Review: Sony Ericsson Satio
Início » SMARTPHONES » 3G » Review: Sony Ericsson Satio

Review: Sony Ericsson Satio

RESUMO

O Sony Ericsson Satio poderia ser um grande aparelho celular, mas não é. Sua tela sensível ao toque impõe limitações ao seu uso e a fabricante ainda apanha para adaptar o sistema operacional ao celular. Porém, o Satio traz a melhor câmera fotográfica que já vi num telefone.

O Sony Ericsson Satio poderia ser um grande aparelho celular, mas não é. Sua tela sensível ao toque impõe limitações ao seu uso e a fabricante ainda apanha para adaptar o sistema operacional ao celular. Porém, o Satio traz a melhor câmera fotográfica que já vi num telefone.

Motivos pelos quais o Satio não vale a pena:

1) A Sony ainda está penando para ajustar o sistema operacional Symbian para seus aparelhos. O Satio é o primeiro dispositivo sem o velho UIQ (também baseado em Symbian), e sim com Symbian S60 5a. edição.

Testei duas versões do aparelho: uma com versão de software que desligava sozinha quando combinava um ou dois aplicativos abertos simultaneamente (bastava programar o despertador para, no dia seguinte, não acordar e encontrar o aparelho sem bateria, mesmo com 100% de carga na noite anterior). A outra, com software atualizado, aparentemente resolveu esses problemas (e melhorou bastante o desempenho da bateria).

No geral, o sistema operacional não difere muito do usado no N97 ou no 5800, sem os widgets da Nokia. Aplicativos compatíveis rodam sem problemas.

2) Design propenso a abrir no seu bolso: o design do Satio não é fino e elegante. Por ser um aparelho sem teclado (13mm de espessura!), ele ocupa espaço – e o protetor da câmera cria uma espécie de “corcova” na traseira do aparelho. Por consequência, ao colocar no bolso da calça a tampa vai, invariavelmente, abrir e tirar fotos do nada.

3) Touchscreen, touchscreen. A tela de 3,5″ do Satio é linda, colorida, viva, grande. Mas usa tecnologia resistiva que, bem, é bastante… resistente ao toque! Interagir com o aparelho é um processo difícil e lento, talvez o item mais frustrante no uso do Satio. A melhor tela touch do mercado é do iPhone 3G/3Gs/iPod touch – e fica difícil comparar qualquer outra coisa quando se tem essa experiência.

Além disso, a cobertura plástica da tela, somada ao acabamento Black Piano do aparelho – também em plástico, tornam o Satio um caso clássico de “ímã de marcas de dedos”.

Pelo menos tem botões para ligação e acesso rápido ao menu. A interface levemente alterada do Symbian no Satio merece destaque: a Sony Ericsson preparou uma tela principal com cinco sub-telas (estilo Android): uma central, com informações do telefone; uma para contatos favoritos; sites favoritos; galeria de imagens e atalhos para principais recursos. Ah, sim, o Satio vem com uma canetinha para toque na tela, para ficar pendurada junto ao celular.

Para dar uma ideia de como era cheia de bugs a versão inicial que testei, a tela de sites favoritos não permitia inserir seus próprios atalhos – apenas os pré-definidos pela fabricante. Isso mudou, felizmente, na nova versão.

4) Compatibilidades: O Satio vem com um cartão microSD de 8 GB (ponto para a Sony Ericsson, finalmente se adaptando a padrões de mercado). Mas (e sempre tem um “mas”) o cabo USB ainda usa o conector proprietário da fabricante – o mesmo usado para fones de ouvido (=sem escolha de fones próprios) e para o cabo A/V para ver as fotos na televisão.

Uploads para serviços de imagem, entretanto, estão restritos aos produtos Google: Picasa e Blogger. Nada de Flickr ou outros serviços.

Motivo pelo qual o Satio vale a pena:

A câmera de 12 megapixels. Acredito que é a melhor câmera de celular disponível hoje no mercado. Tá, eu sei que 12 megapixels é um exagero de resolução até mesmo para um celular, e a câmera do Satio faz o que promete. Até o flash Xenon funciona direito, preenchendo a luz de maneira suave e sem estourar  – prática comum nos telefones desde sempre.

Foco impecável, mesmo em macro, tira fotos em 4:3 (12 megapixels) – que aparece com barras laterais na tela do Satio – ou 16:9 (preenche toda a tela, com resolução máxima de 9 megapixels). Recursos adicionais: panorâmicas sem esforço, fotos no modo “best pic” (vários cliques e você escolhe o melhor); detecção de sorriso; compensação de exposição (até 2 pontos para cima ou para baixo); oito modos de cena; estabilização de imagem; geotags com GPS. Sugiro desativar a revisão automática de imagem, que mostra a última foto tirada e requer um toque na tela para retornar à câmera.

