Preview: Net na Web (video on demand a 20 Mbps)
Início » NOVOS PRODUTOS » TV » HD » Preview: Net na Web (video on demand a 20 Mbps)

Preview: Net na Web (video on demand a 20 Mbps)

net-na-web-guia-de-programacao

Net na Web é o nome do novo serviço da operadora de tv/internet/telefonia chamado NET Virtua 5G, em fase de testes.  Zumo teve acesso ao novo serviço, que funciona com conexões de 20 Mbps ou 60 Mbps (estou com o pacote de 20 mega + DVR  + TV em HD).

E que diabos é Net na Web? É um YouTube turbinado, uma tentativa de fazer um Hulu para os brasileiros, um clone do Joost – com melhor qualidade. Em resumo, é um site (protegido por senha) com alguns programas dos canais da Net – SportTV HD, GNT HD, Multishow HD, National Geographic, BBC e Nickelodeon – em definição padrão e o que eles chamam de “HD na Web”. O player padrão demora alguns segundos para carregar o vídeo, mas depois a reprodução ocorre sem engasgos.

Quando digo “alguns vídeos” é verdade: são, enquanto escrevo essas linhas, 21 programas estavam disponíveis para assistir on demand – e oito deles são desenhos animados de 15 minutos de duração (ainda nesta semana devem aparecer mais quatro programas, da Fox e da Discovery, segundo a Net) . O streaming ocorre sem erros ou falhas, e dá para ver em tela cheia numa boa. A tecnologia por trás do Net Virtua 5G é a DOCSIS 3.0. Na instalação, o modem não foi trocado, mas o set-top box sim (para o modelo da Cisco com HD de 160 GB).

De novo, esbarro no problema da “alta definição” no computador (creio que teremos aqui uma discussão parecida com a do receptor PixelView USB com TV Full Seg). A imagem do streaming do Net na Web é impressionante (um bom comparativo é o Vimeo em HD), mas não sei ainda se é exatamente “alta definição”.

O serviço depende da sua banda disponível, mesmo com 20 Mbps de conexão. Quando acessei o site pela primeira, segunda, terceira vez, o streaming funcionou numa boa, sem engasgos. Agora, quando fiz alguns downloads simultâneos (picos de 319 kbps no Bit Torrent), nada.

O browser também é uma questão a ser esclarecida. O player é baseado no padrão Windows Media Player.

No Windows Vista: Não funcionou no Firefox (a área do vídeo fica em branco). Não funcionou no Internet Explorer 8 RC1 (ainda mais no dia que atualizei para o RC da versão 8 – e deu um erro pedindo para eu atualizar o navegador para o IE 6; problema resolvido ao habilitar o Windows Media Player). Finalmente, funcionou no Google Chrome. A máquina com Windows Vista é um PC Intel Pentium 4 3,2 GHz com HyperThreading (aguentou bem sem ser dual-core, mesmo sendo essa uma recomendação da Net para a instalação do serviço). O computador está ligado via cabo a um roteador wireless 802.11g.

No Windows XP: Funcionou no Firefox e no Internet Explorer uma vez, na rede sem fio, sem engasgos. Em outra tentativa – para tentar gravar um vídeo e capturar mais telas para colocar neste preview -, não funcionou. É um notebook com processador Intel Celeron.

Vale lembrar que o Net na Web ainda é um serviço experimental e que não está disponível aos clientes ainda, e também não temos previsão de quando esse serviço estará aberto aos assinantes. Caso o conteúdo da internet seja o mesmo dos canais a cabo e materiais exclusivos, pode vir a ser uma boa alternativa pra fugir da TV e ir pro computador – de vez. Na prática, é um jeito de testar serviços de IPTV sem falar nesse palavrão e possivelmente confundindo o consumidor.

Algumas telas do serviço:

