Números enormes: NVidia GeForce GTX 680 (Kepler chegou)
Início » CULTURA DIGITAL » pesquisa e desenvolvimento » Números enormes: NVidia GeForce GTX 680 (Kepler chegou)

Números enormes: NVidia GeForce GTX 680 (Kepler chegou)

RESUMO

A NVidia lança hoje sua nova GPU topo de linha, a GeForce GTX 680, baseada na arquitetura Kepler e com a promessa de ser a mais rápida do mundo. A GTX 680 vem acompanha da GeForce 600M, para uso em notebooks, ou melhor, ultrabooks.

A NVidia lança hoje (lá fora) sua nova placa de vídeo topo de linha, a GeForce GTX 680, cuja GPU é baseada na nova micro-arquitetura Kepler (com produção em processo de 28 nanômetros) e com a promessa de ser a mais rápida do mundo até o próximo anúncio da AMD ou da própria NVidia. A GTX 680 vem acompanha da GeForce 600M, para uso em notebooks, ou melhor, ultrabooks.

O que tem de importante na GeForce GTX 680? Primeiro, os números enormes das suas especificações técnicas:

 

Os novos recursos incluem o SMX, novo bloco processador de fluxo (streaming processor), que traz o dobro da performance por watt em comparação à geração anterior (=menos consumo de energia, o que é ótimo); novos componentes usados na construção da placa para que ela trabalhe de modo silencioso; o GPU Boost, capaz de ajustar as velocidades da GPU sozinha e melhorar o desempenho dos games, novas tecnologias de anti-aliasing  (FXAA, TXAA e Vsync Adaptável) para melhorar o visual dos games (como pêlos e fraturas/quebras de objetos) e suporte a até quatro monitores independentes (sendo três em 3D) com uma só placa. Além disso, Kepler é a primeira GPU da casa a ter suporte para PCI-E de terceira geração e DirectX 11.1.

O vídeo abaixo, em inglês, explica melhor a coisa:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4SfPLhTgRPQ]

Pra mim, a maior notícia aqui é a melhoria no consumo de energia: a GeForce GTX 680 consome apenas 195W, contra 250W da GTX 580 (geração anterior) ou da concorrente AMD Radeon HD7970.

Nos números oficiais, comparando o desempenho em games, em gráficos divulgados pela NVidia:

Consumo de energia em relação à versão do ano passado, em desempenho/watt:

E em relação à Radeon HD 7970, primeiro em desempenho/watt:

E performance geral:

Nos Estados Unidos, a GeForce GTX 680 chega às lojas hoje pelo preço sugerido de US$ 499 por fabricantes como Asus, Gigabyte, MSI, PNY, entre outras. O preço estimado para a placa no mercado brasileiro é de R$ 1.999.

Já a família GeForce 600M, para notebooks, será lançada em máquinas da Acer (como a Aspire Timeline Ultra M3-581TG), Asus, Dell, HP, Lenovo, LG, Samsung, Sony e Toshiba. Seu desempenho, segundo a NVidia, é esse aqui:

Mais informações aqui.

 

Escrito por
Henrique Martin
20 comentários
  • Os dois primeiros gráficos não fazem sentido algum, as leituras da nova Geforce são diferentes para a mesma situação e a leitura das outras duas placas É A MESMA.
    A Nvidia podia ao menos apresentar gráficos mais convincentes pra diazer que a sua GPU supera a atual concorrente.

    • Calma, vamos por partes:

      Este é um tipo de gráfico simplificado muito usado por essas empresas (Intel, AMD, NVidia, etc.) onde o resultado do concorrente assume o valor de “1” e o da empresa mostra proporcionalmente o quão o seu produto é melhor. Por exemplo se num jogo o concorrente bate 40 qps e o da empresa 60 qps. Os valores usados serão 1 e 1,5 respectivamente.

      Concordo que esse modo de apresentação tem o problema de ocultar alguns resultados, mas ela tem a vantagem de colocar todos os resultados numa mesma escala de fácil compreensão. E cá entre nós: Se eu sou um marketeiro de uma dessas empresas e tenho uma maneira de mostrar meus resultados sem ter que mostrar realmente meus resultados de maneira simples e compreensível… puxa vida, o que mais eu quero?

      Esse por sinal é uma das peculiaridades dos gráficos comerciais: se você souber escolher o formato certo e usar as escalas e até as cores corretas você consegue “brincar” com a realidade ao seu bel prazer, seja para o lado bom quanto para o nem tanto. Nossa única salvação é manter o senso crítico e analisar com atenção aquilo que nos é mostrado.

