Nokia XR20: smartphone duro na queda
Início » NOVOS PRODUTOS » Nokia XR20: smartphone duro na queda

Nokia XR20: smartphone duro na queda

RESUMO

Nokia XR20 é smartphone com proteção contra água, quedas e barulho. HMD Global também fala sobre a operação brasileira.

A HMD Global anuncia hoje o lançamento do Nokia XR20, primeiro smartphone robustecido da marca, com proteção reforçada contra quedas e água – e som mais alto para ouvir em ambientes barulhentos. É um telefone com conectividade 5G e finalmente com recursos presentes em aparelhos de outros fabricantes, como compatibilidade com carregador sem fio e carga rápida (finalmente!).

Por dentro, o Nokia XR20 segue com configurações pensando em preço final, como é tradicional para a marca – mesmo com o XR20 estando na linha “topo” da HMD Global.

Para assinar a newsletter INTERFACES clique aqui e receba o melhor da tecnologia por e-mail toda sexta-feira de manhã, com a nossa curadoria e análise.

Traz um chipset Qualcomm Snapdragon 480 5G, câmera traseira principal de 48 megapixels e uma lente grande-angular com 13 megapixels (8 MP na câmera frontal), tela de 6,67″ FHD+ e opções com 4GB de RAM/64GB de armazenamento e 6/128 GB), com expansão via cartão microSD. A bateria tem capacidade de 4630 mAH e é compatível com carga rápida (15W sem fio e 18W com fio, com carregador com fio na caixa). O XR20 tem conector USB-C e entrada para fone de ouvido. Roda Android 11 com três anos de atualização de sistema operacional e quatro de updates de segurança.

Diz a Nokia que o XR20 é um smartphone de longa duração – uma boa notícia em um mundo rápido (e cada vez mais com problemas de fornecimento de chips). O corpo do aparelho é construído de forma “ultra-sólida” com vidro reforçado (Gorilla Glass Victus), alto falantes estéreo com promessa de volume alto (96dB – algo entre um piano e uma martelete) para uso em ambientes ruidosos, com proteção contra arranhões, quedas (1,8m), altas temperaturas e água – tem certificação militar MIL-STD 810H e IP68 (1,5 metro de profundidade até 1h). Detalhe “Nokia antiga” presente nesse aparelho: tem espaço para prender uma cordinha de proteção.

O Nokia XR20 será lançado na Europa pelo preço sugerido de 499 euros, nas cores Ultra Blue (azul) e Granite (preto). A HMD Global não deu previsão de lançamento no Brasil ainda.

HMD Global no Brasil

A HMD Global lançou seu primeiro aparelho no Brasil em maio de 2020, no início da pandemia. Aproveitei o anúncio do Nokia XR20 para perguntar se tinham um balanço da operação local. Nas palavras de Rodolfo Forster, head de produto na América Latina da HMD Global, “foi um ano de desafios e lições. Vimos muito reconhecimento da marca, ficamos surpresos e felizes com isso. Não é um mercado fácil, mas estamos levando aparelhos que atendem aos nossos consumidores no Brasil”.

A companhia tem ainda uma oportunidade no mercado global, ao tentar ocupar o espaço que era da LG nos smartphones (em uma disputa local que envolve ainda Xiaomi/DL, Realme e as líderes Samsung e Motorola querendo expandir ainda mais seus domínios). “O vazio deixado pela LG é uma grande oportunidade, o Brasil é um mercado grande, temos que executar (a operação) de forma perfeita e continuar lançando aparelhos”, conclui Forster.

Outros aparelhos

Além do Nokia XR20, a HMD Global anunciou outros dois aparelhos e novos acessórios de áudio:

  • Nokia 6310, um celular básico com câmera, rádio FM e Snake instalados (preço sugerido na Europa: 40 euros)
  • Nokia C30, um modelo de tela grande (6,82″) e bateria de 6.000 mAH para a linha de entrada de smartphones Android da marca e que deve ser lançado “em breve” no mercado brasileiro (preço sugerido na Europa: 99 euros)
  • A linha de fones TWS agora tem quatro linhas (Comfort, Clarity, Go e Micro, com dois modelos para cada uma delas) – destaque para o Clarity Earbuds Pro, com cancelamento ativo de ruído e case com carregamento sem fios. A Nokia também vai lançar fones de ouvido mono (voltando a… 2002?), cases e carregadores rápidos avulsos.
[Nokia]
Escrito por
Henrique Martin
1 comentário