Macro: Samsung Galaxy S6 Edge
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » Macro: Samsung Galaxy S6 Edge

Macro: Samsung Galaxy S6 Edge

Ano passado, na IFA Berlim 2014, a Samsung lançou um inovador e diferente foblet, o Galaxy Note Edge, com uma das bordas da tela escorrendo pra fora, com uma pequena curva.

Agora, com o Samsung Galaxy S6 Edge, a tela escorre para os dois lados – é uma firula 99% inútil, mas que deixa o smartphone diferente do padrão sabonete da maioria dos aparelhos.

Como assim escorre? Simples: as bordas laterais são mínimas com uma curvatura convexa, criando um curioso efeito. É o clássico modo Samsung de dizer que consegue fazer certas coisas com tecnologia que seus concorrentes não conseguem.

Coisa de disputa de menino (tenha ele 10, 12, 30 ou 60 anos), em resumo, e comum a um mercado que corre atrás de inovação o tempo todo. Fato é que o Galaxy S6 Edge é um dos smartphones mais bonitos que já vi (por dentro ele é 99,9% igual ao Galaxy S6, só muda a espessura e o peso: 7 mm contra 6.8 no S6, 132 g contra 138 g no S6).

A Samsung chama a tela de “Dual Edge”, por conta das bordas escorridas. É a mesma linguagem de desenho industrial do Galaxy S6, com metal e vidro em todo lugar. Nada de cartão de expansão de memória, nada de bateria removível e estou muito curioso pra ver como pode vir a ser uma futura versão dual-SIM de um aparelho como esses.

samsung galaxy s6 edge - 01 samsung galaxy s6 edge - 02 samsung galaxy s6 edge - 03 samsung galaxy s6 edge - 04

Tá, Henrique, já sei que o S6 Edge é lindão. Mas que utilidade tem uma tela curva nas bordas? Resposta simples e direta: muito pouca. Notificações, por exemplo. samsung galaxy s6 edge - 05

O modo de ativar essas notificações é bem curioso – em vez de sensores de movimento, a Samsung optou por um gesto na tela: para ligar, basta dar uma esfregadinha com o dedo ali no meio da borda.

samsung galaxy s6 edge - 06

samsung galaxy s6 edge - 07 samsung galaxy s6 edge - 08
O que mais? Designar contatos favoritos e cores ligadas a eles.

samsung galaxy s6 edge - 011

 

Quando eles te ligam, a cor aparece na borda, caso o S6 Edge esteja virado com a tela para baixo. Caso esteja ocupado e não possa atender, basta tocar o sensor de batimentos cardíacos para enviar uma mensagem de resposta automática.

https://www.youtube.com/watch?v=a7lb969jptU

O S6 Edge também mostra notificações “puxáveis” do canto da tela. E é isso o que dá pra ver/fazer com as bordas (por enquanto, espero). A impressão que dá é que a Samsung resolveu ser conservadora e lançar dois modelos distintos – S6 e S6 Edge – por entender que existem audiências distintas para esses smartphones.

P1200033

Uma vista rápida da câmera de selfies (e a cara de saco cheio do menino que estava esperando eu liberar o aparelho)

samsung galaxy s6 edge - 012

A câmera traseira…samsung galaxy s6 edge - 013

Aqui, os dois irmãos Galaxy S6 Edge e Galaxy S6 lado a lado.

samsung galaxy s6 edge - 015

E uma sequência de S6 Edge em demonstração na área de exposição da Samsung pós-apresentação geral.samsung galaxy s6 edge - 016

Em tempo: finalmente um smartphone verde!

samsung galaxy s6 edge - 017

 

Aviso: ZTOP está em Barcelona para cobrir o MWC a convite da Samsung. Opiniões e fotos bacanas são nossas.

Escrito por
Henrique Martin
11 comentários
  • Me parece que realmente a HTC “forçou” as fabricantes android a buscar o nível Apple de qualidade de construção. MUITO bonito esse S6 Edge, quase tão bonito quando o novo One e o Iphone 6 na minha opinião. Muito bem, Samsung.

    • Iphone 6 é feio bagarai! E justifico: borda imensas e um telefone de 4.7 polegadas do tamanho de um 5.2 (motox) é inadmissível! além de totalmente arredondado… não gostei mesmo!

      iphone bonito mesmo, lindo, é o 5s…

      De todos os telefones que já pude ver e tocar (o que é importante, pq foto engana muito mais do que se imagina)…

      1º iPhone 5s
      2º Z3
      3º HTC M8 (possivelmente o M9 tome o seu lugar)
      4º MotoX 2
      5º Meizu MX4

      Lembrando que é a minha opinião e tenho essa opinião, pois, já peguei todos esses telefones na minha mão.

      Pq tem muita gente que dá opinião sobre a beleza dos aparelhos e nunca chegou nem perto deles.

      Mas esse ano acho que a lista vai mudar, pois, acho que o iphone 5s vai cair de posição, espantosamente para um Samsung (quem diria)…

      Acho que ficará assim a nova lista:

      1° S6 Edge
      2º iPhone 5s
      3º Z4
      4° HTC M9
      5º MotoX 3 geração (acredito que virá ainda mais nobre… sempre gostei dos designs da motorola e desde sempre teve ótimo acabamento)

  • Eu tive uma dúvida nessa tela “dual edge”: na exibição de vídeos em tela cheia, a imagem acompanha a curvatura (se distorcendo), ou simplesmente aparecem barras pretas nos locais curvados?

    • filmes acho que dá na mesma, pq a tela é incrível com resolução enorme. jogos não consegui ver.

      • Olá, Obrigado pela resposta. Na verdade, a dúvida é a seguinte: como uma parte da tela se curva de forma a sair do ângulo de visão, esta faixa de tela não ficará desconfortável na hora de se assistir a um vídeo ou jogar um jogo?

    • Sim, aqueles que a Microsoft anuncia e lança o aparelho em branco ou preto no Brasil

  • Fico imaginando se não vai rolar uns toques sem querer na tela. No meu S4, quando alguém mais incauto pega o celular, invariavelmente aperta o ‘back’ com a base do dedão quando tenta alcançar alguma coisa mais distante na tela.

    Não acontece algo parecido com esse aparelho qdo vc está segurando pelas bordas?

  • telefone bonito.
    Aqui eu vi uma inovação real em design, saindo do modelo barra com uma tela na frente.
    Agora pergunto onde estão os design diferenciados com telas rotativas, o pastel do N-Gage, slide, flip…