Review: Motorola Milestone 3
Início » SMARTPHONES » 3G » Review: Motorola Milestone 3

Review: Motorola Milestone 3

RESUMO

Na nova versão, o aparelho ganhou tela e teclados maiores, roda Android 2.3.4 “Gingerbread” e é uma ótima escolha para quem procura um telefone com teclado QWERTY (e agora numérico também).

O Milestone 3 é a terceira geração do smartphone topo de linha da nova empresa do Google, a Motorola Mobility. Na nova versão, o aparelho ganhou tela e teclados maiores, roda Android 2.3.4 “Gingerbread” e é uma ótima escolha para quem procura um telefone com teclado QWERTY (e agora numérico também).

A configuração do Milestone 3 segue o padrão dos antecessores, com pequenas mudanças de layout… (já pensou quando o telefone for apenas a parte mais fina da tela?)

Em cima, o botão de liga/desliga e a entrada para fones padrão 3,5 mm.

Na lateral direita, o controle de volume…

E, na lateral esquerda, o conector micro USB para carregar a bateria e trocar dados com o computador e uma saída de vídeo HDMI. Essas portas estão na mesma posição do smartphone Atrix, da Motorola, lançado em meados deste ano.

Atrás, uma câmera de 8 megapixels capaz de gravar vídeos em HD e o discreto logotipo “with Google”. O acabamento traseiro é emborrachado e tem uma boa pegada na mão.

Um pouco de partes internas: com a bateria…

e sem bateria e SIM card. Vale lembrar que o Milestone 3 vem com 16 GB de armazenamento interno, expansíveis pelo slot microSD aí abaixo.

A clássica tela de informações do sistema, com Android quentinho:

Um detalhe interessante é a adição da linha numérica no teclado do aparelho, que faz uma grande diferença na hora de digitar. Até então, só tinha visto solução similar em um aparelho antigo da LG (GW620).22222

Outra curiosidade (pra prazer do Nagano) é que o Milestone 3 tem luzes indicadoras de estado do teclado, como ALT (acima) e CAPS LOCK (abaixo):

Nagano comenta: Yaaay… Tem também luz que indica uso do HD? 🙂

Câmera e multimídia: A câmera é dos pontos polêmicos do Milestone 3. Eu, particularmente, não tive problemas com ela (vários exemplos na galeria do Picasa) e, para um aparelho com perfil mais corporativo, a câmera não deixa a desejar. Já meu colega Rafael Rigues encontrou problemas em cores nas fotos do Milestone 3. No lado multimídia, o aparelho não traz codecs nativos para AVI/DivX, como os concorrentes Galaxy S II, por exemplo – é preciso baixar um video player (como o Dice Player, nosso favorito) para ver vídeos externos no smartphone da Motorola.

Desempenho: Nos benchmarks padrão do Android, o Milestone 3 teve desempenho um pouco menor que do Galaxy S II. De qualquer modo, para um smartphone mais voltado a negócios do que multimídia, não é um grande problema.

– Vellamo Browser: 691 pontos (968 pontos no Samsung Galaxy S II)
– Quadrant Standard Edition: 2.274 pontos (2.959 pontos no Samsung Galaxy S II)
– AnTuTu Benchmark: 5.003 pontos (5.660 pontos no Samsung Galaxy S II)
– NenaMark 1:  44,8 quadros por segundo (59,8 quadros por segundo no Samsung Galaxy S II)
– NenaMark 2:  27,4 quadros por segundo (44,1 quadros por segundo no Samsung Galaxy S II)

Bateria: em um dia de uso intenso (3G, GPS, e-mail, ligações, Twitter, Foursquare, Facebook, Internet, SMS), a bateria levou cerca de seis horas para atingir o nível de 30% (e mais de uma vez repetiu esse desempenho). Apesar do bom gerenciamento de bateria fornecido pela Motorola (e gerenciamento de dados também), é menor que o Galaxy S II. E, como já disse, ainda estamos longe do mundo ideal em que a bateria de um smartphone atinja um dia inteiro -no meu ponto de vista, das 8h às 22h – sem pedir recarga.

