Review: Nokia N900
Início » SMARTPHONES » 3G » Review: Nokia N900

Review: Nokia N900

O Nokia N900 não é lá grande novidade para este Zumo: ano passado, na Finlândia, brinquei alguns dias com um, com o qual capturei belas imagens de Helsinki e registrei (com uma luz bem meia-boca) seu hardware. Faltou o tempo para um review completo.

Agora, com um N900 em mãos (e meu, por sinal), dá pra falar mais sobre o smartphone – ainda mais perto do seu lançamento oficial no Brasil. Mmmm, melhor definindo, está mais para um PC que tem telefone.

Vale dizer, antes de tudo, que o N900, com todas suas capacidades, é um aparelho de transição, basicamente algo feito para desenvolvedores explorarem o potencial do sistema operacional Maemo 5 de olho no que o vindouro MeeGo poderá fazer no segundo semestre. E o que importa mesmo no N900, do ponto de vista do usuário final? Vamos por partes:

1) Interface e sistema operacional

O N900 pegou o básico do Symbian e tornou-o ainda mais fácil e simples de usar. O N900 é o primeiro aparelho da Nokia sem botões na parte frontal e, diferente dos Androids (que têm um gerenciamento do aplicativo de telefone relativamente mal-acabado), a falta de botões… não faz falta. Existe um problema operacional sério, entretanto, no N900. Sabe-se lá por que diabos tudo (ou quase tudo, exceção feita ao… telefone!) só funciona na horizontal. O acelerômetro ajuda em alguns programas específicos, mas os principais modos de visualização do N900 estão na horizontal. Como o menu geral de aplicativos, mostrado abaixo.

Dá, entretanto, para configurar o telefone para abrir automaticamente toda vez que você coloca o N900 na vertical – mas aí é trabalho demais, né. Mais fácil colocar um atalho em cada tela principal e está ótimo. O N900 comporta até quatro telas principais, no mesmo estilo Android/iPhone, eu optei por usar duas apenas. Clique no botão de menu e aparece a tela de aplicativos:

O Maemo 5 é esperto na interface: como faz pra voltar se não tem nenhum botão? Simples, basta tocar em qualquer ponto da tela e você está de volta ao desktop inicial. O mesmo vale para qualquer outro comando/configuração. E, bem, ele é multitarefa mesmo, sem engasgar nem um pouco. Para fechar os programas, basta clicar no ‘x’ no canto de cada ícone. E tocar no ícone abre o aplicativo. O botão superior esquerdo leva de volta ao desktop inicial e também serve de atalho para o menu de aplicativos/configurações.

Um recurso integrado ao Maemo 5 e de extrema importância (para a qual os fabricantes de smartphones não acordaram ainda) é o backup, presente em um aplicativo específico. Ele faz cópia de segurança do calendário e configurações de comunicação, favorito, configurações e lista de aplicativos. Eu formatei o N900 para atualizar o seu firmware e o backup remontou todos meus aplicativos, baixando tudo de novo quando uma conexão estiver disponível.

2) Navegador

Android e iPhone têm browsers poderosos, sem dúvida. Mas o navegador de smartphone mais poderoso que já vi é o integrado ao N900, com renderização completa de páginas, incluindo Flash (dá pra fazer a festa no YouTube, Vimeo…). Não acho, pessoalmente, que o Flash é essencial, mas já que funciona no browser, vamos nessa. Olha como o Zumo fica:

Na falta de um app decente para Twitter, tenho usado o próprio navegador para usar o microblog. E funciona super bem. Um toque na tela ajusta o zoom (o controle de volume também funciona para afastar/ampliar o zoom) e ele entra direto em modo de tela cheia, podendo trabalhar com múltiplas janelas abertas.

Ah, sim, existe um Firefox pra Maemo. Usei duas vezes, é bom e estável, mas prefiro o original do aparelho.