Fotos do aparelho e alguns exemplos de imagens tiradas com ele:

Além disso, criei dois sets de fotos no Flickr com mais imagens tiradas com o Satio: um com o software atualizado e outro com o software antigo.

Fato: Sony Ericsson, melhore a tela do Satio nas próximas versões do produto – espero que o X10, com Android, não seja assim. A câmera, excelente, vocês já sabem fazer muito bem.

Resumo: Sony Ericsson Satio
O que é isso?
Celular com câmera de 12 megapixels.
O que é legal? A câmera de 12 megapixels é excelente.
O que é imoral? Tela difícil de usar, problemas com software, uso de conectores proprietários para fones e cabo USB, design desengonçado.
O que mais? Bom telefone, conectividade 3G, tem Wi-Fi e GPS, bateria com boa duração (mais de 12 horas de uso sem descarregar por completo).
Avaliação: 5,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.899.
Onde encontrar: Sony Ericsson

Escrito por
Henrique Martin
13 comentários
  • Henrique:
    Muito legal a matéria. Esse tipo de celular (cameraphone) ainda é muito pouco comentado, mas é uma combinação fantástica para algumas pessoas, como eu, que têm filhos pequenos e vivem tirando fotos deles. Seria ótimo se você fizesse um review do Samsung Pixon 12, o concorrente direto do Satio.

  • troquei meus smartphones (treo 750, htc kaiser e htc touch pro) por um camera-phone (Samsung Innov8 I8510) pelo mesmo motivo do f_viana: tirar foto da filhona. A opção smart fica por ser um symbian s60v3 (limitado, mas cumpre a função), e para algo mais pesado, vou de n810.

    Agora, as coisas boas são a câmera e flash. Só. É muito problema para um telefone, principalmente a proteção da lente. Sobre a bateria, o firmware original do s60v5 veio com esse problema, posteriormente corrigido.

    Sobre a tela, tenho lido muitos comentários sobre a boa tela capacitiva do Galaxy, feito por um ex-usuario de iphone:
    http://www.pdabr.com/viewtopic.php?p=83111

  • Ótima matéria! Agora, continuar no sistema symbian.. tá na hora da sonyericsson acordar pra realidade que surge bem a sua frente.

  • Rs…

    Só não esquece de testar tbm o Pixon 12, que, de acordo com o phonearena.com e com o gsmarena.com, tem uma melhor captura de cores e de vídeo, ainda que no modo panorâmico perca para o Satio…A telinha do Pixon12 é AMOLED!!!!

  • Olá, galera! A câmera dele deve ser incrível mesmo, mas para quem quer um cameraphone e não tem toda essa grana para gastar, recomendo o Motorola ZN5. Eu sei que não parece sair coisa boa da combinação Motorola+Kodak+Linux, mas me surpreendi com o aparelho. Já estou com o meu há 2 meses, e posso destacar alguns pontos positivos: Câmera 5MP com flash xenon e excelente macro, wi-fi (o browser nativo é péssimo, mas nada q o opera mini não resolva), tv-out, saída de fone padrão 3,5mm (!) e, claro, o preço.
    Abraços.

    • peter, seu ZN5 é uma anomalia da natureza. testei um e não publiquei nada pq. tudo – do software à câmera – era muito ruim.

  • Adquiri o meu e discordo da sua primeira frase, to a um mes com ele, nunca travou, a touch he otimo melhor do que todos que ja tive. Alguns defeitos sao o USB, carregador e fones, a sony ericsson poderia padronizar como os outros, nao iria cair mal uma entrada de fone P2, bateria pessima se voce mexe muito dura um dia nem isso as vezes, fora isso nao tenho nada a reclamar, tinha um e71 antes e para mim o symbian esta muito bem adaptado no Satio.

    • bruno
      vc deve estar com uma versão mais recente de software no Satio – por isso menos problemas encontrou.

  • Estou com o meu Satio a mais de um mes, e estou gostando muito, ja tive um n95 e estou familiarizado com o symbian, que gosto muito e esta muito bom no satio, so estou tendo problema para conectar no micro via cabo, via bluetooth vai bem mas via cabo esta com problema, gostaria de saber onde conseguir aplicativos para o Satio.

  • O Samsug Pixon 12 não existe, é fantama, não se encontra para comprar. ESte é o Brasil, pais de m…..

  • Queria saber sobre o video ! Como sao os videos gravados no Satio ? Tenho um Sony K790 e os videos sao uma M… gravados num padrao restrito como 3GP e com pessima resolução… Os videos gravados nos LG e Nokia sao muuuito superiores ! Será que o Satio mantem esta tradição ?