Conclusões: Eu tenho a esperança de que, em um futuro próximo, os smartphones ficarão tão finos quanto a parte da tela do Milestone 3, sem o teclado. Enquanto esse futuro não chega, o smartphone da Motorola Mobility cumpre bem suas funções, com uma tela excelente, bateria com duração razoável e a versão de Android mais atual. O aparelho perde em desempenho geral para o Samsung Galaxy S II, que tem processador mais rápido, mas a adição do teclado e o perfil de usuário distinto (lá, mais diversão/entretenimento, aqui, produtividade/corporativo) tornam o Motorola Milestone 3 uma opção de compra mais que recomendável.

 

Resumo: Motorola Milestone 3
O que é isso? Smartphone com sistema operacional Android 2.3
O que é legal? Tela grande e com ótima resolução, bom desempenho.
O que é imoral? GPS demora a responder, tamanho do aparelho pode incomodar, bateria dura pouco.
O que mais? Boa câmera, teclado completo inclui linha com números.
Avaliação: 8,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.999 (operadoras podem ter ofertas com planos de dados e voz melhores)
Onde encontrar: Motorola

Escrito por
Henrique Martin
38 comentários
  • Mais do mesmo com HDMI teclado numérico, hardware um pquinho melhor e gingerbread.

  • Mais do mesmo porque é uma combinação que fez e faz sucesso. Simples assim.

  • Fantastico… Tenho o 1 e o Teclado Fisico faz muita diferença na hora de escrever algo… É muito mais rapido e bem mais dificil de errar no momento de digitar, como é comum quando digitamos na tela…

    • olá, pode me ajudar em uma duvida com o telcado fisico?
      eu não consigo acentuar, utilizo ele todo mas os acentos não funcionam, você poderia me ajudar?
      [email protected]
      fico muito grata
      Paula

  • O benchmark Quadrant indica o dobro de performance da versão anterior que eu possuo. Não sei se é mais do mesmo, não tive essa impressão, pelo contrário.

  • Só sei que até o cara conseguir digitar o que quer com esse teclado, já passou muito tempo.
    Acho que teclado toch é o futuro (mesmo comendo parte da tela), digitar num espaço pequeno desses tendo que "apertar" teclas fisicas e ainda ter de usar teclas com "shift" é complicar demais a vida do usuário.

    • Nope, é bastante fácil… Basta segurar o aparelho com as palmas das mãos e digitar com os polegares.

      Levei menos de 3 segundos pata aprender a usar todas as letras e um pouco mais para aprender a acentuar.

    • Concordo acho muito mais fácil digitar no meu sensation qHD 4.3, do no miles 1 que eu tinha…. E dígito muito mais rápido….

    • cara tenho um NOKIA e71 e quando pego o Atrix da minha irma acho ruim…. o TECLADO faz MUITA diferença em um smartphone

  • alguem sabe se tem como assistir tv nele e ouvir radio, atraves de algum aplicativo, de preferencia sem estar conectado a internet?

  • saudades de um teclado fisico.

    Usar qualquer coisa mais diferente do que SMS ou email numa tela touchscreen é dose.
    Movimentar planilhas, rolar texto fica muito dificil.

    Bons tempos em que tinha um HTC Kaiser…

  • Ele vem com radio, basta colocar o fone de ouvido para funcionar..

  • Só achei caro de mais, em média está 1.500 dilmas, mas quem vai pagar isso se pode pegar um GS2?

    • Teclado fisico compensa muito. eu já comprei o meu. 1394 na loja virtual da vivo. vale muito a pena. GS2 ta 1799, e ainda sem teclado físico.

      • Te dizer que mudei de opinião ao aparelho devido a ter um teclado, já estou juntando grana para fim de ano ter o meu.

