Review: Soundbar Samsung HW-Q600A
Início » REVIEWS » Review: Soundbar Samsung HW-Q600A

Review: Soundbar Samsung HW-Q600A

A cada nova geração de TVs, a Samsung também atualiza sua linha de soundbars. A fabricante me mandou o modelo HW-Q600A, com 3.1.2 canais e subwoofer sem fio.

O equipamento é tão largo (980 x 58 x 105 mm) que acabei optando por fotografar os detalhes da barra/subwoofer apenas – e usar uma foto de divulgação para mostrar o produto completo:

Samsung/Divulgação

Samsung HW-Q600A

A instalação da HW-Q600A é simples: coloque a barra em frente ao seu televisor (de preferência Samsung, o que não é o meu caso), ligue na tomada e no cabo óptico ou HDMI na TV, plugue o subwoofer na tomada, pressione o botão atrás da caixa para sincronia e pronto.

O equipamento tem um design simples e sofisticado, com uma grade metálica envolvendo frente, topo e traseira da barra, com um conjunto de botões central (liga/desliga, volume, escolha de fonte de som) e um visor pequeno LED na frente. Tenho problemas de espaço na minha sala de TV e acabei posicionando o subwoofer na bancada ao lado da tela – a Samsung diz que é possível colocar o subwoofer “onde quiser em seu espaço” (a maioria dos fabricantes indica colocar no chão, mas também tenho limitações por conta de uma estante).

O som da Samsung HW-Q600A é muito bom: os nove alto-falantes integrados prometem 360W de potência total e, olha só, entrega o prometido: ao menos para ouvir música alto, a soundbar é incrível (quase impossível chegar ao volume máximo pelo volume mesmo, sem perceber distorções no som). Os ajustes de som são bastante limitados (modos de som e graves/agudos na barra e no subwoofer), mas fáceis de alternar/corrigir ao seu gosto.

A barra tem som surround e é compatível com tecnologias DTS:X e Dolby Atmos, o pareamento com Bluetooth no smartphone é rápido, os efeitos espaciais de som (chamados pela Samsung de Acoustic Beam) permitem “sentir” o som de um lado para outro, como se fosse um home theater, só que sem as caixas traseiras. É legal? Sim, principalmente em filmes, mas não vai mudar sua vida. De qualquer forma, por ser 3.1.2, o som fica mais cheio por conta da coluna central.

Vale notar que modelo da Samsung não tem Wi-Fi ou compatibilidade com sistemas de assistentes digitais (Alexa, Google Assistente ou a Bixby), casa inteligente (SmartThings da própria Samsung) ou reprodução sem fios via AirPlay (algo que até as TVs Samsung têm) ou Chromecast. Não são tecnologias essenciais, mas estão presentes – principalmente Chromecast – em todo smartphone Android, fica mais fácil compartilhar áudio sem precisar parear com a barra (principalmente em uma festa, quando for possível dar uma de novo).

Não testei a sincronia sonora porque minha TV hoje é um modelo da LG, incompatível com o recurso. Em uma TV Samsung, o som do televisor complementa o da soundbar. E também não usei o modo Game Pro porque… não tenho um console e não jogo.

O modelo vem com um controle remoto simples, com ajustes dos modos de som – que são mostrados no pequeno display frontal: standard, surround, game pro, adaptative sound. Essa tela poderia ser um pouco maior (mais caracteres além de espartanos quatro) e centralizada – fica no canto direito. Vale notar que a soundbar da Samsung também não tem indicador de stand-by (mas ao menos liga junto ao televisor), o que pode ser confuso para algumas pessoas.

O subwoofer também é enorme (205,0 x 353,0 x 303,2 mm) e o fato de não precisar de um cabo para conectá-lo à soundbar é um grande facilitador. É bom avaliar o espaço na sua sala de TV antes de comprar um produto desses.

A HW-Q600A traz o básico para conexão à TV: além do Bluetooth (para a TV ou outros dispositivos), tem uma entrada e uma saída HDMI (com CEC e ARC), uma entrada óptica e uma porta USB. O que faltou aqui? uma entrada analógica (P1 ou RCA) – estava ansioso para ligar meu toca-discos + amplificador nela e me frustrei.

Mas poxa, Henrique, vale a pena só para uma TV da Samsung? Sim: basta ver o espaço que a soundbar ocupou da parte inferior da minha tela na bancada – perdi alguns centímetros de display porque a base da LG é mais baixa – e modelos da Samsung tem bases mais altas.

(Henrique Martin/Interfaces)

Eu compraria uma? Se ainda estivesse com a TV Samsung Crystal, sem dúvida. A qualidade do som é excelente, o som é potente e o subwoofer ajuda a encher o ambiente com graves. Com um modelo de TV de outra marca, não compraria, pois a questão do espaço me incomoda, com razão.

A Samsung vende a Soundbar HW-Q600A pelo preço sugerido de R$ 3.099, mas é possível encontrar o modelo no varejo com preço menor (link de afiliado do Magalu, Interfaces pode receber uma comissão se você comprar).

[Samsung]
Escrito por
Henrique Martin