Review: Samsung Galaxy S II
Início » NOVOS PRODUTOS » Celulares » Review: Samsung Galaxy S II

Review: Samsung Galaxy S II

RESUMO

Em uma só peça muito fina, o Samsung Galaxy S II oferece uma tela enorme, câmera excelente, sistema operacional de última geração e uma interface muito bem afinada.

Existem poucos smartphones que reúnem o melhor (ou quase) dos recursos disponíveis em hardware e software. É o caso do Samsung Galaxy S II, que em uma só peça muito fina oferece uma tela enorme, câmera excelente, sistema operacional de última geração e uma interface muito bem afinada.

1) Hardware

Processador Cortex A9 dual-core de 1,2 GHz, 16 GB de armazenamento interno e tela de 4,27″ (800 x 480, protegida por Gorilla Glass) já deixam o Galaxy S II no topo da cadeia alimentar dos smartphones à venda no Brasil (na linha com dois núcleos, dá para contar ainda o Motorola Atrix e o LG Optimus 2X). Junte a ele Android 2.3 e um design ultrafino e leve (116 gramas, 125 x 66 x 8.5 mm) e o aparelho fica irresistível.

Na frente, apenas o botão central e duas opções: menu e voltar. Atrás, a câmera de 8 megapixels com flash LED e o conector 3,5 mm para fone de ouvido. Embaixo, o conector micro-USB 2.0 para carregar a bateria (e que pode ser dispensado para trocar dados com o computador).

 

 

Na lateral esquerda, controles de volume….

E ao lado direito, o botão de liga/desliga/trava a tela:

Removendo a tampa da bateria (extremamente fina também), vemos o slot para o SIM card (o Galaxy S II é quad-band em GSM e HSDPA) e a entrada para cartão microSD adicional (até 32 GB).

E, sem a bateria, informações gerais sobre o aparelho.

2) Interface e aplicativos pré-instalados:

O Samsung Galaxy S II é vendido com a versão 2.3 “Gingerbread” do sistema operacional Android. É a mais recente para smartphones, e conta com a customização “TouchWiz” (e que ainda vai render resultados de uma briga judicial com a Apple pela similaridade entre o TouchWiz e o iOS). Os aplicativos pré-instalados incluem o básico do Google (Talk/Market/Gmail/Mapas), os “hubs” Leitura, Games, Social da Samsung (que solenemente ignoro por fazerem coisas que outros apps fazem melhor sozinhos – como gerenciar redes sociais).

 

 

E outros extras bacanas – uma demo de Hero of Sparta HD, um gravador de voz, apps de livros e jornais (Livraria Cultura, Folha de S.Paulo).

Como é comum nos Androids mais novos, as telas iniciais (eu nunca passo de três) estão ali.

E recursos antes comuns apenas em widgets de terceiros, como o controle de acesso à rede de dados e o gerenciamento de arquivos, aparecem integrados ao sistema. Ponto pra Samsung.

Merece destaque também o Editor de Fotografias (não é um Photoshop, mas quebra um galho quando se está com pressa para faze ajustes básicos em fotos).

E o Roteador Wi-Fi, com direito a ícone no menu de aplicativos (nada de novo, mas mostra que a Samsung, pelo menos na versão desbloqueada do Galaxy S II, não quer esconder o recurso do consumidor – mas não dá para garantir que alguma customização de operadora – alô, Claro – não vá omitir o roteador). Vale sempre lembrar que, ao usar o roteador, é bom ter o carregador de bateria por perto.

Outro recurso bacana que vi aqui (e já estava presente de forma similar em aparelhos da Motorola, como o Milestone 2 e o Atrix) é o Kies Air. Por Wi-Fi, ele compartilha dados com o computador via navegador…

E mostra, no browser, todos os arquivos e registros recentes do smartphone. Não é mais rápido que usar o cabo miniUSB para trocar dados, mas traz informação rápida sobre o que está ocupando espaço ali.

3) Câmera e multimídia.