  • Gostei muito,nesse momento tenho um Atrix…Mas tava procurando um Smart com teclado fisico,vou espera baixa um pouco o valor!!!!!

  • Paguei R$ 420,00 no meu. Estou usando há mais de um mês, totalmente aprovado. A produtividade subiu ao extremo. Realmente, para o perfil corporativo, é perfeito. A respeito da bateria, não deixem de instalar o Juice Defender. Mesmo com o sinal de GPS e Wireless ativado (uso internet sem fio em casa e no serviço), a minha bateria dura bem das 7h às 21h. De vez em quando (raro, somente qd uso muito) dou uma carga pela USB ou carro.

    • Amigo, desculpa a sinceridade, mas das 7h às 21h é muito pouco. Pelo visto vc não usa muito todos os recursos dele.

  • Tenho o Milestone I e convivo muito com o Galaxy S que minha mãe tem. Tenho que dizer, apesar de todo o desempenho do galaxy, é um ótimo smarth, o teclado do meu Milestone é tudo. Para digitar desde de uma simples SMS para um texto um pouco mais longo. No começo não é tão fácil acostumar, realmente, mas depois que pega o jeito facilita por demais. Além de ajudar muito na organização, seu lado mais coorp é muito útil.

  • Quase comprei, porém achei o Milestone 3 pesado demais. Ia ser díficil de acostumar já que tenho um X10 mini.

    Vou pegar o RAZR, que sai em novembro.

    E o Milestone 4 já está desenhado e terá o mesmo desenho do RAZR, só que com teclado.. talvez valha a pena guardar um dinheirinho a mais enquanto esperamos o Milestone 4 😉

  • Para digitar textos mais longos, o teclado físico vale muuuito à pena. Com o peso vc acostuma, o cabo HDMI é uma vantagem grande, achei a filmagem excelente, mas a câmera fotográfica de 8mp não é boa, ponto fraco dos celulares da Motorola. A cobertura de borracha da traseira deixa muito confortável e seguro. Posso concluir dizendo que ainda tenho saudades do APARELHO Iphone 4 que eu tinha, mas um ANDROID 2.3 supera qualquer outro sistema. Valeu a pena trocar.

  • Comprei um milestone 3 há poucos meses e estou adorando. Queria saber se alguém sabe como colocar " ~" , acentuar as palavras, vez que não estou conseguindo. Também não consigo, na câmera, colocar no modo de fazer o aparelho esperar alguns minutos para disparar a cam sozinho e tirar a foto (modo automático de tempo). Se agluém souber, favor me ajudar, obrigado

    • Aperte e segure a letra que vc quer acentuar (aperte e e segure que vai aparecer na tela varias opçoes de acentuaçao.) Como colocar acentos que nao exigem letras (ex.: para colocar aspas aperte ALT + N = " ) Obs: isso funciona com todas as teclas que tenham em cima dela os acentos ou desenhos na cor amarelo ouro …

      Detalhe escrevi isso do meu milestone 3 e depois de um tempo eu nao tenho problemas para escrever no teclado físico e o peso vc acostuma como uma outra pessoa falou ai em cima …

  • Nathan,
    Valeu pela dica. Caso vc saiba como acionar a função do temporizador da câmera, favor enviar a dica. Obrigado

  • Caramba, por que eles tiraram o botão da câmera? A série milestone tem uma identidade, eles não podem ficar mudando assim…

  • Gostaria de saber se tem como ouvir as música do celular no som do carro através do cabo USB? abs!

  • pode me confirmar se, quando o Milestone 3 está carregando a bateria, acende uma luz branca jundo ao conector, como acontece com o Mile2?

  • Como nunca tive um desses, comprei e estou achando novidade total. Muito bom do mesmo.

  • Não sei se ja perceberam, mais existe um indicador luminoso entre o Conector USB/Dados e conector HDMI… alguem sabe qual a função? pois em brevemomento ao conectar para caregar o mesmo dá um breve lapejo na cor branca…

    Sds.