Outro ponto bacana resolvido no N900 é o gerenciamento de conexões. Nada mais das mensagens irritantes do N97/5800 de “quer conectar?/tem certeza?”. Escolha uma, defina um ponto de acesso Wi-Fi e pronto. Não precisa mais, basta desconectar ou usar um widget que faz isso automaticamente.

3) Multimídia

Tocador de música OK (com um plug-in baixado no gerenciador de aplicativos consegue rodar FLAC e OGG), mas o grande destaque é o video player. Roda DivX nativo com legendas sem precisar converter e sem engasgar na reprodução. Veja na tela acima que, de algum modo, o N900 enxergou o HD do meu PC pela rede Wi-Fi, mas não tenho ideia de como acessar esse conteúdo ainda.

4) Aplicativos

Eu sei, você sabe, a Apple sabe, o Google também: a Nokia Ovi Store é o patinho feio das lojas de aplicativos para celular. O N900, porém, quebra esse ciclo ao fugir (em partes) da Ovi Store, que tem meia dúzia de apps compatíveis (e geograficamente localizados para o Brasil). Basta usar o Application Manager, um grande repositório de aplicativos para Maemo. Aqui entra o pulo do gato: você escolhe os catálogos que quer usar – os oficiais (Ovi, System Software Updates, Applications, Maemo.org, Maemo Extras), que têm programas prontos para o usuário final – ou entra no submundo com apps em desenvolvimento e que podem, bem, causar danos ao seu querido aparelho (Maemo Extras-Devel e Maemo Extras-Testing).

Não existe nenhuma opção de aplicativos pagos por enquanto. Indico muito o Angry Birds, joguinho extremamente viciante que também tem versão para iPhone/iPod touch. Tenho usado muito o BarrioSquare (um cliente de FourSquare), o bloco de notas Conboy e  o incrível Hermes (que unifica contatos usando a rede do Twitter e Facebook), além do já citado Backup e dos apps normais do N900 (fone, câmera e galeria de imagens com um ótimo gerenciador de compartilhamento – Flickr, TwitPic etc, ). Facebook e Twitter vão direto pelo navegador mesmo.

Para os Linux-users mais afoitos, existe um aplicativo que permite rodar Debian (e seus programas) direto no N900. E, pros piratas de plantão, tem até cliente de BitTorrent pra esse aparelho.

Um recurso muito bem bolado do N900 é a integração do telefone (e dos contatos) com Skype, Google Talk e outros serviços VoIP, assim como a possibilidade de usar múltiplas contas de e-mail no cliente nativo (chupa, Android 1.5!) e, bem, dá pra sincronizar contas do Google de um modo um tanto suspeito (criando uma nova conta Exchange, com servidor m.google.com, porta 443, nome de usuário, senha, nada no domínio e escolher o que quer sincronizar – e-mail, calendário, contatos. Eu deixo apenas calendário e contatos, e funciona sem erro).

5) Conclusão

Boa câmera, incrível browser, boa integração com redes sociais e serviços online, excelente capacidade multimídia e multitarefa, no fim das contas, não escondem alguns problemas do N900. O principal, sem dúvida, é a questão de tudo ser na horizontal. O aparelho em si é menor que um Motorola Milestone, mas mais espesso. A tela de 3,5 polegadas, brilhante, ainda precisa da velha caneta stylus pra algumas funções, já que a tela é resistiva (dang!). O gerenciamento de bateria, bem, é melhor que o de um iPhone 3G ou de um Motorola Dext, mas, como eles, precisa de recarga no final do dia. Eu tenho usado o aparelho na maior parte do tempo com 3G e Wi-Fi desligados, ativando só quando preciso.

Outros itens que merecem menção: câmera incrível de 5 megapixels, teclado QWERTY bastante confortável (apesar da mesma configuração bizarra do N97 com a barra de espaços mais à direita), Ovi Maps funciona bem (apesar de software estar em inglês), 32 GB de armazenamento interno + slot para cartões microSD. Ponto muito negativo: não tem suporte a português brasileiro na lista de idiomas. Uma das configurações de teclado em espanhol até permite acentuar, só que eu me perdi com tudo e voltei para o inglês padrão.

