Review: Samsung Wave
Início » NOVOS PRODUTOS » Celulares » Review: Samsung Wave

Review: Samsung Wave

RESUMO

Alguns produtos acabam personificando a filosofia da empresa que os criou. Esse é o exato caso do Samsung Wave, que além de um caminhão de novas tecnologias, traz um novo sistema operacional. Mas será que ele tem chance em um mundo dominado por iPhones e Androids?

Alguns produtos acabam personificando a filosofia da empresa que os criou. Esse é o exato caso do Samsung Wave, que além de um caminhão de novas tecnologias, traz um novo sistema operacional. Mas será que ele tem chance em um mundo dominado por iPhones e Androids?

A primeira impressão do Wave não poderia ser melhor. Ele é leve, feito com uma combinação de materiais nobres e ainda minimalista. Apenas três botões na parte frontal do aparelho se destacam, e com uma inspeção mais cuidadosa, mais 3 botões se escondem delicadamente pelas laterais. Chique.

A bateria de 1.500mA segura o tranco por um dia inteiro de uso comum, mesclado entre navegação web, fotos, vídeos e stand-by. O bacana: o telefone entende que quando está no modo de espera não é necessário usar a rede 3G intensivamente. Resultado: o gerenciamento inteligente de bateria aumenta a autonomia e deixa ele esperto quando o dono precisa.

(Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=UNq-qU-bdao)
O processador de 1 GHz feito pela própria Samsung também não faz feio. Ele garante um funcionamento suave da interface do Wave, com transições suaves e agradáveis. Mas o mais bacana é o que o Wave faz com esse processador. Ele roda nativamente AVI, nos mais diferentes sabores de MPEG 4. Até vídeos em alta definição o bichinho encarou sem piscar. Se não consegue rodar a 30 quadros por segundo, ele sua mas consegue cravar 24 quadros por segundo. É o único smartphone atual que testamos que segura a onda, saído da caixa, com vídeos baixados ou convertidos para um padrão mais comum. Os amantes de iPhone que me perdoem, mas reconverter tudo para assistir é um pé no olho…


(Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=huRCSy4f_zw)

Mesmo (os pouquíssimos) games que rodam em Bada são feitos com finesse pelo processador. Asphalt 5, um joguinho de corridas que usa acelerômetro e está disponível para iPhone e Android, roda muito bem, com gráficos quase do mesmo calibre de um PSP.

A câmera foi uma das grandes surpresas do aparelho. A Samsung já fez câmeras risíveis há uma década, mas hoje em dia eles realmente estão dando dor de cabeça para os concorrentes. A qualidade da câmera de 5 megapixels embutida no aparelho é de parar o trânsito. Boa captação de detalhes, boas cores e veloz na captura.

(Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2dcgg_xlFHQ&feature=player_embedded)

A camerazinha também faz vídeos de alta definição. E que vídeos… é necessário ter uma boa quantidade de luz disponível, ou a imagem fica cheia de sujeira, mas com condição ideal, a qualidade impressiona bem. Falta estabilização para compensar o movimento da mão, mas mesmo assim é uma camcorder muito decente espremida dentro do telefoninho.

Foi um choque de realidade voltar para meu adorado Milestone. Não entenda errado, o Android ainda dá uma surra no Bada, o negócio é o peso mesmo. O Wave, com pouco mais de 110 gramas,  é tão levinho que a gente fica mal acostumado.

A tela é uma falta de educação de tão boa. Imagine as cores e o contraste de uma plasma na palma da mão… é mais ou menos assim que a telinha de Amoled parece. Com 3,3 polegadas e resolução de 480×800 pontos, é a melhor tela que já vimos em um celular. A foto não faz justiça à qualidade da tela, só vendo de perto para perceber o nível.

A sensibilidade da tela multitouch também é boa. O teclado físico não faz a menor falta. Pena que só o hardware não faz um smartphone. Se fosse assim, o Wave seria nota 10.

A Samsung criou um sistema operacional para rodar no Wave. Denominado Bada, é uma aposta da coreana na criação de um ecossistema completo. Em vez de só fazer hardware, eles também querem um pedaço do mercado de software. É uma questão de orgulho nacional para a Coréia do Sul fazer um software bom. Pena que nunca nada de lá emplacou no ocidente.

