Por trás da criação do Nintendo Wii
Início » GAMES » Por trás da criação do Nintendo Wii

Por trás da criação do Nintendo Wii

Logo do WiiAchei no site da Nintendo uma série de entrevistas com os desenvolvedores do software do Wii. Separados por equipes, eles contam como foi o processo de criação do News Channel, Forecast Channel, Everybody Votes Channel, Photo Channel, Mii Channel, Internet Channel e Wii Shop Channel, e acabam compartilhando informações interessantes que passam desapercebidas no dia-a-dia de uso do console. Coisas curiosas como:

  • Os gatos que aparecem no News Channel e Photo Channel são irmãos, e se chamam Runda (um macho) e Rassie (uma fêmea), respectivamente. Se você conseguir pegá-los antes que sumam da tela (basta clicar com o controle) eles dão dicas de uso dos programas.
  • Se você der “zoom out” máximo no News Channel ou Forecast Channel, vai ver estrelas atrás do globo terrestre. Elas estão posicionadas de forma astronomicamente correta, e dá até para distinguir algumas constelações.
  • No Japão, o Forecast Channel mostra uma informação extra sobre o tempo: é o Laundry Index (í­ndice da lavanderia), que leva em conta a temperatura e umidade do ar para determinar se é ou não um bom dia para secar roupa no varal. Poxa, isso seria bem útil por aqui.
  • Existe um “Easter Egg” nos Puzzles do Photo Channel que permite criar um quebra-cabeças com 192 peças (o máximo, normalmente, são 48): Insira um cartão SD no console e entre no Photo Channel. Escolha ver as fotos do cartão SD, escolha uma foto e clique no menu Fun! no rodapé da tela. Escolha a opção “Puzzle”. O console vai gerar um quebra-cabeças de 6 peças para você. Resolva-o e uma mensagem vai dizer que agora você pode escolher o número de peças. Pare o cursor sobre o botão que diz “48” e segure o botão 1 no controle: ele vai mudar para 192. Aperte A para confirmar e divirta-se.
  • O “Everybody Votes Channel” originalmente se chamava “Questionaire Channel”, e depois “Citizen Vote Channel”, mas o nome foi mudado porque os desenvolvedores acharam muito “formal”. Os desenvolvedores souberam que o canal era um sucesso quando Shigeru Miyamoto (criador de Mario, Zelda, Donkey Kong e tantos outros clássicos da Nintendo) contou que chegou em casa e viu que sua esposa Yasuko não só tinha baixado o canal, mas estava votando. Ela não joga videogame.
  • Os Miis são uma idéia antiga de Miyamoto, dos tempos do Famicom. A versão atual é derivada e um outro projeto da Nintendo, um software de “caricatura” 3D para o Nintendo DS.
  • O Wii Shop Channel tem uma música de fundo simplesmente porque as lojas reais também tem. No Forecast Channel, a música de fundo muda de acordo com a hora do dia.

Também vale mencionar a excelente série Iwata Asks, onde o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, conversa com os desenvolvedores e detalha as decisões e visão que levaram ao Wii. Leitura mais do que recomendada, especialmente se você, como eu, gosta não só dos videogames, mas de saber como eles ganham vida.

Escrito por
do blog