Novo Hotmail: 3 recursos bacanas que fogem do e-mail
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Novo Hotmail: 3 recursos bacanas que fogem do e-mail

Novo Hotmail: 3 recursos bacanas que fogem do e-mail

RESUMO

Não que eu use o Hotmail como conta de e-mail principal, mas alguns recursos novos valem, ao menos, uma visita ao serviço renovado assim que ele for lançado aos poucos, em junho.

Estou cadastrado no programa de testes dos novos serviços Live, da Microsoft, e o novo Hotmail apareceu como uma boa novidade. Não que eu use o Hotmail como conta de e-mail principal (é o velho caso de “endereço de e-mail afetivo”, já que foi minha primeira conta criada, na época que eu nem pensava em escrever sobre tecnologia), mas alguns recursos novos valem, ao menos, uma visita ao serviço renovado assim que ele for lançado aos poucos, em junho.

1) Tem Messenger integrado. Sempre achei serviços como o Meebo úteis, mas bons apenas para usar quando estou fora do meu computador principal. Se o Gmail tem o Gtalk, a chegada do Messenger à interface principal do Hotmail é uma ótima novidade. As janelas de conversação aparecem no pé da página:

Falta ainda algum controle de fontes, mas já é um começo. E, pelo menos no meu caso, tenho muito mais contatos no Messenger do que no Gtalk. Só não achei onde fica invisível na brincadeira…

2) Anexos enormes e controle de privacidade: 50 MB por arquivo, até 200 arquivos. Em vez de anexar à mensagem, o novo Hotmail usa o SkyDrive para armazenar esses arquivos. E haja megabyte. Criei um álbum de fotos no SkyDrive e, de cara, pediu infos sobre como eu queria compartilhar aquelas imagens:

A ferramenta de upload tem dois modos de uso: arquivo por arquivo ou… baixe o Silverlight e seja feliz, com envio em massa:

3) Office no Hotmail: dá pra ler, criar novos e editar arquivos do Word, PowerPoint, Excel e OneNote a poucos cliques de distância, sem precisar instalar conversor no Office antigo pros .docx e .xslx da vida. Não acredito que o público de Hotmail (e-mail gratuito) seja o mesmo do Google Docs para usar o Office – pelo foco corporativo que o Google “vende” o Docs. De qualquer maneira, é um adicional interessante.

Fato é que toda vez que eu piso na Microsoft sinto que os ares lá estão mudando mesmo. Parece que finalmente a Microsoft entendeu que não é o centro do mundo e que compensa juntar seus produtos com outras tecnologias e serviços de terceiros: o monte de notificações e integrações (Facebook, Flickr, WordPress) pode dar resultado, a longo prazo.

Como eu disse antes, não uso o Hotmail no dia-a-dia, nem tenho planos de usar. Mas, na hora do aperto, num computador que não é o meu (fato cada vez mais raro, confesso) ou num aperto de formatos, o novo Hotmail vai ser o backup: para comunicação via Messenger, para guardar fotos e documentos online e até para compartilhar documentos do Office.

Escrito por
Henrique Martin
9 comentários
  • "A ferramenta de upload tem dois modos de uso: arquivo por arquivo ou… baixe o Silverlight e seja feliz, com envio em massa (o Flickr precisa aprender com eles)"

    Mas o Flickr tem uma ferramenta online de envio em massa. Na verdade, é a forma padrão de enviar fotos pro serviço. O que você quis dizer com isso?

  • antes tarde do que nunca. O Hotmail conseguiu perder tudo o que tinha de bom, e só agora a MS abriu o olho pra isso. Mesmo que com muita gente utilizando o Messenger, o Hotmail só virou conta pra abrigar spam. Agora pode aparecer aquela luz no fim do túnel. Mas pra vencer a BigG, tem que trabalhar muito mais forte.

  • Essa questão de usar o hotmail só pra spam ou contas "não serias" não entendo, já que é possivel vincular qualquer dominio pessoal aos serviços do hotmail. basta ir no domains ponto live ponto com e entrar no Custom Domains. aí voce vincula seu proprio dominio aos serviços windows live como hotmail, messeger, office online e skydrive.