O Bada tem uma lojinha de aplicativos humilde, mas melhor que a piada de mau gosto que é a do Windows Mobile. Os preços são razoáveis, mas não tem nem de longe o impacto que o Android Market e a App Store. Ele traz coisas bacanas, como acesso ao Google Maps e Gmail por meio de um widget dedicado, um navegador decente, uns aplicativos úteis, como um programinha para tomar notas e outro para gravar arquivos de voz.

O Wave ainda pode ser usado como modem, e até faz um hotspot Wi-Fi. Funciona, mas não com a mesma suavidade com que um Android. O Wave se comunica com as principais redes sociais, pode ser usado para receber e-mails, enfim, o básico que se espera de um smartphone, ele faz.

Para evitar comparações injustas, testamos o aparelho sob uso constante por mais de um mês. Usar um aparelho com um novo sistema operacional por 15 minutos leva a várias observações que podem ser fruto de vícios de uso.

O que ficou do teste de longo prazo? A tela é fantástica, o design do aparelho é muito bom, ele dá uma surra no iPod Touch e em qualquer celular que roda vídeo assim que sai da caixa e sua câmera é memorável.

O gosto amargo ficou por conta da falta de aplicativos. Em todo esse tempo, não apareceu nenhum programa brilhante na lojinha Samsung Apps. E smartphone sem apps é só um telefone bacana.

Quem sabe da próxima…

Resumo: Samsung Wave GT-S8500B

O que é isso? Smartphone que traz instalado o sistema operacional Bada.
O que é legal? A tela Amoled e a qualidade da câmera, que faz excelentes fotos e bons vídeos, até em alta definição.
O que é imoral? O Bada ainda está muito cru. Uma máquina desse calibre precisava vir com Android instalado…
O que mais? Com 8 GB de memória SD Micro, roda vídeos AVI sem precisar de conversão. Baixou, transferiu, assistiu.
Avaliação: 7 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.899 (preço do aparelho desbloqueado sem bônus da operadora)
Onde encontrar: www.samsung.com.br

 

 

 

37 comentários
  • Tive a mesma opiniao ao ler sobre o Wave pela primeira vez. O hardware é tao bom mas o software bem que poderia ser Android.

    Off Topic: Percebi que usa um case no Milestone. Embora ache que eu é bom por evitar pequenos acidentes, sou resistente pois já acho o Milestone truculento e pensava que o case deixasse ele com jeito de trambolho. mas nao perece ser tanto assim. poderia indicar qual capa utiliza e de que material é feita?

    • Bem observado.
      Eu uso uma armadura SEIDIO. Ela é feita de plástico resistente, recoberto com uma camada enborrachada especial que repele fiapos. É pequenininha, não atrapalha o uso do teclado e também não interfere na recepção do sinal.

      É mais uma apólice de seguro, pois dispersa energia cinética caso o Milestone caia no chão.

      Comprei pelo EBay.

    • SAmsung Wave com android é o Samsung Galaxy S com tela de 4"

  • Estou pesquisando o Lg KM ARENA e gostaria de saber se vcs têm alguma review completa sobre o mesmo. Procurei e só achei uma referência aos smartphones da LG serem touchscreen. Gostei muito do site de vcs. Parabéns pelas análises e bom humor.

    • leila, o Arena é um aparelho lançado ano passado. acho difícil você encontrar um pra comprar hoje em dia. tem uma boa câmera, mas usa um sistema operacional proprietário da LG. e a tela é muito boa, por sinal.

  • realmente poderia ter um dual-boot com android.

    Pelo menos tem leitor de docs/ppt/pdf entre os app disponiveis?

    E tive um innov8. A construção é fantastica, e vejo que usam a mesma tampa de metal no Wave!

  • Achei esquisita a proporção da foto e do vídeo. Ele não faz em wide?

    • Sim, ele faz fotos e wide sim, com resolução máxima (em wide W4M) 2560×1536 pixels.
      Por padrão a camera vem configurada pra 5M 2560×1920 pixels.
      Aproveitando, conforme descrito do review, o video desse telefone é incrível. Só que tem mesmo e utiliza pode dizer o que é ter um telefone no bolso que faz vídeos em alta resolução: 720p.
      Parabéns mais uma vez para a samsung com esse telefone incrível.

  • Para os adoradores do hardware do Wave, a Samsung lançará ou já lançou o Galaxy S. Ou seja, é um WAVE (melhor que um wave em HW) com Android OS. Imaginem…
    Pelos reviews que li até agora, o Galaxy S é killer, incrível.

