OLPC se rende ao Windows, finalmente
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Windows » OLPC se rende ao Windows, finalmente

OLPC se rende ao Windows, finalmente

Nicholas Negroponte já namorava a Microsoft faz algum tempo, mas agora se rendeu de vez para a empresa de Bill Gates. É sério.

XO, da OLPC, rodando Windows

A Microsoft anunciou agora í  noite que vai fornecer o sistema operacional Windows XP para o mí­tico projeto educacional One Laptop per Child (OLPC), que pretende distribuir laptops baratos para crianças em todo o mundo.

Nicholas Negroponte, ex-diretor do MIT, até então era um árduo crí­tico do Windows em seu projeto do laptop de US$ 100, mas já tinha dado sinais de que estava por vir uma parceria oficial com a Microsoft. E agora veio.

O Linux continua a ser uma opção e os testes do XO com XP começam em junho em “mercados-chave emergentes”, de acordo com um comunicado da Microsoft.

A idéia é fazer o Windows ser uma “escolha expandida” de ambientes operacionais no laptop XO – vai rodar com a ajuda de um cartão SD de 2 GB (inexistente no XO original) – , “com a intenção de criar um XO capaz de manter os dois sistemas operacionais Windows e Linux, dando aos usuários a capacidade de rodar qualquer um dos dois”.

Destaque para a declaração de Negroponte:

Desde o começo, a meta do OLPC era usar tecnologia para transformar educação ao trazer conectividade e aprendizado construcionista para crianças pobres em todo o mundo. O anúncio de hoje, junto aos planos de uma versão dual boot do laptop XO, amplia nossa capacidade de cumprir nossa visão. Além disso, a OLPC vai trabalhar com terceiros para portar sua interface de usuário, chamada ‘Sugar’, para o Windows.”

O blog Inside Up, da Microsoft, completa algumas informações. O projeto piloto do XO com XP começa mesmo em junho, com máquinas chegando oficialmente ao mercado em agosto ou setembro, inicialmente em “mercados emergentes com governos ou organizações não-governamentais que subsidiam a compra de PCs para estudantes, mas existe a possibilidade de fornecer para outros consumidores por outros canais no futuro”.

O Windows XP usado no XO será o mesmo que a Microsoft adaptou para o Asus eeePC, cujas versões com XP começam a chegar ao mercado norte-americano agora. Os paí­ses que comprarem o XOs terão a opção de Linux, mas o dual boot não estará presente no começo e deve surgir apenas como uma opção a longo prazo, quando a OLPC reescrever a BIOS e aumentar a memória flash interna.

Agora, Microsoft e OLPC, o negócio é esperar e engolir as crí­ticas, que já começaram. Depois do clique, um ví­deo divulgado pela Microsoft mostra o XP rodando – e o Office também (!) – no XO.


Escrito por
Henrique Martin
5 comentários