Resumo da semana 25 de 2019
Início » NEWSLETTER » Resumo da semana 25 de 2019

Resumo da semana 25 de 2019

Semana curta de feriado, mas cheia de notícias. O Facebook lançou sua criptomoeda e nos deixou com dúvidas, o Banco Inter teve problemas de novo e sumiu com o dinheiro dos correntistas por algumas horas e a DL/Xiaomi parece estar apressada demais no Brasil, vendendo produtos sem passar pela Anatel.

Estamos quase lá – o lançamento oficial da Interfaces está próximo (indique pros amigos!). Nos vemos semana que vem (feliz solstício de inverno!) – Samir e Henrique

O dinheiro do Facebook

O Facebook revelou detalhes da Libra, sua criptomoeda. É uma moeda internacional baseada em blockchain e que pode ser utilizada por diversas plataformas. O consórcio Libra é formado por corporações gigantes (Mastercard, Visa, PayPal, eBay, Uber, Spotify, MercadoPago, Vodafone entre elas) e darão sustentação ao modelo de criptomoeda, em que o Facebook será apenas um membro.
 
Na prática, o Facebook desenvolverá a Calibra, uma subsidiária para atuar como carteira digital e que permitir o envio e recebimento de dinheiro via smartphones “como se envia uma mensagem de texto”. A ideia parece caminhar para o que o WeChat fez na China, integrando pagamentos ao sistema de mensagens.
 
O Instagram já permite vendas pelo aplicativo, encaminhando o usuário para a loja do anunciante, e pode se beneficiar de um sistema de transação integrado que já entrega anúncio e venda no mesmo pacote – e coletando dados de efetividade mais consistentes. O WhatsApp Business ainda é rudimentar, mas com sua popularidade no Brasil, tem o necessário para se tornar o CRM de pequenas e médias empresas. Com a integração de um serviço de pagamentos, fecha o ciclo do contato com clientes.
 
De qualquer modo, temos dúvidas: sobre a privacidade do usuário (o Facebook diz que informações de clientes não serão compartilhadas com outras plataformas do Facebook além da Calibra e, portanto, não serão usadas para anúncios) e as questões monetárias, regulatórias e financeiras, como cotações e transações em diversos países. A Índia já ficou de fora do lançamento no ano que vem. Não há detalhes sobre a adoção da Libra (não esterlina, facebookiana – olha a confusão) nas plataformas do Facebook no Brasil.
 

O apagão do Banco Inter

Clientes do Banco Inter acordaram na segunda-feira com seus saldos zerados ou negativados por uma falha no sistema. Alguns nem entrar em suas contas conseguiram; o banco resolveu o problema algumas horas depois. Não é a primeira vez que o Inter apresenta problemas de segurança: no final do ano passado o banco pagou R$ 1,5 milhão de indenização após vazamento de dados de clientes.

Com a expansão dos bancos digitais e do mercado de fintechs no Brasil os bancos devem se atentar que esse público tem uma facilidade muito maior para trocar suas contas, não é como ir ao Itaú e fazer toda uma operação física para a troca de conta corrente. A falha do Inter deve ter gerado uma boa movimentação de buscas pelo Nubank, Original, Next, Neon e C6.

Ainda falando em dinheiro…
Fomos convidados para um café da manhã com a Transferwise, vamos ver esta semana o que a fintech tem programado para seu futuro no Brasil.

Eletrônicos de consumo


Xiaomi e Anatel
A DL/Xiaomi foi pega com a mão na cumbuca ao vender produtos no Brasil sem o selo da Anatel. A agência diz que isso pode ser uma irregularidade administrativa. De qualquer modo, a DL/Xiaomi vai vender também nos sites da B2W, em mais um passo para sua expansão no Brasil.

Todo mundo Zen
A taiwanesa mostra na terça (25) sua linha nova de notebooks no Brasil. Muitos Youtubers já receberam os seus exemplares do Zenbook 14 de presente (valor estimado de R$ 10 mil por unidade, na nossa avaliação) e fizeram vídeos de unboxing (Escolha Segura | Que Notebook Comprar? | BeTech | LuhTestoni | Di Alves | Oficina da Net | Geek Loko)
 
Apostamos em preços altos e o clássico barulho de marketing da Asus no Brasil – só não sabemos se a fórmula válida para smartphones (distribuição em massa antecipada para influenciadores/jornalistas, todos falando ao mesmo tempo) também funciona para notebooks, já que a faixa de preço sobe um tanto e o mercado premium de computadores é bem mais restrito e competitivo. 
 

