para obter outras informações sobre o Nokia Multimedia Transfer, assim como outras dicas para usar o celular com o Mac, com ví­deos explicativos.

Ponto para a Nokia que conseguiu fazer um software que consegue integrar o iTunes a um aparelho que não é o iPod. Agora só falta a versão pra PC, certo?

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário