Review: Check Mii Out!
Início » COISAS DIVERTIDAS » Review: Check Mii Out!

Review: Check Mii Out!

Check Mii Out!

Estreou hoje o mais novo “canal” do Nintendo Wii, o “Check Mii Out!”. Ele é na verdade uma espécie de “concurso de popularidade” dos Miis, os avatares tridimensionais que representam um jogador (ou quem ele quiser). Os jogadores podem criar Miis, enviá-los ao canal e submetê-los í  votação do público. Você pode importar seus Miis favoritos para seu console e usá-los como personagens em jogos como Wii Sports, Wii Play e os futuros Wii Fit e Wii Music. A Nintendo também usa o canal para promover competições para determinar quem cria o melhor Mii dentro de um tema, como “Mario sem Boné”.


Carta anunciando a estréia do Check Mii Out! Se seu Wii está conectado í  internet, deve haver uma cartinha da Nintendo no Quadro de Mensagens avisando da estréia do novo canal. Para baixá-lo, vá í  seção WiiWare do Shop Channel. O download é gratuito e rápido. Pode ser necessário fazer uma atualização de firmware do console antes de usar o canal (um link para a atualização está no rodapé da carta), caso seu Wii não esteja rodando a versão 3.1U do sistema.

O novo canal se integra ao guia de canais na tela principal do Wii. Ao acessá-lo você deve definir algumas opções de acesso ao canal e registrar um de seus Miis como um “artesão”, ou seja, quem levará o crédito por todos os Miis que você enviar ao canal. Quanto mais votos seus Miis receberem, maior o seu “Artisan Rank”, medido em estrelas (de uma a cinco, com intervalos de meia estrela). Depois deste passo inicial, você tem duas opções: Posting Plaza, onde você pode colocar seus Mii para o mundo ver e julgar, e Contests, com os concursos oficiais da Nintendo.

Inscreva seus Miis em concursos promovidos pela NintendoO tema do primeiro concurso, no clima de Super Mario Galaxy, é “Mario Sem Boné”. Para participar, volte í  tela principal do Wii, acesse o Mii Channel e crie e salve um novo Mii. Depois, basta enviar sua obra para a Nintendo e aguardar os resultados. Os concursos duram duas semanas e são divididos em duas partes: uma semana para inscrição dos participantes e suas criações, e uma semana de votação pública. Não há prêmios, apenas fama e um aumento no seu “Artisan Rank”.

Na Posting Plaza a coisa é mais relaxada: Você escolhe um dos Miis que criou, qualquer um, com qualquer tema, e manda pra praça. Outros usuários podem ver estes Miis, votar em seus favoritos e até importá-los para seus consoles. Você pode filtrar os Miis por região (por exemplo: só os Brasileiros, só os 50 melhores, só os que já foram votados pelo menos uma vez) e organizar um desfile com a divertida opção “Parade”: três a três, os Miis caminham até o meio da tela, fazem uma pose (ou uma dancinha, ou jogam beijos para a platéia) e vão embora. Você pode clicar em qualquer um destes Miis, a qualquer momento, para obter mais informações sobre ele. Também é possí­vel fazer uma busca por Miis, ou ver apenas as obras dos artesãos mais votados do momento.

As limitações do Mii Channel ficam evidentes na hora de criar uma entrada para o concurso. Por exemplo, não existe o tipo de bigode do Mario, nem o tipo certo de olhos, e você é obrigado a aproximar, o que acaba exercitando a criatividade. Com 10 minutos de esforço consegui algo bem parecido, mas ao postar descobri vários outros “Marios” parecidos inscritos, justamente por causa das limitações: nao dá para inovar muito. Seria legal se a Nintendo expandisse o Mii Channel com alguns novos recursos, como a capacidade de criar e modificar estampas para as roupas de seu Mii e acessórios (como em Animal Crossing, no Nintendo DS).

Alguns dos personagens í  mostra no Check Mii Out!O Check Mii Out parece bobo, como o canal Everybody Votes, mas assim como este é estranhamente divertido. A dancinha que os Miis fazem na parada vale boas risadas, e é muito interessante ver do que o povo é capaz com a ferramenta de criação de Miis: no meio dos personagens mais populares, só neste primeiro dia de operação do canal, achei vários Darth Vader, um Jack Black, o Sr. Montgomery Burns, Robocop, Jar Jar Binks, vários Mario, Luigi, Wario e Waluigi, uma Princesa Zelda, Jesus Cristo, Shin-Chan, Charlie Brown, vários Kenny e por aí­ vai. “Brincar de boneca” nunca foi tão divertido.

Escrito por
do blog