Roku Express: o melhor amigo da sua TV antiga
Início » REVIEWS » Roku Express: o melhor amigo da sua TV antiga

Roku Express: o melhor amigo da sua TV antiga

RESUMO

O Roku Express leva seu televisor mais antigo (ou sua Smart TV desatualizada) para a era do streaming.

O Roku Express transforma seu televisor mais antigo (ou sua Smart TV que não é mais atualizada pelo fabricante) em um produto pronto para a era do streaming.

Roku Express: o que importa

  • Produto tem fácil instalação e configuração.
  • Em poucos passos você cria uma conta Roku, atualiza o software do dispositivo e começa a navegar entre os apps de streaming.
  • Controle remoto é grande diferencial com atalhos para os principais apps.
  • Caixa vem com cabo USB (para energia) e HDMI (para conectar ao televisor).
  • E ainda traz pilhas para o controle (algo raro), um adesivo dupla-face para colar o dispositivo embaixo da TV (que eu consegui inutilizar em menos de cinco minutos) e um adesivo, coisa que só a Apple e a Beats fazem hoje em dia.
  • Aparelho espelha com facilidade smartphone na tela da TV, reproduzindo fotos, vídeos e músicas usando o app para Android.
  • Aplicativo para smartphone traz um recurso excelente: transmitir o som do vídeo em reprodução para os headphones conectados ao telefone, assim dá para ver TV no quarto sem importunar com áudio quem estiver dormindo ao lado.
  • A navegação pela interface do Roku Express é simples e intuitiva. A tela principal traz os apps que você escolheu durante a instalação e um destaque de canais que a Roku parece achar relevante para você.
  • A instalação de novos canais/apps é feita pela Channel Store, e aí se você quiser ir atrás de outras coisas, o céu é o limite.
  • Loja de apps tem o principal em opções de streaming hoje no Brasil (Netflix, Amazon Prime Video, GloboPlay, HBO Go, YouTube, Google Play Video, Looke, DAZN, Plex, Spotify, Deezer), mas também traz uma infindade de canais de outros países/opções obscuras – a Roku fala em 5 mil canais disponíveis (!). Tem o tal Vix, que nunca tinha ouvido falar, mas parece ser algo importante/grande.
  • Configurações do Roku permitem customizar a tela, mudando o fundo/fonte. Bobagem, mas é divertido.
  • Tem até uma opção de controle de privacidade para anúncios, que podem ser desativados (ufa).
  • Os apps que eu mais uso na minha TV 4K são praticamente iguais: Apple TV+, Netflix, Amazon Prime Video, GloboPlay. Mas não testei o Roku Express na LG. Usei em uma Samsung 32″ HD que nem é esperta de tão antiga.
  • Funcionou sem problemas nessa TV antiga,, apesar de eu estranhar a qualidade de imagem inferior – o Roku Express tem saída de vídeo a 720p (1080p no máximo, se a TV for compatível, o que não era o caso aqui). É uma questão de costume pessoal mesmo.
  • A conta Roku criada permite armazenar um número de cartão de crédito para usar em compras nos apps que precisam disso (como alugar filmes no Google Play Filmes, por exemplo).

O app para Android do Roku Express simula o controle remoto, traz os canais recentes e, como disse antes, permite espelhar fotos, música e vídeos na tela da TV. E a função de ouvir usando os fones conectados ao smartphone é muito útil.

Para quem é

O Roku Express ocupa um nicho específico de mercado: levar apps de streaming para quem tem televisores sem acesso à internet ou modelos de fabricantes que ficaram desatualizados (algo comum em Smart TVs tão recentes como 2017 de marcas populares) e não têm apps mais recentes.

A presença do controle remoto é essencial ao Roku Express, já que dispensa o uso único do smartphone para comandar o streaming na TV – como ocorre no Google Chromecast (tente ensinar alguém com mais de 60 anos a usar um Chromecast: a pessoa vai conseguir, mas vai preferir o controle remoto do Roku Express sem dúvida).

E também é um dispositivo limitado na resolução: até 1080p. Se você tem uma TV com resolução 4K, o Roku Express não é para você (o modelo 4K deles não tem previsão de quando e se será lançado por aqui). E se você precisa de uma TV com o sistema da Roku integrado, a AOC vende alguns modelos aqui no Brasil.

De qualquer modo, vejo o Roku Express como um sucessor espiritual no Brasil do Amazon Fire TV Stick (que desapareceu das listagens na Amazon brasileira), um concorrente com melhor custo/benefício que a Apple TV HD e um aprimoramento do já citado Chromecast.

Roku Express: resumo

O que é isso? dispositivo de streaming para TVs mais antigas.
O que é legal? fácil de usar e instalar, muita opção de apps populares e obscuros. Vem com controle remoto e cabos para fácil conexão.
O que é imoral? nada demais.
O que mais? Fabricado em Manaus, o que é legal também. O Roku Express não tem armazenamento interno – é tudo baseado em nuvem (!)
Avaliação: 7,5 (de 10). Entenda nosso sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 349,90 
Onde encontrar: Roku

Escrito por
Henrique Martin
13 comentários
      • Fire Stick tá uma lenga lenga, mas os modelos 4K tão homologados faz tanto tempo que eu já perdi a fé.

  • Ele não tem reconhecimento do dispositivo a partir de um app no cel né?

  • Para esse tipo de equipamento, acho que uma porta ethernet devia ser norma. Tenho um Chromecast e um Player BD antigo. Este último só tem conexão cabeada e a consistência no streaming é bem maior.

    • precisei ajustar nossa internet devido a home office e aula online dos filhos, muita oscilação de sinal devido a 4 streamings simultâneos.

      Chamei um técnico e perguntei se precisava cabear toda a casa pra ter estabilidade – ele analisou meu roteador AC 1200mbps e falou que só precisava trocar o cabo entre modem Claro e roteador, para um cabo blindado e com conectores homologados (tudo CAT6).

      Comprei 2m de cabo Furukawa e os conectores – ficou excelente (a mão de obra ficou mais caro que o material). Só tenho problema quando a claro resolve derrubar a Internet.

      • Sim. Pode ser uma solução/alternativa. Fazer cabeamento por toda casa pode ser caro/impraticável, mesmo que seja a melhor opção tecnicamente.

  • precisa realmente fazer conta?
    Não é possível só conectar e sair usando?
    O Youtube na TV pede insistentemente pra logar, mas nunca fiz isso. E tenho um Western Digital TV Live 3 que é só conectar e usar.

    • o Roku Express não roda nada local – nem tem storage (perguntei isso pra eles), é tudo baseado… na nuvem (!)