Para multimídia, o Samsung Galaxy S II é a máquina. Tenho uma certa obsessão com aparelhos que rodam de maneira decente arquivos DivXe, bem, o aparelho entrega direitinho, tanto AVI:

Quanto DivX 720p sem engasgar (yay! e yay! para os fãs de Fringe).

A câmera? Imagens de 8 megapixels impecáveis sem flash. Ainda sou mais a câmera e os controles do Sony Ericsson Xperia Arc, sem muito o que reclamar da câmera do Galaxy S II. Tem uma galeria de fotos no meu Flickr. E faz vídeos em 1080p – mais que exagerado/necessário para um smartphone hoje em dia (se instalar o Google+, não esqueça de configurar o upload automático apenas para Wi-Fi, ou seu plano de dados… vai para o espaço).

4) Tela

Outro dia fiz (e já corrigi) uma injustiça com a tela do Galaxy S II, por culpa do próprio aparelho. Por mais que você deixe as configurações de brilho do aparelho no máximo, o navegador reajusta o brilho de modo (aparentemente) automático. E isso deixou a tela do Galaxy mais escura que os concorrentes. Como o Optimus Black e o Xperia Arc já foram embora, fiz novas fotos comparando o brilho da tela do Galaxy S II (à direita) com o LG Optimus 2X(à esquerda). E, bem, a história é outra.

Sim, a tela AMOLED é bastante brilhante.

A tela grande – e a largura do aparelho -, porém, podem ser um problema para usar o aparelho com uma mão só. Eu (1,83 m de altura) tenho mãos grandes e o Galaxy S II ficou “sobrando” ao manipular (a ponta do dedão não alcança o topo da tela!). Então, a dimensão do aparelho pode ser um fator limitante para quem tem mãos pequenas. E a sensibilidade da tela é, sem dúvida, a melhor que a Samsung já desenvolveu/instalou em um aparelho: dedos deslizam muito bem sobre a tela multitoque.

5) Desempenho:

Nos benchmarks padrão do Android, o Galaxy S II mostrou todo seu poder de processamento, com números altos e que servem de referência para futuros testes neste ZTOP.

Resultados:

– Vellamo Browser: 968 pontos
– Quadrant Standard Edition: 2.959 pontos
– AnTuTu Benchmark: 5.660 pontos
– NenaMark 1: 59,8 quadros por segundo
– NenaMark 2:  44,1 quadros por segundo

Na comparação com o LG Optimus 2X em benchmarks (review em breve por aqui), o Galaxy S II bate o modelo da LG em todos os testes, completando tarefas quase um minuto à frente (notadamente no Vellamo Browser).

Vale lembrar que o Optimus 2X tem um processador dual-core de 1 GHz (e alguns outros atrativos que o Galaxy não tem, como saída HDMI nativa):

– Vellamo Browser: 626 pontos
– Quadrant Standard Edition: 2.480 pontos
– AnTuTu Benchmark: 4.118 pontos
– NenaMark 1: 54,3 quadros por segundo
– NenaMark 2:  26,3 quadros por segundo

Veja os dois lado a lado rodando os testes em vídeo (na ordem, Vellamo, Quadrant Standard, NenaMark 1, NenaMark 2 e AnTuTu):

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=MqnNE8hT6U0]

Bateria: em um dia de uso intenso (3G, GPS, e-mail, ligações, roaming, Twitter, Foursquare, Facebook, Internet, SMS), a bateria levou 11 horas para atingir o nível de 14%. Número bastante interessante para um aparelho que tem um ótimo sistema de gerenciamento de energia (abaixo de 50% você pode desligar 3G, Wi-Fi, sincronizações, brilho etc.). Ainda não é o mundo ideal em que a bateria de um smartphone atinja um dia inteiro -no meu ponto de vista, das 8h às 22h – sem pedir recarga.

Conclusões:

O Samsung Galaxy S II é mais um acerto dos coreanos no mercado de smartphones. Com hardware excelente que faz de tudo um pouco, gerenciamento inteligente da bateria, câmera boa e o Android mais recente, vale o investimento de R$ 1.999 (preço sugerido desbloqueado). Roda rápido, tira boas fotos, tem o melhor do Android. Precisa de mais?