Em tempo: o N900 eleva o nível dos smartphones na Nokia. Se o pessoal de Espoo tivesse lançado esse aparelho no lugar do N97, a história seria outra (em vez da vergonha com os problemas de update de firmware, teriam mais clientes satisfeitos, mais mercado, mais barulho em torno da marca), e eu não sou o primeiro a dizer isso. Hoje consigo sair com um N900 na rua e resolver, por exemplo, problemas do Zumo (aprovar comentários e até escrever posts) graças ao seu navegador. Com o N97, nem pensar. Se o N97 era um “smartphone”, o N900 é um pequeno computador de bolso que, por acaso, fala.

No Brasil, o N900 chega às lojas em meados de agosto, pelo preço sugerido de R$ 1.999, com sistema em português de Portugal (pode deixar em inglês se quiser). Comprei o meu do Lito, do Aviões e Músicas, que o trocou por um Milestone (numa transação gerenciada pela Anita, do Objetos de Desejo). Como disse lá no começo, o N900 é um aparelho transitório: veio para criar espaço entre desenvolvedores e entusiastas mais geeks para a próxima geração de telefones e dispositivos baseados em MeeGo. Mas isso é só no segundo semestre, e agora o N900 ainda vale muito a pena – apesar do alto preço.

Resumo: Nokia N900

O que é isso? Smartphone com sistema operacional Maemo, baseado em Linux.
O que é legal? 32 GB de armazenamento, câmera de 5 megapixels, gerenciamento incrível de conexões.
O que é imoral? Tela resistiva, bateria com duração razoável, interface na horizontal.
O que mais? Bons recursos multimídia, GPS com software de mapas gratuito.
Avaliação: 8,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.999.
Onde encontrar: www.nokia.com.br

Escrito por
Henrique Martin
69 comentários
  • Henrique, é impressão minha ou você tem um afeição quase obcessiva por gatos?

    Agora quanto ao fato de ser tudo na horizontal. Considerando sua observação de que o N900 é um aparelho de transição, eles devem ter pensado em algo do tipo: "se hoje a maioria dos computadores tem monitores em formato Widescreen, e boa parte de conteúdo audiovisual está nesse formato também, vamos adotá-lo no celular e facilitar o uso multimídia".

    Eu adoraria ter qualquer smartphone, mas eu sempre esbarro na questão do alto valor do serviço. E mesmo quando ele sai "de graça", "estranhamente" a fatura fica mais gorda .

  • É uma pegunta um tanto quanto inapropriada acredito eu, mas você já acessou algum servidor linux usando algum app cliente de SSH, pois tenho sistemas da empresa que rodam remotamente via ssh (tipo clipper) e estou pensando em comprar esse aparelho para acesso remoto. Precisava ter pelo menos tela ssh com 80 caracteres por 21 linhas.

    • para o android eu utilizo um aplicativo chamado ConnectBot. Para o N900 vc instala o client openssh e usa normalmente pelo terminal que ele já possui.

    • O N900 tem um shell nativo. Basta abrir o shell e chamar o ssh, o sftp, o scp e, como backup, uso o rsync. Não tem susto.

