Novell responde í  GPL 3
Início » NOVOS PRODUTOS » Novell responde í  GPL 3

Novell responde í  GPL 3

A Novell publicou um “comentário” sobre o último rascunho da licença GPL 3. Pra quem acompanha a história, Bruce Perens me disse durante o Brainshare 2007 que a GPL 3 incluiria uma cláusula que na prática impediria a Novell (ou qualquer empresa com acordo similar ao entre a Novell e Microsoft) de distribuir software sob esta licença, frustrando assim qualquer tipo de acordo de “proteção unilateral” que, segundo Bruce, é danoso í  comunidade do software livre. Mas, na interpretação da Novell, a coisa não é bem assim. Traduzindo :

  • Continuaremos a distribuir o Linux. Nada no novo rascunho da GPL3 impede a Novell de incluir tecnologia licenciada sob a GPL3 no SUSE Linux Enterprise, openSUSE e outros produtos Open Source da Novell, atuais ou futuros. Esta é uma boa notí­cia para nossos consumidores.
  • Este é um rascunho da licença aberto aos comentários do público. No momento, a Novell não vai divulgar uma interpretação pública de cláusulas especí­ficas da licença .
  • Estamos firmemente comprometidos em continuar nossa parceria com a Microsoft e, como sempre, estamos totalmente de acordo com os termos das licensas do software que redistribuí­mos, incluindo software licenciado sob a GPL3. Se a versão final da GPL3 impactar o acordo que temos com a Microsoft, discutiremos a situação com a Microsoft.
  • A Novell é e continuará sendo uma forte defensora do software livre e de código aberto. Contribuimos significativamente com uma grande gama de projetos, incluindo kernel.org, OpenOffice.org, Mono, vários projetos GNU e mais.

Qual será o próximo capí­tulo desta (desnecessária) novela?

Escrito por
do blog