Preview: Samsung One UI
Início » SMARTPHONES » Preview: Samsung One UI

Preview: Samsung One UI

Estava eu pensando em maldades no fim de semana quando meu Galaxy Note 9 apitou com um alerta de atualização de sistema: era o Android 9 “Pie” chegando com a nova interface One UI.

A Samsung começou a liberar o Android Pie com a One UI para as linhas Galaxy S9 e Note 9 neste mês, com outros aparelhos nos próximos meses.

https://youtu.be/R2FDbq2nfRA

Olhando para o passado, a Samsung fala desde o Galaxy S6 em simplificar a interface. Isso começou no S7 com a introdução da Samsung Experience e foi melhorando desde então.

Se você não se lembra do que era a TouchWiz, a amada-odiada interface dos Samsung… era isso aqui até o S6:

E que evoluiu para a Samsung Experience a partir do S7 (e melhorou muito a experiência de uso do Android nos aparelhos da marca):

A One UI, diz a Samsung, “foi feita para aumentar o foco”. Não é uma mudança radical em relação à Samsung Experience, mas uma boa evolução da interface do usuário. Os ícones ficaram mais arredondados, as ações dentro do sistema estão mais à mão – mais pelo fato de as telas estarem cada vez maiores, parece que tudo ficou um pouco mais simples (e isso é ótimo).

Galeria de fotos: Samsung One UI

O que importa na One UI?

Três coisas muito boas nessa nova interface:

A primeira é a adoção de gestos no sistema operacional, finalmente é possível se livrar dos botões embaixo da tela, ganhando mais espaço útil. A adaptação é rápida.

O novo modo noturno, que escurece a tela (e ajuda a economizar bateria) apenas nos apps/recursos da Samsung. O único porém em relação ao modo noturno é que ele só funciona com o tema padrão que vem com o smartphone, sendo desabilitado quando outro tema está ativo. Note que o painel superior também fica maior e mais fácil de acessar.

Finalmente, o modo de alternar entre apps também ficou mais elegante.

O calendário de updates da Samsung para Android Pie é o seguinte, de acordo com o que foi divulgado no app Samsung Members (o firmware do meu Note 9 é alemão e mistura partes em português e alemão, vai entender):

No app Samsung Members brasileiros tem a informação atualizada para o mercado local – os updates chegam a partir de março para os aparelhos vendidos por aqui:

Escrito por
Henrique Martin
2 comentários