  • SSH funciona sim, tanto como cliente quanto como servidor, e você pode compilar qualquer programa para linux que suporte arquitetura ARM (quase todos). O telefone funciona em widescreen porque é vendido como um "mobile computer", não como um telefone, mas a rotação está sendo implementada e imagino que venha na próxima versão do firmware, tem até um atalho que faz os programas funcionarem em qualquer orientação: ctrl + shift + r . Para mim o N900 é um telefone final, não de transição, pois tem mais funcionalidades que a maioria dos telefones topo de linha do mercado. Quanto ao meego, não será suportado oficialmente para o N900 pela Nokia, ele virá com o esforço da comunidade apenas. Ao invés disso, ela vai continuar desenvolvendo o Maemo 5. Para usar o teclado em português, basta mudar o mapa do teclado, eu editei o meu para incluir os assentos, se quiser mande-me um e-mail que eu mando o arquivo e as instruções. O suporte ao português brasileiro imagino que venha, já que o aparelho será vendido em breve no Brasil, mas a interface em português de Portugal não me incomoda. A tela resistiva tem uma ótima sensibilidade, a caneta só é necessária para coisas que uma pessoa não conseguiria fazer com o dedo, o que significa que é um benefício, não um problema, pois nos telefones onde só dá pra usar o dedo não é possível ter precisão. Quanto ao media player "enxergar" seu hd, o Windows 7 e o OSX compartilham as pastas públicas do seu computador na rede. Para ver os arquivos no seu n900, basta movê-los para as pastas públicas, então você poderá tocar as músicas e vídeos do computador no celular sem precisar copiá-los.

      • Amigo, pode mandar esse documento para mim também? [email protected]. Concordo com a afirmação de que o N900 é um aparelho final. A Nokia, nem nenhuma outra empresa que faz esse tipo de produto, vai parar em um aparelho considerado definitivo. Quem deve fazer isso é o usuário. Acho que o N900 era o aparelho que eu esperava. É um computador. Logo, todas as limitações que existem hoje, como ser apenas horizontal a tela, pode ser superada via software, um novo sistema. Ele é um computador como os nossos desktops e notebooks. Pode receber novas versões do "windows" dele (para ficar fácil para todo mundo entender).
        Quanto ao MeeGo, já vi, em abril, que será aplicável ao N900, o que parece uma ótima. Eu sinto falta de uma coisa desde a série 800: falta de uma suite Office realmente boa, aplicativos que abram e editem Word e Excell, sem traquitanas e remendos. Um programa profissional encomendado pela Nokia mesmo. É a única falha, junto com a ausência de HWR (que nunca funcionou bem nos 800).
        Fora isso, é perfeito. E para quem diz que é grande, vai a pergunta: vcs queriam uma tela menor?

  • Parece um ótimo smart, e parabens pelo mini review!! Mas vou esperar pelo N8… Tenho fé que a nokia não demore, AINDA MAIS, para lança-lo. Enquanto isso, fico feliz com meu N95.

  • Touchscreen sempre me causou amor e ódio. Eu não consigo abandonar a idéia de um teclado físico, mas ao mesmo tempo gosto muito da idéia do touch. Sempre procurei algum smart que tivesse essas duas opções. Só que tudo é muito caro (malditos impostos). Agora que vi ess N900 fiquei tentado a comprar, mas o preço certamente será caro e a idéia da canetinha, é simplesmente brochante. Acho que ainda ficarei com meu samsung omnia (windows argh!), afinal só paguei 200 mangos.

    • A canetinha é opcional, para você desenhar, por exemplo. Funciona com o dedo perfeitamente. Você também pode desenhar com o dedo, mas imagine fazer uma linha fina com o dedo grosso? É difícil, não tem precisão. A caneta do N900 é um bônus, não um problema.

  • Belo review henrique.

    Será que o N8 vai estar mais pro N900 ou pro N97? 🙂

  • tinha um iphone 3g, hj estou com um n900 q foi comprado poucos meses depois do lançamento.

    isso sim pode ser considerado smartfone, a questa de horizontal/vertical é mais uma questao de se acostumar, mais um paradigma a quebrar.

    outros programas como o witter, ou zoutube funcionam na vertical, a proposito o witter eh um bom client de twitter, se vc ainda não usou não perca tempo 🙂

    pose se instalar emuladores de snes, nes, genesis, e psone e ligar controles do ps3 nele!

    tb é possível ligar ele a uma tv e usar ele para reproduzir um filme ou mesmo jogar 🙂

    tem suas falhas como qq smartfone, mas os méritos superam tudo isso fazendo ele um dos melhores smartfones que existem hj.