Fones da Sony (up)
A Sony lançou no Brasil uma nova linha de fones de ouvido com “extra bass” (Henrique ouviu um pancadão no XB900N e ficou impressionado). Tem modelo com cancelamento de ruído também. 

Smartphones da Sony (down)
E finalmente a Sony deu uma explicação sobre a saída do mercado brasileiro: “foi estratégia”.

Reviews selecionados
Fones com cancelamento de ruído AKG N700NC (1) e (2)  | Apple Airpods (2019) | OnePlus 7 Pro | Asus Zenfone 6 | bateria externa OmniCharge 2.0+

Rumor de iPhone da semana
Modelos com 5G só em 2020. Mas a CNET tem uma lista dos aparelhos Android compatíveis com 5G já disponíveis.

Galaxy Fit
A Samsung lançou a pulseira Galaxy Fit no Brasil. Não comparar com a Mi Band 3, da Xiaomi – são bichos diferentes. 

Vazou de novo
O Motorola One Action foi homologado pela Anatel com três câmeras traseiras.

Android Q 
Apesar do banimento dos EUA, a Huawei promete atualização para Android Q de diversos aparelhos, incluindo o P30 Pro.

Sob tortura
JerryRigEverything, o torturador de gadgets, fez seu ritual com o Asus Zenfone 6, e o smartphone cheio de partes móveis passou com louvor. 

Oásis da leitura 
A nova versão do Amazon Kindle Oasis permite controle de temperatura de cor na sua tela grande, deixando a leitura ainda mais confortável. 
 

Note 10 está chegando
O Samsung Galaxy Note 10 (e seu irmão maior, o Note 10 Pro) vazada pelo OnLeaks) devem ser anunciados em 7 de agosto em Nova York. Os rumores indicam que o alto-falante será integrado à tela e o aparelho não terá mesmo conector de fone de ouvido

Galaxy Fold, agora vai?
Falando em Samsung, parece que o problemático Galaxy Fold já foi reformulado e deve ser relançado em breve. Será que em 7 de agosto?

MWC Shanghai
Semana que vem tem Mobile World Congress em Shanghai. A Vivo vai mostrar um carregador de 120W para completar uma bateria de 4.000 mAH em estúpidos… 13 minutos. E a Oppo promete seu aparelho com câmera frontal embaixo da tela

Na palma da mão
O singelo smartphone Palm, um smartphone “companheiro” para seu telefone principal, começa a ser vendido desbloqueado nos EUA.

Hey, Rosie
A incrível história de como a Amazon clonou um bairro para testar entregas com robôs.

Golpe de sorte
Após uma extensa polêmica sobre as “Loot Boxes”, caixas que podem ser compradas em jogos que podem dar prêmios ou absolutamente nada e sua possível proibição, a EA disse que as chama de “mecânica de surpresa”. Eventualmente uma surpresa que atinge o bolso do consumidor. 

TCL e a briga pelas TVs
Em um movimento interessante de mercado, a TCL foi líder de vendas em TVs no primeiro trimestre nos Estados Unidos, passando a Samsung. 

Eco-amigas do iPhone
Nimble: a marca que faz capinhas para iPhone com garrafas plásticas retiradas do oceano. 
 

Leituras longas 


Huawei x EUA
A Guerra Fria 2.0 completou um mês. O Henrique fez um resumão de toda essa história no ZTOP e uma análise do que pode vir por aí. Semana que vem tem encontro do G20 em Osaka e o presidente Donald Trump já mostrou um pouco de boas intenções com a China. De qualquer modo, a Huawei mostrou seu poder ao anunciar que já vendeu 100 milhões de smartphones até o final de 2019. 

Rastreamento Bluetooth 
No NYT, como seu smartphone te rastreia em locais públicos usando o Bluetooth do aparelho. Se você acha que isso só acontece lá fora ou é algo distante… sentimos informar que você está enganado.

Adeus ao robô
No Verge, a triste história da família que comprou um robô doméstico Jibo e, quando o servidor dele foi desligado, fez um funeral pro coitadinho. Em março, o Jibo recebeu seu último update e com ele, passou a transmitir uma mensagem de adeus.