Se hoje alguém me pergunta qual tablet comprar, a resposta é iPad 2. Para smartphones Android, o título fica com o Samsung Galaxy S II.

Resumo: Samsung Galaxy S II (GT-i9100)
O que é isso? Smartphone com sistema operacional Android.
O que é legal? Tela grande, bom desempenho, excelente suporte para vídeos e fotos.
O que é imoral? GPS demora a responder, tamanho do aparelho pode incomodar.
O que mais? Design ultrafino, boa câmera.
Avaliação: 8,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.999 (operadoras podem ter ofertas com planos de dados e voz melhores)
Onde encontrar: Samsung

Escrito por
Henrique Martin
35 comentários
  • Depois de usar o Galaxy S, o Defy e o SII, realmente o SII impressiona.
    A primeira surpresa é ao pegar o aparelho, até uma criança consegue segurá-lo pinçando com dois dedos em uma das extremidades…

    E o desempenho do Mali 400 impressiona. E deixa claro que a GeForce do Tegra2 tem diversas limitações. (Tô curioso com o PowerVR no Omap4 do Droid 3).

    Não ter os bugs do Gal.S ajuda também, mas por que diabos eles têm tanta dificuldade com o GPS?

  • Olá!
    Só uma correção. O aparelho da esquerda no comparativo das telas, que você diz ser um iPhone 3GS, não é.

    • dãa. é o LG Optimus 2X, a besta aqui colocou a foto errada.

  • Queria saber se o S2 tem aquele led de informações. Se não como faz pra saber que tem sms, sem ter que ficar desbloqueando a tela.

  • Aproveitando o tema samsung… cadê o Galaxy Tab de 10.1 e 8.9? A samsung prometeu pra junho, foi empurrado pra julho, pra agosto e agora e já vi notícia recente em outro lugar falando em "até o final do ano". É isso mesmo? Essa espera é por causa da produção nacional?

    • sim, a culpa é da produção nacional. mas logo mais saem o Asus Transformer e o ThinkPad Tablet também

  • Parabens pelo review!

    Um otimo aparelho, mas… (posso falar que ta caro? Nao quero outro castigo).

    No meu plano da Tim, sai por 1300, e portando pra Vivo, 550.
    Qdo o htc Kaiser foi lancado no Brasil oficialmente, ele chegou por 2300 – eh algo muito caro pra um aparelho facil de ser roubado, pois nao se discute a qualidade do aparelho.

    Aproveitando o cometario do @Rubens, venho lendo bastante sobre a qualidade desse processador, ele esta melhor implementado que o tegra. E já vejo Atrix a venda no Mercado Livre e Foruns, para comprarem o GS2!

    Agora, eu aprecio fotos casuais (por causa da filha), e gostaria de saber se esse aparelho substitui uma satio (com symbian e todas as suas limitacoes), mesmo que seja apenas pra fotos diurnas?
    Pois um flash xenon é imbativel a noite!

    • o nagano te explicou o castigo? vou colocá-lo no canto da sala 😛
      sobre a câmera, sim, é mais rápida que a do satio. manda bala! 🙂

    • ta caro sim! Na fastshop o aparelho a vista sai por 1762. o preco mais baixo sem plano e sem amarras. como o investimento é no minimo alto e a tecnologia sempre nos prega pecas, comprei com 2 plus. Com uma garantia estendida (tive uma bela surpresa com meu antigo 3gs, apos 2 aninhos ele morreu e nenhuma assistencia tecnica da apple é autorizada a avaliar o problema. bacana, nao?!) e tambem comprei com o seguro. confio na samsung, mas como diz o ditado, seguro morreu de velho.. ahhh.. so pra ilustrar.. nem lembro mais que um dia usei um iphone 3gs e nem preciso dizer o quanto o gadget da apple é qualificado. sem duvida é uma excelente aquisicao!