    • Henrique você disse que “existe um aplicativo que permite rodar Debian (e seus programas)” isso quer dizer que é possivel instalar pacotes .deb? Ou que existe um gerenciador do tipo apt-get?

      Parabéns pelo review… fiquei com inveja e quero trocar meu e71 hehehe

      • sim vc pode inclusive usar na linha de comando o apt-get, o gerenciador de pacotes dele eh um synapitc mto bem elaborado e super agradável de usar.

        o gerenciador de atualizações é apt e os pacotes são deb!

        no meego que vem como sucessor será yum + rpm com todo respaldo da intel 😉

        provavelmente os novos smartfones highend da nokia rodarão meego ou maemo o/

        • acho que o problema do debian no N900 é que desabilita a memoria interna dele ao ligar em um PC. pelo menos foi o que aconteceu comigo. Eu queria poder rodar o OppenOffice versão pendrive nele, pois é mais leve. será que tem Debian?

  • Caro Henrique, permita discordar, quando você diz: "Um recurso integrado ao Maemo 5 e de extrema importância (para a qual os fabricantes de smartphones não acordaram ainda) é o backup…"
    A Apple já faz isso desde a primeira versão do iPhone. Basta plugar o cabo USB que o iTunes faz o backup de todo o conteúdo do aparelho. Abraços

    • eh verdade, mas no n900 vc faz o backup no próprio celular, coisa que o ios não faz, vc pode copiar o backup pra onde vc quiser, por ex o cartão sd ou um computador, vc só perde o backup caso formate (instale um meego por ex) no cel, se der qq tipo de problema nele que vc queira voltar um estado anterior o backup resolve, se ele nao inicar pq vc quis mexer nos initscripts dele vc volta conectando ele no cabo usb, instalando novamente o firmware e o backup estará la no celular, pois o backup é feito na memória do user que não é usada para o SO.

  • aparelho na horizontal?
    caneta stylus e tela resistiva?
    to fora! isso pra mim é falha de engenharia

    não que o n900 seja um aparelho ruim, pelos reviews que li dizem exatamente o contrário mas pra mim são problemas sérios os citados acima, a ponto de não querer um desses

    • Olha, a tela é MUITO boa. Eu já perdi a caneta, e sinceramente não faz a menor falta. Aliás, só faz falta para rodar o openoffice (o menu fica muito pequeno). Para os aplicativos nativos, não faz falta nenhuma.

      • Claro que não faz falta, mas é algo a mais para usar, quando necessário, como para usar o PenPen Sketch, por exemplo. é ridiculo usar o dedo para escrever cursivo ou fazer rascunhos. A tela é otima, não fica nada a dever ao iphone. e as vantagens que ele tem sobre o iphone são gigantescas. eu tô com 48GB no meu, com um micro SD de 16GB. vc coloca microsd num iphone? meu N900 é reconhecido imediatamente como HD virtual em um computador. O iphone não faz isso. eu ligo meu N900 numa TV e jogo com ele como se usasse um Nintendo Wii. Rodo filmes no N900 direto na TV, como se fosse um DVD. Ouço músicas assim. O iphone faz algo parecido com isso? Eu tenho um otimo teclado fisico. O iphone não tem. Já tive 3 iphones e tenho certeza que não volto para o smartphone da apple. Meu guri de 11 anos enjoou do iphone dele em 2 meses. iphone é brinquedo.

