Review: Seagate Wireless Plus
Início » HARDWARE » Armazenamento » Review: Seagate Wireless Plus

Review: Seagate Wireless Plus

RESUMO

O Seagate Wireless Plus é uma excelente evolução da geração anterior do produto. Híbrido de disco rígido de 1 TB e media center portátil/ponto de acesso sem fios para dispositivos móveis, serve tanto para backups quanto para diversão móvel.

O Seagate Wireless Plus é uma excelente evolução da geração anterior do produto. Híbrido de disco rígido de 1 TB e media center portátil/ponto de acesso sem fios para dispositivos móveis, serve tanto para backups quanto para diversão móvel.

O produto é um HD externo que parece com qualquer outro, com um belo acabamento em plástico que imita aço escovado e tem dois LEDs superiores: um que indica a conexão Wi-Fi e um para a bateria interna. Com o Wi-Fi, você cria uma rede local que compartilha conteúdo – fotos, vídeos, músicas – com seu tablet ou smartphone. A capacidade máxima simultânea é de três aparelhos conectados.

E acredito ser difícil comparar o modelo da Seagate com gadgets como o Kingston MobileLite Wireless por conta da capacidade de armazenamento interna, apesar de ambos fazerem quase a mesma coisa. Em 1 terabyte cabem 500 filmes (!). O Wireless Plus funciona com iOS, Android e Amazon Kindle Fire: basta baixar o aplicativo na loja correspondente, ligar o Wireless Plus, conectar seu aparelho à rede local e acessar sua mídia.

seagate wireless plus - 2

Como o Seagate GoFlex Satellite, o Wireless Plus tem poucos botões ou partes móveis: apenas um botão de liga/desliga na lateral e um conector (não mostrado aqui) para recarga da bateria direto da tomada.

seagate wireless plus - 3

A parte traseira é protegida por uma tampa plástica que, ao ser removida…

seagate wireless plus - 4

Mostra o conector padrão da Seagate…

seagate wireless plus - 5

E basta encaixar um conector padrão USB 3.0 para trocar dados com PCs e Macs (cabo USB incluso na caixa, assim como uma tomada USB). Com o conector encaixado, a traseira do HD fica com um pequeno degrau – melhor voltar para a tampa original na hora de O dispositivo pesa apenas 256 gramas e mede 12,7 x 8,9, x 19,8 cm.

seagate wireless plus - 6

Usei o Seagate Wireless Plus conectado ao meu iPad mini de 16 GB. Primeiro, a interface do app Seagate Media melhorou bastante.

IMG_0152

O botão central ajuda a escolher o dispositivo em uso a ser acessado e o conteúdo:

IMG_0153

E você escolhe se quer ver lista ou miniaturas dos arquivos. Com fotos e músicas não tive problemas de compatibilidade, mas com vídeos em AVI e WMV sim – não reproduziram. Um item que não pode ser reproduzido no app nativo pode ser baixado (sim, afinal você tem uma rede local sem fios) para o tablet/smartphone, assim como arquivos podem ser enviados para o HD. Isso é bem legal.

IMG_0154 IMG_0155 IMG_0156 IMG_0157

Uma das grandes novidades do Wireless Plus é a compatibilidade com padrões de transmissão de mídia para smart TVs e outros aparelhos. Diz a Seagate que o Wireless Plus funciona com aparelhos compatíveis com DLNA (como Smart TVs da Samsung) e compatíveis com AirPlay, da Apple: do HD para o iPad para a Apple TV, sem fios.

IMG_0158

Outro fator importante (e que só apareceu para o GoFlex Satellite em uma atualização depois que publiquei o review) é a capacidade de usar a internet ao mesmo tempo que o Wireless Plus. Como o HD cria uma rede sem fio (e sem internet) para conexão com o iPad, o aplicativo agora permite configurar a rede sem fios (com acesso) e navegar na web e no HD ao mesmo tempo.

IMG_0159

Curiosamente, se você não habilitar essa opção de Wi-Fi (ali em cima na barra superior), o navegador padrão do seu tablet/smartphone vai “navegar” pelo conteúdo do HD – e reproduzir arquivos também.

IMG_0171

Aqui, o Wireless Plus conectado ao iPad mini e à internet simultaneamente. É uma bela adição ao produto, que também tem uma ótima duração de bateria – estimada em 10 horas de uso pela fabricante.

IMG_0172

 

ztop-indica-novo-selo

Resumo: Seagate Wireless Plus

O que é isso?  Disco rígido externo de 1 Terabyte com capacidade de compartilhamento via Wi-Fi.
O que é legal? Simples de usar, versátil, boa duração de bateria, DLNA, AirPlay (para iOS).
O que é imoral? A tampa traseira/conector USB é fácil de perder.
O que mais? O sistema permite conectar-se com a internet por meio do aplicativo nativo; funciona também em Android e Kindle Fire
Avaliação: 9,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 699
Onde encontrar: Seagate

 

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário