Preview: Skyfire 0.9
Início » SMARTPHONES » 3G » Preview: Skyfire 0.9

Preview: Skyfire 0.9

img_1043

A primeira vez que ouvi falar do Skyfire, em meados de 2008, considerei como “interessante” seu conceito: um novo navegador para celulares, inicialmente voltado para aparelhos com Windows Mobile e com downloads fechados apenas para os Estados Unidos. O tempo passou e agora qualquer um pode baixar o browser, que funciona também em celulares com Symbian S60 3ª edição – como é o caso do meu Nokia N95.

A única “restrição” dos desenvolvedores em relação ao produto é uma espécie de rede social que só funciona nos EUA, Canadá e Reino Unido (mas, como dá para ver a seguir, não faz muita diferença).

Baixei o Skyfire na versão 0.8 e, alguns dias depois, a 0.9 já estava disponível.

Como todo software beta que se preze, o Skyfire ainda é um pouco instável – demora para abrir, nem sempre abre direito e invariavelmente fecha sem te dar a menor dica de que iria fazer isso (principalmente ao alternar entre programas no N95). A instabilidade melhorou bastante quando atualizei o Skyfire e também o firmware do N95 para a versão mais recente (30.0.015, que deixa o N95 com um pouco da interface do N96).

A atualização da 0.8 para a 0.9 (as duas primeiras telas mostram o download pelo próprio Skyfire – mas a instalação foi refeita (junto com o download da nova versão) pelo próprio navegador do N95 – não entendi porque não funcionou direto:

020405

Ao abrir o Skyfire pela primeira vez, ele detectou que eu não estou nos EUA, Canadá ou Reino Unido; deu um breve alerta de que alguns serviços não estariam disponíveis para o meu local, mas não teria problemas de navegar. A página inicial do navegador traz atalhos para sua conta no Facebook e no Twitter (pelo menos é uma alternativa aos poucos clientes de Twitter para Symbian). Configure essas redes sociais e, toda vez que abrir o browser, verá as últimas atualizações dos seus contatos e últimas notícias aleatórias:

07

08

O Skyfire traz quatro abas superiores, atalhos que levam a alguns recursos específicos (home, para a home page; busca; favoritos e histórico). Traz também atalhos de navegação pelo teclado (algo que nunca vi funcionar efetivamente num navegador de celular): pressionar 2 leva à barra de endereço/buscas; 5 recarrega o site e 4 salva o endereço como favorito. O browser também ajuda a compartilhar a página por SMS, pela rede social (limitada) do Skyfire ou até enviar um link para download do navegador para outro celular:

015

Suas configurações incluem controle de privacidade para limpar cookies, histórico e procurar sempre, se existir, por uma versão adaptada do site para celulares.

Navegação na web

Navegar por sites com o Skyfire é, no mínimo, diferente. Como bem me lembrou o Rigues, não parece que o navegador carrega o site. Parece que ele carrega uma imagem JPG do site com links (soa bizarro, mas é isso que dá a entender) – como se primeiro o browser mostrasse uma imagem borrada, em formação (como em antigas conexões discadas) e depois renderizasse o site corretamente.Para dar uma idéia do que estou falando:

021

033

O zoom também é deficiente: são apenas dois níveis. Conforme você navega pelas páginas, o Skyfire mostra áreas de zoom disponíveis com grandes quadrados vermelhos na tela:

028

022

Pressione 2 para ir à barra de endereços. Ao começar a digitar, o Skyfire traz algumas sugestões possíveis para o que você está buscando:

027

E, diferente daquele famoso aparelho celular com maçã prateada atrás, o Skyfire roda Flash – e direito (assisti a vídeos no YouTube sem abrir outro aplicativo, no Vimeo direto na tela do browser e, pra checar se funcionava mesmo, fui ao site da Adobe). Telas de sites com Flash:

025

028030

032036

O Skyfire rodou também alguns javascripts neste Zumo (o plug-in Lightbox do WordPress):

023

E, quando renderiza os detalhes do site mais de perto, fica bastante legível:

024

O Skyfire ainda não é um software em versão final e deve ser aprimorado muito ainda. Compensa, no momento, baixar o programa (funciona em Nokias série E e N e Windows Mobile 5 ou 6 com ou sem touchscreen) para ver vídeos online sem precisar abrir outro programa e navegar por sites com Flash no celular. Sua integração com Facebook e Twitter torna, ao menos na versão para Symbian, um bom cliente unificado para essas plataformas.

O Skyfire é gratuito e pode ser baixado diretamente no site do produto ou apontando seu browser do celular para get.skyfire.com.

Escrito por
Henrique Martin
4 comentários
  • O browser parece legal, serah que a Apple deixa entrar na app store ;)?

    Quanto a renderizar como um jpg, me parece que o iphone trabalha da mesma forma, mas sem uma versao intermediaria com menos qualidade da pagina.

  • Sempre tento gostar da nova versão do skyfire mas ele é uma versão bem beta mesmo, não consigo usar ele direto… Lento, fecha do nada, lento de novo, mas gosto do jeito que ele funcionaria bem na teoria hehe. Opera com idéias do skyfire ficaria demais.

  • Eu uso o Skyfire desde a primeira versão liberada pra todos, fiz todas as atualizações e no geral não existe no sistema Symbian nenhum browser mais completo. Nessa última versão está bem mais rápido e quase não term site quebrado. Uso-o pra tudo de internet no meu N95.

  • Comentei da ultima vez, e ficou mais leve do que v0.8. Está mais estável (não fecha tanto como antes)

    No windows mobile, o nível de zoom é melhor, pois tem um botão especifico para esse controle na barra de ferramentas (ao lado do botão home).

    Mas a crítica continua – pois ele “tira” uma imagem jpeg do site – e um zoom mais agressivo, fica só pixel!

    Qdo usava o picsel browser no palm, o zoom era mais eficiente – mas o suporte a flash redime essa falha!