  • Em primeiro lugar parabéns pelo review Henrique, complementando o que foi dito, a próxima atualização de firmware do N900 dentre outras funcionalidades adicionará suporte a QT para o Maemo 5, ou seja, muitas pessoas em vários blogs que leio escrevem sem ter nenhum respaldo técnico ou embasamento do próprio fabricante ou desenvolvedores que o Maemo 5 já nasceu morto, o Symbian 3 já está morto, etc., com o suporte a QT teremos aplicativos rodando em Meego, symbian 3, symbian 4, Maemo 5 (assim que receber suporte), windows phone 7. Acredito muito nesta framework e na quantidade de desenvolvedores e empresas que já trabalham com QT e com a idéia por trás disto, ou seja, desenvolva uma vez seu aplicativo e este rodará em todas as plataformas com suporte a QT.
    Também complementando o que disse o Henrique, o Maemo 5 fornece ao usuário uma experiência muito similar a um desktop, já o IOS, Androi e Symbian oferecem experiência de smartphone.
    Henrique gostaria de sugerir aqui no Zumo algumas matérias que dessem informações sobre os sistemas que existem hoje no mercado para smartphones e tablets e fizessem tipo "prós e contras" de cada uma. O que você acha?, pois desta forma iria ajudar muito pessoas que acabam lendo comentários que não condizem com a realidade, pois ultimamente o que mais leio nos blogs é uma guerra de posts de cada um dizendo que sistema x é melhor, y é pior sem nenhum embasamento, simplemente por rivalidade de marcas.

  • Justamente o N900 é o telefone "TESTE" da nokia, ela própria não chama ele de smartphone e sim de internet tablet, questão é ele não é telefone com funcões computivas e sim um computador com funções de telefone, e podem falar avontade da tela resistiva se você já usou um N900 sabe que não faz a menor falta.

  • eh uma verdadeira maquina geek… estava na minha wish list ate mudar e a reforma acabar com o orçamento 🙁 E parabens pelo review. Ja li muitos pra saber sobre o aparelho e o seu esta bem completo

    Eu soh acho estranho vc mencionar que o n900+maemo5 seja um sistema de teste. Jah era teste desde o n770 e o Os2007, depois passou pelo N8x0 (de onde posto, um N810). E a versao definitiva do sistema seria o N900, com a inclusao do gsm… E a decepçao foi grande com o anuncio do Meego, e soh nao foi pior graças ao lançamento de uma versao beta para ele. Para mim, ele eh a versao definitiva e final do maemo.

    Muitos dos softs foram portados do Maemo4 (N8x0), e vi que vc ja instalou o Canola2. Mas ja verificou se o media player tem nos repositorios? Alem de jah ter diversos games portados (Command & Conquer, Warcraft2, etc)

    E no N810, instalei o easy debian, que me da acesso a firefox, open office e gimp, todos full

    A esposa tem o 3GS em casa, o qual sou o configurador oficial, e a usabilidade de um iphone eh fenomenal. Mas a personalizaçao do maemo, a ausencia de travas e os programas do maemo extra dev (e demais repositorios) sao insubstituiveis.

  • Ricardo, a caneta não tem nada de brochante. Já usou um iphone? Volta e meia vc pensa: putz, seria bom se tivesse caneta. Com a caneta vc pode fazer anotações em ótimos programas como se fosse um bloco de papel. E vc não precisa, caso não queira, usar a caneta para nada nele.

  • Gostei das opiniões e comentários, fiquei imaginando um pessoal interessado no N900, sem vedetismos. Isso me motivou a pedir ajuda para um problema: a questão das janelas no OpenOffice usado no N900. No meu trabalho utilizo muitos, inclusive com a necessidade de editá-los, e essa foi uma das razões para a aquisição do N900. Só que o Documents to Go para a versão está pobre (inferior à versão para Palm) e o OpenOffice, quando abro uma janela (Styles and Formatting, ou Navigator, por exemplo), não consigo mais fechá-la, porque não há teclas de função (F11) e o canto superior direito da janela está fora da tela sensível do aparelho. Agradeceria muito alguma ajuda.
    Cumprimentos a todos.