  • Vi o aparelho in loco outro dia, na casa de uns amigos e, se eu fosse trocar de smart hoje (tenho um N8), o SII seria minha escolha. Como vou ficar com o meu até 2013, talvez compre o SIII… ah, aproveitando a viagem, Pedro Burgos mostrou toda sua infantilidade profissional bloqueando minhas postagens depois que eu mostrei que ele não sabia do que estava falando quando fez a review do N9 no Gizmodo. Estou divulgando…

  • Realmente o aparelho é impressionante, muito rápido e leve. TouchWiz 4.0 é muito agradável para usar e a tela Super AMOLED+ é incrivel, mesmo quando comparada a um Super AMOLED. Achei uma pena o Say’n’Go não estar disponível (mesmo que fosse em inglês), e algumas apps como Google Goggles não instalam.

  • […] – NenaMark 2:  18,3 quadros por segundoSão números, na prática, inferiores aos do smartphone Galaxy S II (que tem processador mais rápido e, bem, é um telefone com outros recursos). A comparação com o […]

  • Alguém sabe por que a Samsung tirou a TV digital do Galaxy S II? Excelente review, como sempre no Ztop.

    • @cesarrb, por um simples motivo: tempo de desenvolvimento. a resposta é que, se fossem integrar TV digital, o produto levaria mais tempo para ser lançado

  • […] lembrar que smartphones topo de linha com tela grande, como o Samsung Galaxy S II, são vendidos desbloqueados por preços bastante altos. A ZTE não costuma trabalhar muito com […]

  • cara a interface dele no geral eh bem futurista ou fica atras do iphone 4?

  • […] atualizado e sem restrições ou cortes das operadoras e não pensa em gastar R$ 1.999 em um Samsung Galaxy S II ou um Motorola Milestone 3, ou até um pouco menos em um Sony Ericsson Xperia […]

  • […] 3. No lado multimídia, o aparelho não traz codecs nativos para AVI/DivX, como os concorrentes Galaxy S II, por exemplo – é preciso baixar um video player (como o Dice Player, nosso favorito) para […]

  • é possível baixar um aplicativo android para ver tv digital neste samsung Galaxy S II ?

  • Samsung confirma, no seu SAC, que o Galaxy SII nacional, não tem Gorilla Glass.

  • Meu Gallaxy 2 ficou com a tela preta, esta ligado mais nao vejo nada, ja desliguei, tirei a bateria e nada. Tava usando a internet quando travou??????????? O que eu faço, tem algum jeito de resolver sem ter que levar na assistencia, ele tem 4 dias de uso. 🙁

  • Na primeira foto, o Widget de controle de energia aparece em 1 linha, eu tenho o Galaxy S2 2.3.4 e não consigo colocá-lo em 1 linha, o Widget sempre ocupa 2 linhas, alguém poderia me dizer como fazer isso? Obrigado!

  • […] local. Sim, existem excelentes concorrentes nas outras plataformas – mais notadamente o Samsung Galaxy S II, com Android, e o HTC Ultimate, com Windows […]

  • […] certa – a própria Samsung tem aparelhos com formatos mais amigáveis à mão humana (como o Galaxy S II, por exemplo). Não vou me alongar aqui na descrição do hardware do Galaxy Note: já fiz um […]

  • Solicito informar como apagar endereço inserido no GPS por estar com pequeno erro. Grato.

  • De novo vejo a reclamação sobre "usar o aparelho com uma mão só".

    O autor não deve ser adepto de toques múltiplos. haha
    É a única explicação. Na maior parte do tempo a maioria usa as duas mãos quando se vai usar REALMENTE a tela para navegar, ler, etc.

    Talvez para vídeos de reviews para o Youtube isso não seja lá muito usado.
    Aqueles típicos onde o sujeito começa a tocar rapidamente para mostrar a "fluidez" hehehe
    Ou seja, não se vê nada, não se lê nada, não se faz nada. Apenas se toca "com uma mão" apenas muito rapidamente e se diz "reparem como ele é rápido"…

    hahahaha Eu me divirto…