Números enormes: ZTOP+Zumo, 9 anos
Início » NÚMEROS ENORMES » Números enormes: ZTOP+Zumo, 9 anos

Números enormes: ZTOP+Zumo, 9 anos

Hoje é o aniversário deste site-blog-coisa. Nove anos: Yaay!

Nove anos no ar é equivalente a uns 61 anos de cachorro. Na <chavão>velocidade da internet</chavão>, nos sentimos assim.

Mas é verdade. Quando criamos o Zumo, que depois virou ZTOP, pra se consolidar em ZTOP+Zumo (não pergunte, é uma longa história), a ideia era ser um dos primeiros blogs de gadgets do Brasil. Acho que conseguimos cumprir essa missão, e com o tempo entendemos nosso lugar nesse mundo tecnológico.

Se a ideia era correr atrás de gadgets e notícias no começo, hoje somos mais experientes. O tempo de correria ficou pra trás – embora seja sempre emocionante escrever algo em tempo real pro site – e estamos mais focados em… escrever sobre o que a gente gosta, sem ser caça-clique ou sensacionalista-SEO-fanático.

E isso de “escrever sobre o que gosto” se refletiu um pouco na ideia de que estamos em um mundo pós-PC. Nove anos atrás, o computador na configuração clássica desktop ou notebook rodando Windows era o padrão de tecnologia na casa das pessoas.

Em 2016, é o smartphone que comanda nossas vidas – também não temos mais privacidade, mas isso é outra história.

Acumulamos experiência, com background de uma história que acompanhamos passo a passo e que cresceu firmemente no Brasil nos últimos anos. Lembra como eram os primeiros Androids lançados no Brasil? Ou a cara do primeiro (e tosco) Android que vi? iPhone? Nos divertimos com as especulações desde o começo. Em resumo, ficamos bons em criar contexto de um mercado em constante mudança (saudades, Nokia!).

Eu nem me lembro mais quando foi o último benchmark que Nagano rodou em um computador para publicarmos (fala a verdade, sua vida ficou bem mais fácil, né? :)).

Nagano comenta: Let me see… Benchmark per se foi no post do Quantum Fly já um Bechmark para PC foi no review do Acer Aspire ES 14 Cloudbook.

Nove anos no ar prova que somos capazes – ou melhor, resilientes – de nos manter em pé, firmes e fortes.

E que venham mais nove, dez, inúmeros anos.

Aos leitores que nos seguem desde os primórdios, obrigado. Aos que nos conheceram agora ou faz pouco tempo, muito prazer – e obrigado também. Aos novos leitores do R7, bem-vindos.

E agradecimentos eternos ao Nagano, conselheiro e amigo de todos os dias, por ter se metido na maluquice comigo 🙂

Nagano comenta: Caramba… já se passaram 9 anos de gente (ou 63 anos de cachorro ou 42 anos de internet) mas tudo bem já que — cá entre nós — bem antes disso eu já era meio véio, bobo e ranzinza.

Como sempre, não tenho muito o que acrescentar ao que o Henrique já disse sobre nossa jornada on-line e, no geral, não lamento de ter saído de uma “grande editora” para trabalhar por conta já que, no final, ela nem era mais tão grande assim e meus sucessores no cargo não tiveram uma carreira melhor e/ou mais divertida quanto a minha.

Trabalhar/criar conteúdo original também tem lá suas vantagens, já que isso nos permite passar a perna na concorrência na hora de publicar alguns furos que às vezes rodam o mundo, como foi a primeira aparição pública do ThinkPad Tablet ou outras que ficam só por aqui como o fim do casamento da Lenovo com a CCE. E mesmo notinhas mais banais como nosso hack de lente também é notícia ali e acolá.

E em comemoração a este dia — e para injuriar o Henrique — vou cometer um pecado mortal aqui no  Ztop+Zumo e dar um cut-and-paste (com imagem e tudo) de outra nota que vi na web:

Agradeço a todos que até hoje acreditaram no nosso taco e na proposta deste blog tocado por dois cabeças-duras, as gerências de comunicação e  assessorias de imprensa (pela atenção e paciência), o mercado de TI como um todo (pelo respeito e consideração) e todo mundo que desde o primeiro dia nos trataram como um veículo de comunicação de verdade.

E como sempre, obrigado a todos aqueles que gostam do que escrevemos, a todos aqueles que não gostam do que escrevemos e até mesmo a todos aqueles que não estão nem aí para o que escrevemos.

Acredito que a maioria gosta. E para aqueles que discordam — sorry rapeize — a gente é assim mesmo!

pateta_donald

[ Fonte ]

Na verdade, é a segunda vez que cometo esse pecado.