  • Srs, a Nokia não vai abandonar o N900 com Maemo, ao contrário do que alguns pensam e que algumas fontes citam, pelo contrário, no site do MeeGo, mais especificamente neste Link, vemos a Nokia preparando um MeeGo para rodar no N900 e nos N9* da vida. Muuuito legal:

    http://meego.com/downloads/releases/1.0.80.8/meeg

    Eu tenho um e estou extremamente satisfeito, sou apaixonado por Linux e tudo o que eu preciso ele dá conta.

  • Srs, a Nokia não vai abandonar o N900 com Maemo, ao contrário do que alguns pensam e que algumas fontes citam, pelo contrário, no site do MeeGo, mais especificamente neste Link, vemos a Nokia preparando um MeeGo para rodar no N900 e nos N9* da vida. Muuuito legal:

    Aqui está a prova do que eu falo: http://meego.com/downloads/releases/1.0.80.8/meeg… – clica na imagem para N900 que você irá direto para o site da Nokia para baixar a imagem do MeeGo em formato Raw: http://tablets-dev.nokia.com/meego-codedrop.php

    • acredito sim q. o N900 vá ter uma imagem rodando MeeGo. Mas, hoje, é pouco aconselhável instalar os betas: um amigo meu mandou o N900 dele pro hospital…

      • É verdade, ainda não está pronto.

        Mas já posso te dizer que vai ter várias novas aplicações para ele viu 🙂
        Sem contar que o MeeGo fez sucesso em outros dispositivos também.

  • Ilustres, estou tentado a comprar este nokia n900. Tenho uma irmã que mora em madrid e acredito que lá seja muito mais barato através do ebay. Procurei alguns anúncios e encontrei aulguns em torno de 300 350 euros. então gostaria de saber dos mais entendidos quais as cautelas que devo repassar para minha irmã qndo ela estiver analisando o produto e também se ele funcionará normalmente aqui no brasil e qualquer outra informação que ajude será bem vinda. Agradeço muito a ajuda e fica aqui mais uma pergunta: qual o melhor o nokia n900 ou o iphone 3gs? esta é uma duvida que estou tendo

    • saul, o meu N900 veio dos EUA, e é o mesmo vendido na Europa – e funciona sem erro por aqui. Tem q. pensar que é um aparelho mais "nerd" pra fuçar e mexer mais pra fazer as coisas funcionarem (e funcionam!) em comparação ao 3GS.

      • Henrique vc comprou pela internet? qual o site?ele tem suporte para o português? pagou quanto por ele? to olhando no amazon, mas nao sei se enviam para o brasil

        • comprei duma amiga que… comprou na amazon. a amazon não entrega nenhum eletrônico (fora o kindle) aqui. existe uma adaptação extra-oficial do sistema para português, mas mesmo em inglês é possível acentuar as palavras.

          • é, fica complicado comprar aqui no brasil pq ainda está muito caro. vi um cara anunciando no ebay de espanha por 170 euros, fiquei de orelha em pé pq está muito barato, mas ai mandei outro email perguntando mais caracteristicas do aparelho. Oq vc acha henrique de um n900 por 17 euros= 390 reais? fiquei pensando em ser falsificado, mas os chineses falsificam mais o iphone né, nunca vi um celular nokia falsificado

          • existem os "nokLas" da vida por aí. falsificação tem de tuo um pouco. nos EUA o N900 ta em media US$ 399.

          • Pois é Henrique vi na Amazon.com por 399, barato demais para este celular, pena que nao enviam para o brasil. Valeu cara, vou ver oq faço para conseguir um.

  • Ilustres, consegui uma pessoa para comprar um iphone 4 ou um nokia n900 em new york. Será que alguém poderia sugerir algum site de loja para eu pesquisar e passar as informações para esta pessoa comprar por lá, tipo o local, o preço para eu ja dar a grana certa para nao ter desculpas. Enfim, quem puder me ajudar agradeço.

  • Prezados, estou nas últimas para adquirir um n900 e, pesquisando sobre o aparelho, encontrei essa grande questão entravada entre o maemo e o meego. Alguém podia me esclarecer mais sobre o assunto, pois nao quero investir uma grana considerável e ficar com um aparelho sem opção de aplicativos, nem atualização para o aparelho.