Psicologia social
E na Fast Company, como um psicólogo lida com redes sociais

Positivo e operante
Uma rara entrevista com Hélio Rotemberg, da Positivo, que afirma que a empresa é a anti-Apple. Vale lembrar que, historicamente, a Positivo reinava nos editais e licitações no governo federal até pouco tempo atrás e essa foi uma das suas fontes de crescimento. 
 

Internet


Pesadelo moderno
O caso de horror de um jornalista nos EUA que foi hackeado com troca de SIM card e perdeu acesso a toda sua vida (e quase 25 mil dólares no caminho). 

TikTok está chegando…
TikTok como canal de informação funciona? O Washington Post, o IGN e a NBC já testam a ferramenta lá fora. Por aqui, Caras Brasil e UOL dão seus primeiros passos. 

…e se preparando
Ainda o TikTok: um ex-VP de parcerias do Facebook é o novo responsável por parcerias estratégicas na ByteDance, mais um indicativo de que a empresa está se preparando para crescer muito e muito rápido.

Miau
No Paquistão, a incrível coletiva de imprensa de políticos transmitida pelo Facebook com… filtro de gatinho
 

O que o Facebook fez de errado esta semana? 
Não é exatamente na semana, mas sim durante um bom tempo em um escritório de moderação de conteúdo na Flórida: assédio sexual, o peso de lidar com uma morte durante o horário de trabalho, estresse pós-traumático e até mesmo as condições péssimas de higiene do local. Mais um sinal de que o problema de moderação de conteúdo vai muito além da presença de extremistas e criminosos nas redes sociais, é sistêmico. 

Sem comentários
O YouTube passou a esconder os comentários de usuários dentro do app para Android na Índia. Para ler (ou comentar), é preciso passar por um passo adicional. 

Hora da IA
A Adobe treinou um sistema de Inteligência Artificial para identificar fotos manipuladas por Photoshop. O MIT ensinou uma IA a fazer engenharia reversa de uma pizza. E a Hasbro lançou um Banco Imobiliário com assistente que usa IA.

Armação ilimitada
Uma influenciadora de moda foi pedida em casamento e a proposta viralizou. Pena que a moça mandou o mídia kit antes para as empresas patrocinarem a “surpresa”

Pré-históricos
Aaaaidade (ou inveja) tecnológica no mundo pop: Glenn Danzig ainda usa um featurephone, Jack White nunca teve um aparelho celular. 

Libera geral
Mariliz Pereira Jorge fala sobre o direito de pessoas que exercem cargos públicos bloquearem seguidores nas redes sociais.

Novo na Netflix
O que chega na Netflix em julho (a nova temporada de “Sugar Rush”, claro, é a coisa mais importante, mas quem quiser algo ligado a tecnologia pode curtir “Privacidade Hackeada”, um documentário sobre o escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica).
 

TechBiz

Em queda
O mercado de smartphones segue em queda no Brasil, segundo o IDC, mas o primeiro trimestre foi melhor do que o esperado pela consultoria. Pelo menos os brasileiros estão gastando mais para comprar um smartphone.

No smartphone
Dados muito interessantes sobre Samsung Pay no Brasil: 65% da base high-end instalada usa o serviço de pagamentos. 

Preparando o futuro
Como a Samsung enxerga os próximos dez anos: 6G, blockchain, semicondutores, inteligência artificial.

Direto de Brasília

O Governo Federal propôs cortes nos impostos de importação de eletrônicos (em análise pelo Ministério da Economia). A indústria nacional já começou a dizer que o efeito no parque industrial será enorme e devastador, com potencial fuga de empresas. Ou até mesmo “mexicanizar” a indústria local, baseando todo o mercado em produtos importados. 
 


Tridente do capeta
O Governo Federal também elegeu a tomada de três pinos como inimiga da nação. A Abinee já disse que é um retrocesso (e é mesmo). 

Produtividade ou aparência?
Aplicativos de produtividade, como o Slack, não necessariamente aumentam a produtividade de uma empresa. 

Por detrás do IPO
A Fiverr, startup para contratar freelancers, fez seu IPO esta semana. O Quartz testou o conceito e chamou alguns fiverrs para escrever uma matéria sobre a entrada na bolsa. O resultado: plágio, desistência e textos ruins. 

R$ 448 milhões
A novela “Magazine Luiza compra a Netshoes” acabou, com aprovação de 90,3% dos acionistas.