    • O problema é o preço que a jóia virá…

      Mas finalmente o páreo para o Milestone está ficando mais difícil. o que é ótimo para os consumidores, pois ocm mais opção, vem a briga pelos preços.

  • Só para constar, eu pude mexer em um Wave, neste fim de semana, por um ou dois minutos. O design é matador, a imagem é show, ele responde bem aos comandos, mas o acelerômetro demora uma eternidade, para responder, quando o aparelho é virado.

  • parabens pelam materia e pela quantidade de beneficios apresentado sobre este aparelho deve ser quase impecavel.

    Gostaria de saber se ja houve Review: Samsung star i6220 ?

  • Até que tem uns programinhas legais na Samsung Apps, como por exemplo o Need for Speed Shift e um monte de aplicativos do pessoal do CESAR de Recife-PE.

  • Cara, vocês dariam um help para configurar o GPS do Wave? Comprei um e não conseigo fazê-lo.. Obrigado!

  • INfelizmente não pude utilizar nada do WAVE, não sei se o meu que veio cheio de problemas. O celular trava toda hora, apresenta um delay enorme quando estou digitando e pra piorar a tela está descolando. Isso tudo em menos de 24hs que retirei o meu Samsung Wave da caixa.

  • Edgar, estou tendo o mesmo problema de travamento(sendo q o adquiri a 2 dias), e olha q o processador eh de 1Ghz(comparado a outros celulares q variam de 400 a 700 mhz, igual meu ex n(5 q eram 2 de 300 e poco mhz), e tbm tenho problemas de sinal(meu n95 pega ate setepalmos abaixo da terra), porem eu fui la, salvei meu arquivos e mandei zerar geral o Wave, ele zerou, desligou, so q quando ligo, ta tudo la de volta o.0, masi ate agora nao travou mais, vou esperar, masi vou a loja e vejo se consigo outro aparelho, pq pelo que parece a pane eh geral dessa marca, e ele so travou no joguinho de carro(q ja tinha travado desde q tirei da caixa)

  • Como faço pra baixar alicativos de outro pais? Tipo Bruce lee ou Nedd for Speed , quando baixo no PC o KIES diz que meu S8500B não é compativel como samsung apps

  • o codigo não sei, zerei pelas configuraçoes, masi continua tudo la, e é incrivel que agora só quando ativo o 3G e o pacote de dados, eh q ele fica travando, se deixo a rede em modo GSM, ele não trava, isso eh pessimo, e naum, a vivo não quis trocar o aparelho, pq flou q esgotou a minutagem e talz, olha, isso dexa o cliente muito descontente sabe….

  • Bom, tenho o wave também, não encontrei nenhum desses problemas em relação a travar, ficar lento, o acelerômetro demorar ou nada do tipo, já está fazendo um mês que estou com ele e não tenho reclamações quanto à sua funcionalidade.
    Agora, André Arruda, realmente o Samsung Apps do Kies não é compatível com o S8500B, mas agora que o Galaxy S já está a venda em lojas eles irão concerteza fazer uma atualização para englobar os dois, estou com uma briga judicial com a samsung por causa destes aplicativos, porque outros amigos meus que possuem o aparelho conseguiram baixar o Need for Speed Shift, o Bruce Lee, o Krull (que é um dos jogos mais legais que eu já vi pra celular) entre outros.

    Aguarde esta atualização que acho que não demora, e estes jogos valem muito a pena!

  • Bom Dia a todos…. tb adquiri um wave 8500, realmente os aplicativos deixa a desejar. Alguém saberia ou já teve a oportunidade de instalar um aplicativo da calculadora hp 12c? Sei que no i-phone existe este aplicativo…caso alguém tenha alguma informação de como proceder… agradeceria…. Abraços! Marcelino

  • O e meu um gt-s8500b funciona tudo bemmenos o gps que demora muito, a filmadora e o bicho..Hd mesmo. Games e animal eos apps sao muito baratos…maso gps don85 e bem melhor acredito que eles logo resolvem…

  • Pessoas, tenho a opção de comprar um atrelado a operadora Vivo e outro importado de Portugal. Favor peço-lhes opiniões. Vale a pena em termos de SO o customizado pela operadora ou o importado em PT-PT porém sem customização e talvez mais "aberto" para atualizações?

  • pela vivo é melhor, assistencia daqui só conserta o oficial. E outra, 1 ano de garantia…