  • Disclaimer 1: a banda de 20 Mbps é temporária, e continuo pagando pela minha banda de 12 Mbps (já é boa o suficiente). Se tiver dúvidas/sugestões sobre os 20 Mbps, deixe um comentário.
  • Disclaimer 2: em novembro de 2008, na hora de fazer upgrade da rede de 4 mega para 12 mega + TV analógica para digital, em novembro, a operadora prometeu um aumento de apenas 30 reais na conta final por ser um pacote promocional. A Net vem, desde janeiro, cobrando quase 100 reais de diferença e agora diz que não se “lembra” de qualquer promoção oferecida em novembro. De qualquer modo, continuo pagando pelo serviço.
  • Disclaimer 3: testei, no fim do ano passado, a banda larga ADSL Turbonet Mega Maxx também de 20 Mbps da operadora GVT, em Curitiba. Preciso terminar de organizar as informações e os vídeos que fiz dos downloads e publico aqui.
Escrito por
Henrique Martin
13 comentários
  • Henrique,
    Bom o teste, mas você acha que a Net possui um qualidade realmente eficiente? Será que quando tivermos o IPTV regulamentado ela dará conta do recado? Creio que um VDON não consegue ser eficiente se não houver um a TV, seja IPTV ou outra, para suplantar isso.
    A Brt está fazendo testes em Brasília e já afirmou isso.
    Parece que a GVT iniciará testes de IPTV nos próximos meses. Manda logo esse teste da GVT que quero saber se vale a pena adquirir um pacote de 20 Mega, pois Brt e Net não valem a pena. tenho GVT e sou muito feliz com minha banda de 3 Mega. Já fui cliente Net e Brt, não tem nem comparação com a GVT.
    Abraço.

  • 319kbps numa banda de 20 mega eh MUITO, MUITO, MUITO pouco… com uma conexao de 1 mega da pico de 104kbps…(se bem q estamos falado da Net…traffic shapping eh isso aih…)

  • Hm, isso mostra que as TVs pagas estão realmente com medo da internet. Mas ir para a internet de mala e cuia, simplesmente, não vai resolver o problema da perda de assinantes. É preciso compreender porque as pessoas estão preferindo a internet às TVs. E não se trata só de politica de preços e pirataria.

    Eu estou disposta a pagar por um serviço, desde que ele me respeite como consumidora. Os zilhões de pixels de resolução serão um detalhe se o serviço atender as necessidades de assinantes como eu, a saber:

    1) Os episódios das séries de TV serão atualizados sempre? Ou o cardápio será sempre o mesmo (as famigeradas reprises das TVs atuais), com grande atraso em relação ao que vai ao ar em outros países?

    2) Haverá anúncios? Ninguém merece pagar por uma TV e ainda engolir propaganda, que é o modelo de negócios das TVs *abertas*. Mas como sou pessimista, vamos lá: se houver anúncios, será das Polishops da vida e empresas que vendem produtos e medicamentos sem autorização para venda no Brasil, sequer com registro no FDA? P.S.: o Hulu é grátis e consegue ter um modelo de advertising que não é intrusivo ou ofensivo.

    4) E o modelo de assinaturas? Pode-se assinar somente aquilo que se quer realmente assistir? Ou se quisermos ver apenas 2 ou 3 programas (ou canais, que seja) teremos que engolir (e pagar por) 20 outros?

  • Eu tenho o HD MAX e Net Virtua 12 megas no Leblon no Rio,(unico bairro do rio q esta em testes a conexão 60 megas) e acreditem, dês de dezembro esta dando problemas tato na conexão quanto nos canais hd q nao aparecem de maneira nenhuma só a Globo !

    E o mais inacreditável, ja foram 8 equipes, as ultimas culpam o pessoal da central e a central culpa os instaladores.

    Eu estou pagando tudo em dia, logicamente resolverei isso na justiça.

    Abraços e nao desanimem.

  • Não sei onde vc tem traffic Shapping… Eu uso Virtua de 12 MB, e faco download pelo VUZE a 1.4 MB/s sem parar…. tive até q comprar um HD de 500 GB pra colocar as coisas…. Nem tudo depende da NET.

  • Desculpem a pergunta de pobre, mas qto vc paga por essa conexão????

    Aqui em Belém, vulgo fim do mundo, só tem a velox, por uma bagatela de 70,00 por 300kbps o.O (não vale rir)

    A falta de concorrência dá nisso – mas a Anatel nem vê isso!!!

    E estou ansioso por qualquer uma operadora da vida que nos garanta banda larga fixa de qualidade por aqui.

    Se fosse com um serviço desses, e com 12Mbps – sonhar, não custa nada….

    • @david
      TV + 12 mega + telefone dá uns 260-300 reais/mês (com o erro na fatura, e depende da conta de telefone. a conta correta seria 230 reais)

  • Concordo com o Alex, moro no leblon tenho o 60mb da net, e o cara voa, melhor banda larga que já tive. traffic Shapping nunca percebi com a minha conexão

  • Olá, eu contratei a velocidade de 20 Mb, mas não me passaram o endereço do serviço NET na WEB. Você teria a URL para eu poder testar?

    Abraços