Seagate e AMD correm pelo SATA de 6 Gigabits/segundo
Início » HARDWARE » AMD » Seagate e AMD correm pelo SATA de 6 Gigabits/segundo

Seagate e AMD correm pelo SATA de 6 Gigabits/segundo

6gb-sata-1

Números enormes do dia: Seagate e AMD fizeram hoje a primeira demonstração pública da nova geração do padrão para transferência de dados nos PCs, a Serial ATA de 6 Gigabits por segundo (!).

O novo padrão SATA, dizem as fabricantes, será compatível com os padrões anteriores (3 Gb/s, ou SATA II, e 1,5 Gb/s – SATA I), e chega aos notebooks e deskops ainda este ano. A demonstração está sendo feita na Everything Channel Xchange Conference, em New Orleans, com dois discos Barracuda de 7.200 RPM SATA da Seagate – um com conexão de 3 Gb/s e outro com um protótipo do chipset da AMD de 6 Gb/s.

AMD e Seagate afirmam que, na prática, o disco de 3 Gb/s roda a 2,5 Gb/s e o disco de 6 Gb/s roda a 5,5 Gb/s, em média.

Diz a Seagate que essa nova geração de interface SATA aumenta ainda a eficiência energética e aprimora o Native Command Queuing (um recurso do SATA) para melhor desempenho geral do sistema e velocidades de transações nos PCs (como modelagem científica, engenharia e simulações, entre outros).

Mais detalhes sobre o novo SATA no site da Serial ATA International Organization. O padrão de 6 Gb/s foi anunciado em agosto do ano passado.

Escrito por
Henrique Martin
7 comentários
  • Infelizmente o avanço da velocidade dos drives tem ficado um pouco pra trás do avanço nos protocolos…

    E usar um Barracuda 7200 para demonstrar o padrão novo é um tanto forçado.
    Antes fosse um VelociRaptor (péssimo nome), WD Caviar Black, Samsung F1 ou SSD rápido (aquele Intel/Kingston, por exemplo) seria mais apropriado.

    E resta saber se o padrão vai ser aproveitado pela Western, Samsung, Toshiba, Hitachi e principalmente nVidia e Intel (onde vão usar os drives?).

  • Rodrigo:
    O padrão é retrocompatível, da mesma forma como discos SATA-II funcionam em chipsets SATA-I, os discos deverão ser compatíveis com as placas atuais, sem as (possíveis) vantagens de desempenho.
    (no caso de MB significar placa-mãe :p)

  • Muito bancana o posting!

    Agradeço por informaçoes sobre o software utiilzado para medir a transferencia de dados no barramento e onde posso baixa-lo ou semelhante para windows ou linux

    abs