Pane no Chile derrubou Virtua, internet e o Zumo
Início » CULTURA DIGITAL » Pane no Chile derrubou Virtua, internet e o Zumo

Pane no Chile derrubou Virtua, internet e o Zumo

RESUMO

Mais uma falha em rede comprova que o backbone Brasil-resto do mundo é o telhado de vidro da internet brasileira. E a gente se dá mal com isso.

Estava eu ontem a noite acompanhando o ensaio sobre o nada chamado BBB (pra dar risadas) no TDUD (ei, eles fazem cobertura ao vivo!) quando o Zumo começou a dar o velho e bom erro de Bad Gateway (erro 502). Xiii, ferrou.

Preparei o e-mail padrão de suporte pro MediaTemple (nossa casa) e pro suporte técnico do UOL (esse já tem um padrão pronto) pra reclamar. No MediaTemple, tudo bem – mas leento, muito leento. O “live” do TDUD caiu e não voltou mais. Twitter e Gmail entravam devagar.

Isso tudo no Virtua, que já havia avisado por SMS no meio da tarde que teria manutenção na rede entre meia-noite e oito da manhã.

Aí o velho e bom Cris Dias mandou, no Twitter:

Como sempre o backbone Brasiu-resto-do-mundo é o telhado de vidro da nossa internet. #virtuafail

E o povo reclamando do Virtua. No Speedy, tudo OK (redundância é tudo na vida, não). Liguei pro número de emergência do UOL e veio a confirmação: o problema era no backbone internacional da Global Crossing. Um amigo nos EUA disse, também via Twitter (e o meu 3G no celular a todo vapor), que não conseguia acessar sites brasileiros de lá – UOL, Estadão, um tal de Zumo…

Sem muita esperança, fui dormir. Hoje cedo estava tudo funcionando de novo, pelo menos.

Liguei pra NET. Resposta oficial:

“A NET informa que, durante a madrugada de 19 de fevereiro, foi detectado um problema técnico com link internacional, que prejudicou o acesso a alguns sites. A empresa redirecionou os acessos para um link back up e o serviço foi normalizado às 2 horas da manhã. Neste momento, a rede da NET opera normalmente.”

E falei com a Global Crossing também, que mandou uma resposta agora no fim da tarde:

“A Global Crossing detectou problemas em sua rede terrestre no Chile no dia 19 de fevereiro, às 00:30 GMT (22h30 no horário de Brasília, do dia 18 de fevereiro). Às 08:25 GMT (06h25 no horário de Brasília), as operações da empresa estavam normalizadas.”

De qualquer modo, foram pelo menos OITO horas de problemas, e não só no Brasil. O Cris Dias tem razão. O backbone Brasiu-resto-do-mundo é mesmo o telhado de vidro da internet brasileira. Ao povo que entende de redes e tal, falta o que? Redundância? Ou basta chutar a tomada que a internet cai? 😛

PS: A imagem acima é a rede da Global Crossing no Brasil em um mapa interativo. Por aí estão falando que é falha no cabo submarino, mas acho que não consertariam tão rápido, né?

Escrito por
Henrique Martin
11 comentários
  • Engraçado, não tive problemas com a conexão da NET e fiquei ontem à noite no Vírtua de casa um tempão… mas tivemos problemas no escritório, que é Speedy.

  • Estranho é que tanto NET e Global Crossing são AS (Autonomous System) e para terem essa licença precisam ter pelo menos 2 operadoras.
    Com o roteamento em BGP4 qdo cai uma conexão vai automaticamente para a outra, é transparente.
    O problema que parece que existiu (chutologia pura): O problema foi intermitente, então o BGP não enviou o trafego pro outro link e ninguém teve coragem de fazer isso na mão, no BGP.

  • Estranho é que tanto NET e Global Crossing são AS (Autonomous System) e para terem essa licença precisam ter pelo menos 2 operadoras.
    Com o roteamento em BGP4 qdo cai uma conexão vai automaticamente para a outra, é transparente.
    O problema que parece que existiu (chutologia pura): O problema foi intermitente, então o BGP não enviou o trafego pro outro link e ninguém teve coragem de fazer isso na mão, no BGP.

  • Coloquei meu computador para fazer um download de 100MB, qual foi minha surpresa ao saber q na manhã de hoje não avia terminado… agora está uma possível explicação( uso Velox em João Pessoa)

  • Eu tive os mesmos problemas que todo mundo reclamou no Twitter (incluindo eu próprio). Minha posição foi a mesma do Henrique, fui dormir (ou tentar).

    PS: redundância é mesmo tudo. em meio ao caos, eu consegui acessar todos os serviços da Google que testei (gmail, search, analytics, orkut), impressionantemente rápido, ao contrário de qualquer outro site que arriscou abrir.

  • Como eu queria morar em fortaleza, e pegar a origem desse cabo submarino!!!

    @Danilo,

    bem vindo ao jornalismo arcaico, em que preferem confiar em "fontes fidedignas" do que no usuário – que entende de tecnologia mais do as fontes, repórteres, editores, donos, etc

  • Londrina-PR…questionei meu provedor e eles disseram que o problema no link da operadora do backbone internacional começou por volta das 9 da manhã e transcorreu até por volta das 16 horas.
    Vários provedores aqui da cidade operaram com dificuldades, e em 3 deles a informação era de que "as instâncias superiores, estavam trabalhando para sanar problema originado pelo terremoto no Chile que havia suspendido as comunicações internacionais e reduzido a capacidade de saída no país".

    é…complicado!

  • A Internet no Brasil apesar de muitos avanços é cara, lenta e de péssima qualidade, todas as operadoras dão péssimo atendimento aos clientes…