      • Ok, vai facilitar a leitura e não permite saber os valores da sua placa nova, embora com regra de três dê pra saber o valor dela a partir dos dois gráficos. Ainda assim é muita jogada de marketing, afinal a Nvidia quer vender, não agradar técnicos e engenheiros.

        • É para isso que existem os blogs e sites com reviews. Este texto é apenas a apresentação. Vamos aguardar os reviews, pois a placa foi lançada ontem!

    • meu caro eles estão comparando uma placa com a outra. O valor 1 é a referência da placa concorrente. Desta forma vc pode perceber quantas vezes a nova é mais rápida nos testes.

  • Quantos FPS são indicados pro jogo dicar fluente no PC?

    • Tecnicamente falando, o cinema e a TV trabalham respectivamente a 24 e 30 quadros por segundo (qps). No caso de games, o consenso geral é que qualquer taxa entre 30~60 qps é considerado boa/suficiente para se ter uma boa experiência de uso.

    • Acima de 60qps.
      Só que nesses gráficos o que geralmente aparece é a média dos qps. Sendo que tão importante quanto são os qps "mínimos".
      E tem outro detalhe, em jogos de ação 30 qps podem ser perceptivelmente irritantes, mas em um jogo de estratégia (turnos especialmente) não fazer diferença alguma.

    • Depende do tipo de jogo. Nos jogos de tiro tem que ter uma taxa de 60+, já nos jogos mais "parados" e que necessitam de menor precisão, uma taxa minima de 35 qps é aceitavel.

      • 60 ? Bom, acho que isso depende monitor.

        Se levarmos em consideração que a maioria das telas LCDs do mercado trabalham com uma taxa de atualização de tela de 60 Hz — ou seja, 60 quadros por segundo — não adianta a placa de vídeo gerar mais do que 60 qps (quadros por segundo), porque a tela vai simplesmente ignorá-las.

        Eu me lembro que a anos atrás, a Intel fez uma pesquisa nos EUA entre usuários de PCs que participaram de uma espécie de "teste cego" experimentando o mesmo jogo em diferentes configurações — na época ainda usando monitores de tubo — que trabalhavam com diferentes números de QPS para ver se eles sentiam alguma diferença. O objetivo neste caso era de determinar qual seria o QPS mínimo para se ter uma boa experiência de uso.

        A conclusão que eles chegaram é que, no geral, pouquíssima gente sentiu alguma diferença acima dos 45 qps.

  • Nvidia tá de parabéns.
    Depois de gerações com conflito de personalidade, finalmente chegaram com os dois pés na porta. (Apesar da GF114 ser um chipset competitivo).
    GF100 e GF110 claramente eram GPGPUs improvisadas em placa de vídeo. Chip grande que dá trabalho de fabricar, consome e dissipa bicas de energia e tinham uma vantagem de desempenho baixa pro concorrente bem mais barato.

    Agora é ver se a AMD se move pra baixar os preços. Tava muito acomodada com as demoras da Nvidia em se acertar com o processo de fabricação…
    Viva a concorrência.

    E que a TSMC se aprume…

    • E talvez mais impressionante foi o fato da Nvidia ter conseguido coordenar um lançamento quase global simultâneo.
      Apesar dos problemas na TSMC…

    • é tão ridiculo quando alguém apresenta uma visão q é contraria a de outra pessoa, e ela é nagativada por isso.

      é no minimo infantil, e gosto é pessoal, cada um tem o seu.

  • hunf, varias placas vindo com PCI-E 3.0 mas achar motherboard compativel q é bom nada. ¬¬

    e a AMD não tem previsão para lançar uma com o suporte, enquanto as da Intel só as mais top. :/

    • Mas é meio desnecessário se preocupar com isso agora.
      Se o consumo de banda entre o 1.0 e o 2.0 só foi percebido mesmo por quem fazia SLI ou Crossfire (e ainda em modo x8). Vai levar um bom tempo pra precisar de 3.0…

      Mais preocupante do que isso é a estacionada grotesca que rolou entre os monitores…
      Especialmente no Brasil…

      Isso sim tiraria proveito dessas placas novas.

      • é revolta mesmo de quem quer trocar de pc, mas não quer sofrer com uma depreciação instantânea, já q a tecnologia esta praticamente pronta, mas o mercado não parece disposto a adota-lo de imediato. :p