Outlook e N95: dois locais, uma agenda
Início » NOVOS PRODUTOS » Celulares » Outlook e N95: dois locais, uma agenda

Outlook e N95: dois locais, uma agenda

Dias atrás, perdi uma reunião importante porque me esqueci onde era. Eu sabia que tinha um compromisso, sabia o que era, mas não tinha a mínima idéia de onde era. Antes que me chamem de desorganizado, deixem-me explicar que eu uso um software de agenda e tento mantê-la atualizada. O problema é que o compromisso estava anotado na agenda do Outlook, no micro do serviço, que eu não tinha como acessar no meio da rua.

Olhando para meu smartphone, um Nokia N95 8GB, notei que a solução para meu problema estava literalmente “no bolso”: o aparelho tem um software de agenda, eu só precisava de um meio de mantê-la sincronizada com a agenda do Outlook.

Mais especificamente, eu precisava de um meio de fazer uma sincronia bidirecional entre as agendas (ou seja, as mudanças em uma, qualquer que seja, se refletem na outra). E precisava que isso fosse feito de forma fácil, não intrusiva, automática e sem fios. Já tenho problemas em me lembrar de compromissos, quanto mais de ligar o celular ao micro com um cabo para atualizar a agenda.

Pesquisando pela internet, descobri uma solução fácil e gratuita para meu problema. Combinando dois softwares e um serviço gratuitos, consegui o que queria e nunca mais perdi um compromisso. Para fazer o mesmo, você vai precisar de:


* Um Smartphone Nokia rodando a plataforma Series 60 3rd Edition (como meu N95 8GB).
* PC com o Microsoft Outlook (onde está seu calendário)
* Uma conta no Google Agenda (ou Google Calendar, para os anglófonos)
* Google Calendar Sync (para o PC)
* CalSync60 (para o smartphone)

A idéia é sincronizar o calendário do Outlook com o Google Calendar, e este com o smartphone. Apesar de não ser “direto”, este método dá a vantagem de um backup online de todos os compromissos, acessíveis a partir de qualquer micro conectado à internet, algo muito útil para os momentos em que o celular te deixa na mão.

O primeiro passo é instalar, no PC, o Google Calendar Sync, que roda em micros com Windows XP ou Vista, e Outlook 2003 ou 2007. O programa é gratuito e seu uso não tem segredos: em Account Settings informe seu e-mail e senha usados no Google Calendar, e em Sync Options marque 2-way e defina o intervalo de sincronização no campo “Sync Every __ Minutes“. Para mim, 120 minutos (duas horas) é um bom intervalo.

Isto significa que, a cada duas horas, o programa vai mandar seus compromissos do Outlook para o Google Calendar, e “baixar” eventuais compromissos que tenham sido criados online para seu calendário local. O primeiro passo está dado.

Agora, no smartphone, instale o CalSync60. Ele é gratuito mas ainda é um “beta” (atualmente na versão 0.3.3b) e eventualmente “expira”, neste caso basta voltar à página do desenvolvedor e baixar uma versão mais recente.

O programa tem tradução para o português: em Opções escolha o item Configurações. Em Usuário e Senha repita as informações que usou no Google Calendar Sync. Em Ponto de Acesso defina a conexão que vai ser usada para baixar os dados (alguns KB por vez), e habilite a opção Sincronia Agendada, que sincroniza os calendários local e do servidor a cada duas horas.

Pronto, agora vá em Opções \ Sincronizar para fazer uma sincronia inicial e veja, como mágica, que os compromissos do Outlook aparecem na agenda do seu celular. A partir daí você teoricamente não precisa fazer mais nada. Na prática, notei que às vezes o CalSync60 “perde” uma sincronia agendada e não faz as seguintes. Por precaução, acabei criando o hábito de forçar uma sincronia manual todo dia pela manhã, enquanto tomo meu café.

Desde que comecei a usar esta solução, nunca mais perdi um compromisso e notei que tenho usado mais a agenda. Curioso, já que sou o tipo de pessoa que nunca se deu com agendas de papel, e anotava as coisas em pedacinhos de papel espalhados pela mesa. Ah, as coisas que a tecnologia faz por nós..

Escrito por
do blog
8 comentários
  • Bom dia, td bom?

    Gostei do artigo, bem interessante. Mas e pra quem nao tem o N95??

    Eu, por exemplo, que uso Nextel, achei uma solucao interessante tbm.

    Eu uso o Google Calendar e o RTM (este dentro do Google Calendar), e adiciono, altero, deleto eventos tanto via web quanto via celular.

    É a “cloud computing”: rápido, fácil, dinâmico, não há sincronização, e nem duplicidade; pois as informações ficam armazenadas num único servidor podendo ser acessadas de qq dispositivo com acesso à Internet.

    Atenciosamente,
    Dalton.

  • Outra opção gratuita para sincronizar com o Google Calendar, via SyncML (compatível com diversas marcas): o http://www.goosync.com.

    Não precisa instalar nada no celular (Symbian S60 pelo menos, nos outros talvez) e tenho usado sem problemas há bastante tempo.

  • Muito boa solução. Pretendo comprar um deste aparelho, e provavelmente irei usar o mesmo que voce. Este programa que instala no celular, ele serve para qualquer celular ou somente para Symbian ?

  • Eu uso o próprio programa de sincronismo que veio no cd do aparelho e funciona perfeitamente.

    Conecto o meu notebook, onde está o Outlook, via bluetooth com o meu N95 e simplesmente mando sincronizar.

    Não fiz mais nada.

  • Receber os compromissos por SMS também é uma opção interessante do Google Calendar! E assim você fica informado dos detalhes e ainda por cima tem o lembrete onde quer que esteja…

    ps: O que está havendo com os feeds?

  • Se voce tiver na empresa um servidor Microsoft Exchange configurado, você pode usar um software da propria nokia para fazer esse sync. Ele se chama MailForExchange você pode baixa-lo no sie da nokia mesmo, é muito bom !

  • Mas podem ser contas de emial diferentes??
    Sou meio leigo nisso…eu tenho uma conta no trablaho e outra pessoal do gmail.
    se eu colocar para sincronizar a agenda do trablaho vai normalmente para a conta do Gmail?

  • Bom dia,

    Encontrei um problema do qual não estou a conseguir saír :

    (1) Fiz backup ao N95, com o Nokia Suite, via USB, para PC.
    (2) Sincronizei o N95 com Outlook, via USB e para PC, mas para pasta separada dentro do outlook
    (3) Actualizei o firmware do N95 ( o que lhe apagou todos os dados )
    (4) Tentei restore com o Nokia suite – apenas passou ficheiros, nem restaurou calendário nem restaurou contactos.
    (5) Tentei sincronismo do PC para o N95, mas o novo software do N95 não tem opção para sincronizar via USB !
    Conclusão :
    Fiquei com 1 backup dos dados do TM e com 1 sincronismo em pasta do outlook quer do calendário quer dos contactos. Mas não tenho como recolocá-los dentro do N95 !

    Agradeço ajuda.