Proteção anti-cópia da Sony quebra compatibilidade de DVDs
Início » CULTURA DIGITAL » Ví­deo » Proteção anti-cópia da Sony quebra compatibilidade de DVDs

Proteção anti-cópia da Sony quebra compatibilidade de DVDs

Parece que a Sony está prejudicando os consumidores novamente com suas tentativas de proteção anti-cópia. Depois do rootkit implantado em CDs de áudio, a bola da vez são os DVDs.

Consumidores nos fóruns da Amazon estão relatando que não conseguem reproduzir alguns dos novos filmes da Sony em vários DVD Players, inclusive modelos da própria Sony. O autor do blog Sony Strikes Again entrou em contato com a Sony Pictures, que confirmou que o problema é efeito colateral de um novo mecanismo anti-cópia nos discos e que a empresa não tem intenção de modificá-la. Ficaria a cargo dos fabricantes dos DVD Players lançar firmware atualizado para garantir a compatibilidade com os novos discos.

UPDATE: A Sony reconheceu e corrigiu o problema, e está substituindo os discos afetados. Leia mais a seguir.

Segundo os consumidores da Amazon, os filmes com a nova proteção são:

  • Stranger Than Fiction
  • Cassino Royale
  • The Pursuit of Happiness
  • The Holiday
  • Open Season

Os players afetados são:

  • Harman-Kardon DVD-25
  • Harman-Kardon DVD-101
  • Phillips 3400
  • Sony DVP-CX995V
  • Toshiba SD4700

A lista de filmes e players que apresentam o problema pode ser maior. Ninguém sabe se a nova proteção anti-cópia está sendo aplicada a todos os novos filmes da Sony, ou se está restrita ao mercado norte-americano. Curiosamente, players de marcas “baratinhas” como Memorex e Magnavox parecem não ser afetados.

No final das contas, todo o esforço da Sony é em vão. Não existe proteção anti-cópia que não possa ser quebrada, e no caso dos DVDs os novos esquemas não costumam durar mais de uma semana. Os tí­tulos acima citados, por exemplo, podem ser “ripados” usando uma combinação do DVD Decrypter e DVD Shrink. A caixinha do meu DVD de Batman Begins diz: Estes discos são protegidos contra cópia. O DVD Shrink diz: Tempo de extração: 22 minutos e 45 segundos.

Quem sai perdendo é o consumidor doméstico, que só quer assistir sem problemas o filme que comprou. É pedir demais?

UPDATE, 18/04/07: O culpado não era um novo sistema de proteção anti-cópia, mas sim uma nova versão do ARccOS, em uso em inúmeros tí­tulos de várias produtoras já há dois anos. Uma nova versão deste sistema foi aplicada a cerca de 20 tí­tulos, entre eles os citados acima, e causou o problema. Segundo o site Video Business, a Sony atualizou o ARccOS novamente para remover a incompatibilidade e está substituindo os discos defeituosos, que ao que tudo indica só foram comercializados nos EUA.

Escrito por
do blog
1 comentário
  • Comprei um aparelho da Sony DVP CX 995V…tenho 30 DVDS originais da regiao 4…e o aparelho nao toca…mas o pirata toca sem nenhum problema..não entendo esses caras….dificultam os originais e facilitam a pirataria..