Review: Game Gripper (controle decente para jogar em smartphones)
Início » COISAS DIVERTIDAS » Review: Game Gripper (controle decente para jogar em smartphones)

Review: Game Gripper (controle decente para jogar em smartphones)

Jogar clássicos no celular é ótimo, mas o controle horrendo compromete a experiência. Para acabar com esse drama veio o Game Gripper, provando que inventividade pode ser mais importante que alta tecnologia.

Todos os celulares têm controles muito ruins. Tirando o Motorola Dext, que tem um controle mais ou menos correto, com o direcional à esquerda, é um pesadelo jogar com celulares com teclado deslizante. Tudo bem, dá para jogar usando os botões virtuais na tela, mas a graça de um teclado é poder usar a tela inteira, sem os dedões na frente da ação.

Pensando nisso, um maluco decidiu inventar um jeito de resolver o problema. Ao contrário das grandes empresas, que usariam alguma porcaria complexa, a resposta foi um punhado de borracha e um pouquinho de plástico.

O Game Gripper fica encaixado no teclado físico e recria a experiência de jogar com um controle. O arranjo dos botões e direcional lembram o do Super Nintendo,com os botões superiores L e R logo acima do que seriam Select e Start. Isso pode fazer um pouco de falta em jogos emulados, como F-Zero, mas em 90% dos casos, resolve com perfeição.

Para o Game Gripper funcionar, é preciso mapear os botões no menu dos emuladores, mas é super simples fazer isso. E uma vez configurado, é só rodar e jogar.

A única ressalva é uma certa fragilidade da borracha na parte superior. Foi entortá-lo um pouco no bolso e um pedacinho se rompeu. Foi falta de cuidado, mas ainda assim ele precisava ser um tico mais resistente. Felizmente isso não afetou em nada a funcionalidade.

Nós usamos o Game Gripper no Motorola Milestone, e a experiência de uso foi fantástica. Apesar da proximidade entre direcional e botões, a mão não dói mesmo com longos períodos de jogatina. É quase tão confortável quanrto jogar no PSP ou no DS.

O único limitador da diversão foi a autonomia da bateria, pois daria para jogar o tempo todo em uma longa viagem de avião ou ônibus. Mas por mais ou menos 3 horas foi a melhor experiência de jogo que já tive em um smartphone. A única vez que joguei bem assim foi no falecido N-Gage (pois é, eu acreditei. Duas vezes…), com seu direcional minimamente usável.

 

Resumo: Game Gripper

O que é isso? — Acessório que coloca um controle de verdade no teclado físico de alguns smartphones.
O que é legal? — Incrivelmente inventivo, super simples de usar.
O que é imoral? — A parte superior, logo acima do direcional, parte com muita facilidade. Mas o problema não afeta o uso.
O que mais? — Há versões para vários aparelhos além do Motorola Milestone.
Avaliação: 8,0 (de 10). Entenda nosso sistema de avaliação.
Preço sugerido: US$ 15 (mais frete, que para SP custou US$ 5)
Onde encontrar: www.game-gripper.com

6 comentários
  • Que achado maravilhoso! Além de útil é barato.
    Reserva dois, moço!

    Mas, como é feita a conexão? BT?

    • Nada! É uma borrachinha com botões plásticos que vai em cima do teclado físico! Simples, elegante e ultra eficaz.

  • A coisa começa a tomar forma nos smarts, Nintendo e Sony que se cuidem.

  • gostaria de saber se existe para xperia x8? ou alguma se adapta a ele? vlw aiin galera…..