Yeah baby, I’m bad…

 

17 comentários
  • Ligando o modo puxa-saco
    Não me lembro muito do início do Ztop/Zumo, mas me lembro de já acompanhar há um bom tempo =)

    O site tem o tom pessoal, mas não tem a alta acidez sarcástica comum em alguns blogs pessoais de tech. Isso conta muitos pontos e não é a toa que tem um respeito gigante pela imprensa por aí =) Fora que, como tu mesmo colocou Henrique, existe o fator de resiliência, se adaptando conforme as mudanças do mercado e das necessidades.

    Assim como o Rodrigo Ghedin, que lhe parabenizaram abaixo, vocês são os “bastiões” das notícias e críticas de tech inteligente e sem firulas =). Vamos que vamos! E que “seja eterno enquanto dure”, afinal, manter um site como este tem seus custos, seu tempo gasto, e tudo o mais =D

    Abraço a todos e espero um dia ver pessoalmente o mestre Nagano trabalhando com suas criativas lentes =)

    digitado do Lenovo G475 oriundo de um haikai da minha pessoa 😉 =)

    • Só uma rapidinha aqui:

      Da matéria dos primeiros androids testados:

      Consumo de dados: no Dext, segundo o NetCounter, com MotoBlur ligado (e uploads pro Flickr e vendo e-mails e Twitter): 7,26 MB.
      Sim, Android come seu plano de dados com farinha no café da manhã, e o
      MotoBlur vai ajudar nisso (dá para desabilitar o recurso ou deixar
      atualizando apenas por Wi-Fi). Nem pense em ter qualquer Android sem um
      plano de dados decente (tenho um de 250 MB e já estou preocupado com a
      próxima fatura).

      Isso falando de 7 anos atrás. E hoje, como seriam estes números? o_O =D

        • bati 8 gb (eu e esposa) e tive que pegar mais 2gb (que na claro vieram 3gb) que estourei tambem, numa viagem semana passada…

  • Parabéns por mais um ano.
    E que venham muitos por aí.

    em outras palavras:
    Vida longa e próspera!

    P.S.1: São 9 anos do Ztop+Zumo? ou conta desde a 1a. iteração, o Zumo? Pois acho que o Zumo tem mais tempo (ou não).

    P.S.2: aguardando o benchmark Naganiano do Moto Z+Hasselblad Snap – se compensa mais que comprar uma Point&Shot? Pois tem eventos que fica pesado levar a DSLR…

  • Olá Henrique e Nagano.

    Parabéns, por mais um ano!!!!! Sou do tipo leitor silencioso, acompanho o site de vcs a vários anos… Sinceramente não sei precisar quantos…

    Antes era do tipo leitor ansioso, entrava mais de uma vez por dia para ver se tinha alguma novidade…rs. Acho que mudei como leitor também….

    Mais uma vez Parabéns e quem sabe volto a área de comentário no décimo aniversário…rs

  • Meio atrasado mas queria dizer que vocês são uns dos poucos sites em que “perco” meu tempo (dia de maldade). Parabéns!

  • Estou atrasado, mas a culpa é do feed que só me entregou um penca de posts de vocês hoje! Mas mesmo atrasado não podia deixar de passar aqui pra deixar meus mais sinceros parabéns para vocês, acompanho o site a mais ou menos uns 3 ou 4 anos e é uma das minhas principais fontes de informação! Minha admiração por vocês não vai só pela qualidade do conteúdo e pelas análises que literalmente desmontam os gadgets pra que a gente saiba 100% o que existe ali, vai pela persistência em criar esse conteúdo, 9 anos não é pra qualquer um, eu me considero um “produtor de conteúdo”, mas já abandonei muitos projetos pelas dificuldades, agora que eu estou realmente conseguindo manter um espaço pra compartilhar minhas loucuras, então, acreditem em mim, eu realmente reconheço e admiro esse 9 anos de conteúdo que vocês produzem! Meus parabéns e que venham ainda mais 9, 90, 900 anos de muito ztop + zumo! 😀

  • O que falar desses caras? eles fazem o que me dá prazer de ler! juntamente com manualdousuario.net e tecnoblog (olá ghedin, higa, mobilon e amiguinhos) com artigos, dicas e sei lá mais o quê, só sei que é bom! Vida longa e prospera!

  • Cara, como eu amo esse blog! Não querendo generalizar, mas já generalizando, a maioria dos jovens de hoje em dia procuram conteúdo de tecnologia em sites tendenciosos e sensacionalistas *cof cof tecmundo, olhar digital, techtudo cof cof* e não se preocupam mais com conteúdo original e aprofundado. Isso de certa forma me preocupa quanto ao futuro de criadores de conteúdo de ótima qualidade, como Manual do Usuário, Tecnoblog, LoopInfinito, CocaTech e o próprio ztop. Uma forma que muitos tem encontrado para alcançar mais usuários são os podcast e videocasts (como eu adoraria ver o ztop nessa área!) e para sustentar a página são as doações via apoia.se e patreon (eu ajudaria com certeza!). Seria uma boa hein!