  • Henrique, através do cabo AV que acompanha o n900 eu posso passa na televisão qlqr filme baixado na internet ou tem limitação de formatos de vídeo??

      • Henrique atualmente vc está com um n900?? Já estou decidido e esse mês estou pegando o meu, mas vejo muita gente não indicando em outros foruns.

  • Saul,

    Meu n900 eu comprei diretamente do site da Nokia do Brasil, mas dois dos meus colegas de trabalho compraram via importação. Não ná nenhuma diferença entre os aparelhos, e ele aceita todas as operadoras de boa (confirmo Oi, Claro, Tim e Vivo, outras como a BRT não testei).

    Sobre sua outra dúvida sobre Maemo e MeeGo, o MeeGo até o momento não está em produção, então se você comprar um N900 agora virá o Maemo nele, mas dará para atualizarmos para o MeeGo.

    • Boa Glauco, valeu pelas informações. essa semana minha irmã está comprando o n900 para mim. Vai sair por uns 1000 reais, está bom o preço??? Já começei a pesquisar sobre os programas e constatei todo o potencial do aparelho. Só não encontrei o suporte veicular, que não acompanha. Vc já testou o GPS que vem instalado nele? é bom ou ruim??
      Valeu Glauco.

  • Henrique meu caro, ontem minha irmã comprou o meu nokia N900, acredito que ela receba até quarta-feira. Então gostaria de perguntá-lo oq vc sugere que ela teste no aparelho para verificar o seu perfeito funcionamento. Acha que só ligar e pronto???? Lembrando que ela não entende nada de tecnologia, quero só me assegurar de que estarei recebendo o produto em perfeitas condições de uso.
    Valeu.

  • Pessoal, tem gente vendendo o N900 por R$ 1.099,00 com SEDEX grátis no Mercado Livre. Eu estou quase comprando o meu, estou pesquisando sobre o aparelho. Estou vendo também que o Meego já disponibilizou no site uma imagem para o N900. Alguém já atualizou? Ou é bom esperar pela Nokia oficializar o lançamento? Pois depois que atualizar, pode ser que não tenhamos uma gama boa de aplicativos de início.

  • […] Gravity, o melhor cliente para Twitter para Symbian.Para quem está acostumado à bela interface do N900, sem botões e com toques para entrar e sair de menus com a maior facilidade, as opções do N8 […]

  • Viva.Hoje a fnac.pt faz 11 anos e colocou o n900 à venda por 199 euros para quem tiver oportunidade de adquirir algum através de algum amigo em Portugal.

  • O Meego 1.1, ao qual o livio se refere, é uma versão preliminar não destinada ao usuário final. Nele ainda faltam recursos básicos como o gerenciamento de energia (ele não sabe o quanto de bateria ainda resta), dentre outras coisas, e ainda é muito lento. Ao mesmo tempo em que o Meego 1.1, foi lançado o Maemo 5 PR1.3, o que contradiz que vem dizendo que o Maemo é um sistema "morto".
    Quanto à Nokia oficializar o lançamento, ela já deixou claro que não vai fazer isso para este telefone: como o Meego ainda demora pra chegar à versão estável, ela não pretendo lançá-lo oficialmente para o N900, o que demoraria muito. Ao invés disse, vai continuar trabalhando no Maemo para ele.
    Ainda assim o Meego para o N900 virá e será mantido pela comunidade.

  • […] o mercado brasileiro esperando meses pelo meu atual (e melhor de todos os tempos) despertador* N900, o novo Nokia N9 sai praticamente simultâneo com a Europa por aqui. Deve entrar em pré-venda em […]

  • […] mais interessantes (e, por que não dizer, incríveis) da Nokia nos últimos três anos (ok, teve o N900, que também era incrível) e uma proposta de software moderna e disruptiva. Melhor definindo, […]