Números enormes: Nokia já vendeu 1 mi de Lumia?
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Números enormes: Nokia já vendeu 1 mi de Lumia?

Números enormes: Nokia já vendeu 1 mi de Lumia?

RESUMO

Desde o lançamento, em novembro do ano passado, dos primeiros Windows Phones com a marca Nokia, a fabricante finlandesa já vendeu 1,3 milhão de aparelhos em todo o mundo – pelo menos é o que diz um levantamento da Bloomberg.

Desde o lançamento, em novembro do ano passado, dos primeiros Windows Phones com a marca Nokia, a fabricante finlandesa já vendeu 1,3 milhão de aparelhos em todo o mundo (e são apenas dois modelos por enquanto) – pelo menos é o que diz um levantamento da Bloomberg, citando um levantamento feito com 22 analistas de mercado.

Diz a agência que as estimativas variam entre 800 mil aparelhos e 2 milhões de aparelhos vendidos, com apenas um analista prevendo vendas abaixo de 1 milhão de unidades. A Nokia vai divulgar seus resultados financeiros na próxima quinta-feira (26) e, se as previsões estiverem certas, o número significa boas notícias pra turma de Espoo (que já perdeu US$ 19 bilhões de valor de mercado no último ano).

Os números, se corretos, também significam um bom sinal para a Microsoft, já que, aos poucos, as estimativas de mercado de crescimento do Windows Phone indicam uma briga boa entre iOS, Android e WP até 2015, pelo menos (John Gruber, dono do excelente Daring Fireball e megaespecializado em Apple, que o diga): o IDC já disse que o Windows Phone será grande, o iSuppli dizia isso três anos atrás e continua a prever o crescimento da turma de Redmond. Há ainda quem diga que o Windows Phone vai passar a Blackberry ainda este ano (não duvido).

Além disso, o anúncio do Lumia 900 na CES 2012, voltado apenas ao mercado norte-americano, pelo visto deixou a turma entusiasmada com a Nokia e com o Windows Phone em geral. Enquanto isso, aguardamos o lançamento dos dois outros modelos da Nokia com Windows Phone no Brasil: o Lumia 710 será fabricado por aqui e o Lumia 800, importado.

A única pessoa que não deve estar feliz com esses números divulgados pela Bloomberg é o mal-humorado Eldar Murtazin, famoso por antecipar lançamentos da Nokia e que acredita fielmente que os Lumia venderam mal (e que Stephen Elop, CEO da Nokia, é marionete da Microsoft).

Reza a lenda que a Nokia fará um retorno triunfal ao Mobile World Congress, em Barcelona, no final de fevereiro. A conferir os resultados financeiros nesta semana e o MWC no mês que vem.

Escrito por
Henrique Martin
19 comentários
  • Começa a vender aqui que eu aumento esse número em mais 1!

  • eu tb considero o Elop um CEO com visão limitada – não uma marionete da MS.
    Por ter vindo de lá, ele não tinha a visão dos sistemas desenvolvidos e mantidos pela Nokia (symbian e maemo), e o invés de aprender o que a nokia podia fazer, ele preferiu abraçar um sistema que ele já conhecia e apostando suas fichas nisso.

    espero que a MS faça o sucesso que o <b.webOs</b> não fez, permitindo que nós, consumidores, tenhamos mais uma possibilidade de escolha, além do mágico iOs e seu "nêmesis imperfeito", o android.

    e que venha o casamento perfeito entre windows 8 no desktop, tablets e smartphones.
    com um hardware de qualidade da nokia no campo mobile. (incluindo um flash xenon 🙂 )

    • O Elop tem fama de ser um Cavalo de Troia do mundo corporativo. Provavelmente ele vai quebrar a Nokia para que esta seja comprada pela Microsoft.

  • Os números são previsão de analistas de mercado então. Achei que a Nokia ou a Microsoft haviam divulgado algo.

  • Há como importar um Nokia desses ou só esperando lançar aqui pra ter um?

    • promessa da nokia é "primeiro trimestre" – provavelmente em março eles começam a ser vendidos por aqui

  • O triste é que o Brasil é um mercado com enorme potencial e a Nokia infelizmente ainda está dormindo!

  • Esse foi o melhor que o ubber Windows Phone da Nokia conseguiu fazer? O iPhone vendeu 37 milhões no último trimestre de 2011. É por isso que Windows Phone tem menos usuários que o Bada.

    • se você se deu ao trabalho de ler o post, são só estimativas. e já aviso que aqui barracos estilo-gizmodo são vetados, tá?

      • Eu que são estimativas, embora eu ache que estejam erradas e que tenham vendido bem menos, afinal o WP7 tem sido um grande fracasso de vendas.

        E eu só estou expondo a minha opinião com a intenção de contribuir para um debate saudável e amistoso. Não estou fazendo barraco nenhum.

  • Sempre Gostei de celulares da Nokia, infelizmente Lumia não me agradou muito, estou esperando a Nokia tirar sua carta da manga, e como todos sabem, ela pode fazer aparelho muito melhor que o Lumia 710, 800 e 900.

  • Lançando o 710 ou o 800 já é mais um (pro meu irmão). Eu vou esperar o 900 (por vias bacanas ou Mercado-livre-fazer-o-que).

  • tras o windows phone pra cá que eu tambem aumento a cota!!ha